1. Página inicial
  2. blog
  3. Dicas de Carreira
  4. Como criar e-mail marketing para artistas? Confira um guia definitivo

Como criar e-mail marketing para artistas? Confira um guia definitivo

Por: Laryssa Costa

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

Você já ouviu falar de e-mail marketing para artistas? É possível que tenha recebido um de sua banda favorita em sua caixa de entrada, indicando agenda de próximos shows ou produtos de merchandising. Bem como eles, você também pode atingir o seu público com um e-mail só seu! 

Utilizado como estratégia de relacionamento e vendas, o e-mail permite conexão verdadeira, pois conversa direto com os fãs interessados em seu trabalho. Além disso, pode economizar tempo e gerar mais receita oferecendo produtos e agenda de shows com clareza e estratégia. 

Ficou curioso(a) em como integrar o e-mail em seu planejamento de carreira neste ano? Vem com a gente que listamos alguns passos essenciais para ter um para chamar de seu. 

Como fazer e-mail marketing para artistas independentes?

Antes de tudo, é preciso entender no que consiste o envio de e-mails e como eles podem ser utilizados enquanto artistas independentes. Assim, e-mail marketing para artista nada mais é do que um conteúdo enviado a uma lista de pessoas que se inscreveram para receber sua mensagem.

Ou seja, é um canal que pode ser utilizado para promover seus lançamentos e manter seus fãs engajados. Mais do que isso, dá para estabelecer uma comunicação mais próxima e direta com sua audiência, com informações importantes e exclusivas. 

Os e-mails são interessantes porque permitem que você:

  • Tenha total controle da plataforma utilizada para os envios, de acordo com as vantagens de cada uma;
  • Defina do conteúdo a ser enviado, com identidade visual de acordo com a sua; 
  • Automatize um fluxo de e-mails desenvolvido previamente, de acordo com os passos de divulgação do seu próximo single ou EP, por exemplo;
  • Tenha acesso aos relatórios de taxa de abertura e sucesso de cada disparo, permitindo desenvolver uma comunicação mais assertiva a partir da análise das métricas.

Além de tudo isso, é possível realizar testes para saber o que funciona ou não – os chamados testes A/B. Nele, você verifica qual título chama mais atenção, qual plataforma permite estilizar o corpo da mensagem e o melhor horário de envio. 

Feito isso, é hora de ir para o primeiro passo: montar a sua própria lista de e-mails. Bora?

Como montar sua própria lista de e-mails?

Primeiramente, ninguém gosta de receber e-mails duvidosos ou spam lotando a caixa de entrada, né? Por isso, sua audiência vai se inscrever apenas se sentir que o ambiente onde essa conversa ocorrerá é confiável e seguro. 

Assim, para montar a sua lista de e-mails própria, é preciso ter uma página onde eles serão catalogados, chamada de landing page. Ou ainda, pode ser feito direto em seu site ou como parte de estratégia de recompensa. Se liga só:

  • Landing page: é uma página criada especialmente para que você consiga os endereços de e-mails de seus fãs, nesse caso chamados de leads. 
  • Recompensa digital: você pode enviar making of de um clipe, trecho exclusivo de uma nova música, download de uma demo, direcionamento para redes como o Telegram. O ideal é que você ofereça algo de valor em troca do e-mail. 
  • Site oficial: com um campo específico para contato, onde o fã insere os seus dados e acompanha de perto as novidades. 

No geral, o ideal é que o formulário de inscrição seja atraente e com um botão de envio de dados bem acessível. 

Como enviar e-mails para a lista criada?

Agora que você já sabe como adquirir os e-mails de seus fãs, está na hora de enviá-los! 

Para isso, é preciso escolher uma plataforma para efetuar os disparos de maneira sistêmica, sem a necessidade de enviar um por um. 

Nesse sentido, observe o que cada uma oferece como vantagem, operação intuitiva e possibilidade de automação. Embora pareça simples a escolha da plataforma, ela deve ser feita considerando também o tamanho da sua lista, o crescimento desejado e o orçamento disponível. 

Além disso, é provável que, no início, você seja responsável pelo envio do e-mail. Logo, considere o tempo e facilidade no aprendizado da ferramenta. Entre as mais usadas estão o Mailchimp, Wix, Hostgator e Hubspot. 

O tipo de conteúdo ideal a ser enviado para seus assinantes

Landing page pronta e plataforma de envio de e-mail marketing para artistas ajustada. Qual o próximo passo? Antes de tudo, selecione editorias para guiar a sua produção de conteúdo. Assim, no primeiro e-mail, por exemplo, dê boas vindas, conte um pouco sobre você e sobre o seu som. 

Em seguida, nos próximos, ofereça seu vídeo mais assistido, uma entrevista concedida aqui no Palco MP3, curiosidades sobre composição, destaque a bio dos membros da banda. Por fim, utilize esse canal para interação! Que tal fazer uma pesquisa sobre a capa do próximo single, qual o melhor dia de lançamento e onde você deve levar a sua turnê? 

No início, o objetivo é oferecer conteúdo de qualidade, sem necessariamente vender, mas criar envolvimento para que seus assinantes continuem próximos. Depois do relacionamento bem estabelecido, ofereça produtos de merchandising quando for o caso, e convide para ouvir suas músicas no Palco ou demais streamings. 

Não se esqueça da divulgação!

De nada adianta você criar o seu e-mail marketing para artistas e ninguém se inscrever, certo? Por isso, não se esqueça de divulgar sua landing page ou site de diversas maneiras! Nesse sentido, aproveite a bio de suas redes sociais para inserir o link ou envie para familiares, amigos e conhecidos. 

No entanto, não se limite ao universo online. Durante os shows, cite que o público pode ficar ainda mais próximo de você ou crie promoções com parceiros locais da sua cidade. Além disso, se você tiver amigos que também são artistas, ofereça a possibilidade de enviar um e-mail para a lista deles! Assim, você direciona o seu link de inscrição para a audiência deles, como forma de expandir o seu público. Eles podem fazer o mesmo com a sua lista como forma de crescer juntos.

E um lembrete: jamais compre uma lista de leads pronta, pois, a chance de serem assinantes que não conversam com o seu trabalho é grande. Logo, você gastará tempo e dinheiro em vão! 

Agora que você já sabe tudo sobre como enviar e-mail marketing para artistas, não se esqueça de acompanhar nossas dicas de carreira! Assim, você coloca em prática a meta de impulsionar a sua em 2023. 

Até mais! 

Laryssa Costa