1. Página inicial
  2. blog
  3. Dicas de Carreira
  4. Conheça os cinco principais editais culturais abertos em julho 2022

Conheça os cinco principais editais culturais abertos em julho 2022

Por: Ayllana Ferreira

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

Os editais culturais abertos em julho 2022 são uma oportunidade para artistas  independentes conseguirem impulsionar suas carreiras. Isso porque, além da verba, o incentivo traz visibilidade ao cantor ou banda. Para mais, possibilita a criação de networking e gera contato com outras pessoas que também estão na área.

E aí, você que é artista entende, de fato, como esses editais funcionam? Ou, até mesmo, o que são e para quê servem? Pensando tanto em quem está começando na área, como quem já tem conhecimento, criamos um conteúdo completíssimo sobre o tema. Confira a seguir e aproveite!

O que são os editais culturais?

Os editais culturais são uma forma de profissionais da cultura captarem recursos. Isto é, de artistas de todos os tipos conseguirem financiamento para investir na sua arte. Neste sentido, os incentivos podem ser de origem governamental, via município, estado ou federação, como, também, de empresas privadas.

Algumas dessas iniciativas exigem a aprovação prévia de leis fiscais. Enquanto outras, não necessariamente. Desse modo, torna-se ainda mais importante compreender e entender as regras de cada edital para poder aproveitá-los ao máximo. Até porque, convenhamos, não tem nada mais frustrante do que perder uma oportunidade por falta de informação.

Como participar de editais culturais?

Entenda como funcionam os editais culturais para músicos (Foto: Pixabay)

No caso dos editais culturais abertos em julho 2022, assim como outros editais, para participar, é necessário seguir os requisitos. Parece óbvio, no entanto, muitas pessoas são desclassificadas por esquecerem das documentações específicas ou não se atentar às regras.

E, como dito anteriormente, cada um desses incentivos possuem as suas próprias normas. Por isso, por mais chato ou cansativo que possa ser, leia toda a documentação sobre o edital. Logo após, normalmente, costuma ser necessária a apresentação da sua proposta.

Ela nada mais é do que um projeto escrito, contando um pouco mais da sua arte e do que você pretende fazer.

Como elaborar um projeto de cultura?

Acredite, montar um bom projeto de cultura pode ser mais simples do que parece. Isso porque o grande segredo está em entender a essência daquele edital. Em outras palavras, o propósito dele é favorecer artistas locais? Vanguardistas? Grupos minoritários? Acessibilidade? Entenda os porquês antes mesmo de começar a escrever.

Depois disso, pense em como contar a sua ideia. Lembre-se de que o seu projeto não necessariamente é uma monografia, nem um texto sem coração. Logo, a ideia é, justamente, conquistar a banca e mostrar como o seu projeto é único e repleto de valor. Por outro lado, precisa de densidade para sustentar os seus argumentos.

Caso o processo de criação esteja muito difícil, saiba que existem consultores e profissionais da área dedicados a isso. Por fim, não se esqueça de colocar um orçamento, ficha técnica e cronograma. Só tome cuidado para ser coerente com aquilo que você está pedindo.

Quais os principais editais culturais abertos em julho de 2022?

Para facilitar para você que quer se inscrever em um desses editais culturais abertos em julho 2022, separamos os principais. Os cinco incentivos citados a seguir têm datas e regras variadas. Portanto, se atente aos prazos e normas para não ser desclassificado por algo tão simples.

Lado a lado, vale lembrar que destacamos somente editais relacionados ao universo musical.

57º Festival de Música e Poesia de Paranavaí – Femup 2022

Já na sua quinquagésima sétima edição, o Femup é um dos principais editais culturais da região. Resumidamente, seu propósito é premiar 47 obras inéditas, em língua portuguesa. Dessa forma, os interessados podem residir ora no Brasil, ora em outras regiões do mundo. Na modalidade de música, pode ser uma canção ou um instrumental.

É permitido somente uma inscrição por autor, sendo que o autor da obra que deve se inscrever.

Inscrições

Início: já começou!

Término: 17h59min do dia 02/07/2022.

31º Festival Nacional da Música Sertaneja – FEMUS 2022

Para participar do FEMUS 2022, um dos editais culturais abertos em julho 2022, é preciso apresentar uma música sertaneja raiz ou regional. Além disso, os participantes deverão ter mais de 18 anos e residirem em território nacional. Lado a lado, a prefeitura da região já informou que poderão participar dupla, solo ou trio, interpretando músicas sertanejas tradicionais.

Como resultado, os 40 primeiros inscritos serão automaticamente classificados, com a data de apresentação já definida. O concurso premiará ao total R$23 mil, sendo o valor distribuído para os dezesseis primeiros colocados.

Inscrições

Início: já começou!

Término: 10 de Julho

IX Prêmio Ibermúsicas à criação de canções

Com a finalidade de fortalecer os laços de criação entre os participantes do universo musical, o Prêmio Ibermúsicas. De intérpretes a compositores ibero-americano, todos poderão participar nos mais variados estilos. A saber, podem participar desde os autores da canção aos co-criadores.

Em resumo, quatro fatores serão analisados:

  • a qualidade da letra;
  • a qualidade da música;
  • a qualidade da junção entre letra e música;
  • a originalidade da música apresentada.

Inscrições

Início: 15 de Junho

Término: 1 de outubro

20º Festival de Música Educadora

Considerado como o maior festival de músicas inéditas da Bahia, estão abertas as inscrições para o Festival de Música Educadora. Em resumo, quem pode participar:

  • Músicos;
  • Musicistas;
  • Intérpretes;
  • Autores(as);
  • Compositores(as);
  • Instrumentistas;
  • Arranjadores(as);
  • Integrantes de grupos/bandas.

O único requisito é ter nascido na Bahia ou residir no estado há pelo menos 2 anos.

Inscrições

Início: 13 de Junho

Término: 12 de julho

Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura – PROFICE

O PROFICE, um dos editais culturais abertos em julho 2022, tem como propósito fortalecer a cultura local. Por consequência, a diversidade, o pluralismo e a democracia de acessos são os seus principais pilares. Para participar, é preciso ter o Cadastro de Agentes Culturais do Estado do Paraná.

Inscrições:

Início: 16 de maio

Término: 17h50 do dia 04 de julho

Outro edital

Além dos editais citados, está aberto, também, o 1° Prêmio Nacional COMOVER Naturezas Compositoras. Caso queira saber mais, já falamos sobre ele em um artigo sobre 5 Editais Culturais Abertos em Abril de 2022. Será possível se inscrever até o dia 08 de julho.

Conheça nossos conteúdos sobre carreira e impulsione a sua

Ao longo deste conteúdo, falamos mais dos editais culturais abertos em julho 2022. Em síntese, o objetivo desses incentivos é oferecer aos artistas uma forma de captar recursos. Existem diferentes tipos de editais, podendo ser tanto ações governamentais, bem como empresas privadas. Lembrando que cada um deles costuma ter regras específicas, que devem ser seguidas.

E aí, gostou do conteúdo? No nosso blog, temos toda uma categoria focada em dicas de carreira para artistas independentes. Não deixe de acessar para acompanhar as melhores sugestões de quem já está há anos no mercado.

Ayllana Ferreira