Antes de mais nada, os editais culturais abertos em abril de 2022 são uma saída para quem busca manter a sua produção musical ativa. Assim, ao participar de processos seletivos, o artista pode ganhar mais visibilidade ou arrecadar verbas para seu trabalho. 

Portanto, se você já tinha desistido de se inscrever em um edital esse ano, não se preocupe! Nesse sentido, listamos cinco editais culturais abertos até abril e com data de encerramento até junho, para que você se organize. Então, já separa a caneta para anotar os principais e escolher o que mais combina com o seu foco ou com sua localização. Vem com a gente!

5 Editais Culturais Abertos em Abril de 2022 para ficar de olho

Antes de tudo, se você tem a intenção de participar de editais culturais, é preciso ter a sua documentação ou de sua banda em dia. Ou seja, além de demonstrar mais profissionalismo, é através dos dados da sua formalização que as inscrições poderão ser feitas. 

Agora, caso você ainda não saiba como iniciar esse processo, entenda primeiro a importância dos documentos e contratos. Feito isso, mãos à obra para selecionar um edital para chamar de seu! 

1. Prêmio Música COMOVER Naturezas Compositoras

De antemão, o 1º Prêmio Nacional COMOVER Naturezas Compositoras é uma premiação destinada a mulheres compositoras e intérpretes de todos os estilos de música brasileira. Nesse sentido, seu intuito é revelar novas expressões artísticas e desenvolver a igualdade de gênero dentro da indústria da música. O lançamento da convocatória foi realizado no Dia Internacional da Mulher, visando contribuir positivamente para a mudança deste cenário, pois também é notória a desigualdade de gênero na área musical.

Assim, para se inscrever é preciso enviar a interpretação da composição, em formato de videoclipe, gravação ou outra maneira que possibilite a boa definição do trabalho. Além disso, é preciso preencher manualmente a inscrição, enviar declaração de autoria reconhecida em cartório e autorização de todos que aparecem no material enviado. Logo, fique atenta aos detalhes para não se perder! 

Inscrições

Início: 08/03/2022

Término: 08/07/2022

Mais informações

2. Programa de Fomento à Produção em Música de Pernambuco – Funcultura 2021/2022

Antes de tudo, o edital Funcultura Música é promovido pelo Estado de Pernambuco e tem como objetivo incentivar o fortalecimento da cadeia produtiva da música no Estado. Assim, os projetos devem ser inscritos na plataforma digital indicada e devem conter os cadastros do empreendedor. Ou seja, é preciso a formalização em CNPJ para prosseguir com as demais etapas.

Nesse sentido, também é imprescindível protocolar seus projetos e comprovações curriculares para verificar seu vínculo com a música. Viu como regulamentar tudo antes é essencial? Antes de se inscrever, confira todos os detalhes do edital

Inscrições

Início: 02/05/2022 

Término: 03/06/2022 às 18h

Mais informações

3. Chamada Pública de Seleção de Projetos Culturais para Incentivos Fiscais

Primeiramente, esse edital é uma Chamada Pública que visa selecionar os Projetos Culturais já aprovados pela Lei Federal de Incentivo à Cultura. Nesse sentido, o projeto tem foco não só na música, mas também nas artes cênicas e audiovisual, para destinar os incentivos fiscais. Portanto, fique atento se você já foi aprovado em seleções anteriores! 

Assim, as chamadas serão feitas por turmas a cada semestre, sendo que cada projeto só pode ser cadastrado uma única vez durante toda vigência do edital. Logo, se você se inscreveu na seleção do 2º trimestre, não é necessário se inscrever no 3º e 4º trimestre do ano. Tal qual o edital, é importante verificar todos os arquivos complementares e verificar se a atuação dos seus projetos é em Santa Catarina

Inscrições

Seleção do 2º Trimestre de 2022: inscrições até às 18h do dia 29/04/2022.

Mais informações

4. Edital Doce 22

Não, não é o álbum da Luísa Sonza! Por meio do Edital Doce, a Fundação Renova tem como objetivo fomentar projetos culturais sobretudo nas regiões atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão. 

Nesse sentido, o apoio se estende ao Espírito Santo e Minas Gerais, sendo dividido em 3 modalidades, cada uma voltada para uma temática. Assim, a modalidade 1 é focada nas áreas de cultura, turismo, esporte e lazer, atendendo 35 municípios mineiros e 4 capixabas. 

Juntamente às pessoas físicas, poderão se inscrever microempreendedores, coletivos, grupos informais, organizações sem fins lucrativos e outros tipos de empresas. 

Inscrições

Encerramento: 29 de abril de 2022

Mais informações

5. 27º Festival Simonense da Canção

O 27º Festival Simonense da Canção é promovido pela Prefeitura de São Simão para selecionar artistas para apresentação no festival. 

Nesse sentido, os participantes devem ter mais de 18 anos, pessoas físicas ou jurídicas, e comprovem sua atuação em projetos artísticos. Além disso, cada artista poderá inscrever 2 projetos, que poderão concorrer a prêmios de R$ 7 mil e troféu. 

Mas, ao submeter projetos específicos de música, é preciso se atentar às especificações, pois os compositores podem inscrever temas livres e para público adulto. Além disso, não se enquadram espetáculos teatrais que são musicais ou reprodução de músicas gravadas e remixadas, com contribuição de um DJ. 

Inscrições

Início: 05/03/2022

Encerramento: 15/04/2022

Mais informações

Aproveite os editais culturais abertos em abril de 2022

Então, conseguiu escolher entre um dos editais culturais abertos em abril de 2022? Antes de realizar sua inscrição, fique atento aos detalhes. Logo, entenda os critérios de seleção, os documentos exigidos, valores de inscrição e datas de encerramento. Assim, com calma e organização, você escolhe o seu e é só cruzar os dedos!

Além dos editais, você pode estudar nossas dicas de carreira  para desenvolver a sua. Acompanhe conosco mais editais e boa sorte!