Os editais culturais abertos são uma aposta para esse ano, como solução para artistas e equipe técnica, enquanto os shows não retornam completamente. Além de ser uma ferramenta para garantir acessibilidade a diferentes tipos de profissionais, os editais mantêm a cultura produtiva, levando arte a mais pessoas.

Portanto, se você já tinha desistido de participar de uma edição este ano, não desanime! Listamos sete editais culturais abertos e com inscrição entre os meses de outubro e dezembro de 2021 para você conhecer e tentar. É só separar os documentos, listar aqueles que mais combinam com o seu estilo e estão próximos da sua região. Vamos lá?

Prazos e documentação: detalhes para ficar atento

Embora ainda haja alguns editais culturais abertos, é preciso se atentar aos prazos, que expiram ao final do ano. Mais do que datas, alguns exigem documentos específicos, e, por isso, o ideal é organizá-los com antecedência, a fim de se inscrever a tempo. Se você ainda não sabe quais documentos são esses, planeje a sua formalização ou de sua banda com prioridade antes de escolher um edital.

1 – Prêmio Funarte Festivais de Música 2021

A Fundação Nacional de Artes – Funarte – lançou recentemente um edital focado para o setor musical, com investimentos que chegam até R$ 1 milhão. Assim, o Prêmio Funarte Festivais de Música 2021 selecionará 24 propostas, dentre eles espetáculos musicais, palestras, oficinas e demais atividades correlatas. 

Olha só como foi a chamada de 2020

Aqui, é importante se atentar para as condições de participação, pois é necessário CNPJ relativo à cultura, e MEI ou CPF não são permitidos. Cada candidato só poderá propor um projeto, mas associações ou cooperativas podem inscrever um número maior, desde que não sejam os mesmos de outros anos. Então, fique atento aos prazos e, em caso de mais dúvidas, acesse o site oficial da premiação!

Inscrições
Início: 17/09/2021
Término: 01/11/2021
Mais informações

2 – Prêmio por Histórico de Realização em Música – Santa Catarina 

Idealizado pelo Governo de Santa Catarina, o edital do Prêmio Histórico de Realização em Música conta com o apoio da Lei Aldir Blanc. Conforme estipulado, a premiação por projeto selecionado será de R$ 50 mil, abrangendo propostas que vão desde experimentações artísticas até criação, montagem e bastidores.

editais culturais abertos musica
Criação, montagem e bastidores também entram nesse edital (Foto/Pexels)

Assim, poderão se inscrever trabalhadores da cultura, artistas, grupos e coletivos e demais profissionais da área. Nesse caso, pessoas físicas com mais de 18 anos serão aceitas, desde que cumpram os demais requisitos.

Inscrições
Início: 11/09/2021
Término: 25/10/2021
Mais informações

3 – Lei Aldir Blanc – Acre

A Fundação de Cultura Elias Mansour e o Governo do Acre estão promovendo as inscrições para os editais previstos na Lei Aldir Blanc. Como resultado da iniciativa, quarto setores serão fomentados, dentre eles Apoio e Incentivo à Música, Audiovisual e Fortalecimento da Cultura dos Povos Originários. 

Além das inscrições online, os candidatos também poderão efetuá-las presencialmente nos municípios abrangidos pelos editais, dentre eles Assis Brasil, Feijó, Rio Branco e Xapuri. A lista completa e outros detalhes você confere no próprio edital.

Inscrições
Início: 22/09/2021
Término: 18/10/2021
Mais informações

4 – Prêmio Amazonas Criativo

A saudade dos shows já está batendo forte e com o Prêmio Amazonas Criativo dá para amenizá-la um pouquinho. Isso porque dentre as modalidades estão os shows, apresentações artísticas ao vivo ou lives, que tiveram alto crescimento no início da pandemia. Além disso, o edital também abrange gravação de álbuns, DVDs e conteúdo digital, independente do gênero musical. Não dá para perder, né?

editais culturais abertos rap e hip hop
Aquele salve pra galera do hip-hop! Prepare seu projeto (Foto/Pexels)

Agora, se a sua sonoridade for voltada para o hip-hop, o concurso tem uma cláusula específica, com foco no rap, breaking, MC e demais expressões. Então é só se preparar e arrasar no seu projeto!

Inscrições
Início: 20/09/2021
Término: 03/11/2021
Mais informações

5 – Edital de Patrocínios Incentivados MAPFRE 2021

Os editais que fazem parte da Lei Federal de Incentivo à Cultura também contemplam a música, com foco em aulas de musicalização e apresentações de música instrumental. De antemão, vale conferir o edital do programa para conferir o passo a passo de inscrição e os detalhes que podem vetar a sua seleção.

Inscrições
Início: 16/08/2021
Término: 01/11/2021
Mais informações

Precisa de mais tempo? Editais culturais abertos com prazos até dezembro

Pode ser que nem sempre dê certo montar o seu projeto, organizar os seus documentos e se inscrever em tempo. Por isso, separamos também editais com prazos um pouco maiores ainda em 2021, para que seu sonho não seja adiado. Bora anotar?

6 – Chamada Pública para Ocupação dos Espaços da Funarte MG 2021

A Funarte MG divulgou novas inscrições para a Ocupação dos Espaços da Funarte ainda em 2021, por meio de uma Chamada Pública. Como resultado disso, ainda há datas disponíveis na área externa do local, nos dias 3, 10 e 11 de dezembro. Além disso, o galpão 1 oferece as datas 1, 2, 8 e 9 para ocupação de projetos artísticos variados. A unidade de Minas Gerais possui 6 galpões equipados para manifestações artísticas no geral, desde palco com plateia até espaço para exposições de artes visuais.

Inscrições
Início: 16/08/2021
Término: 01/12/2021
Mais informações

7 – Cultura Conectada

O projeto Cultura Conectada surgiu em meio à quarentena, para que a população de São Caetano do Sul pudesse ter acesso à cultura dentro de casa. Nesse meio tempo, já foram produzidas oficinas culturais de diferentes temas, entre eles Musicoterapia e Percussão. Agora, o edital contemplará artistas de rua e também artesãos, que, durante a apresentação cultural, poderão fornecer DVD’s e CD’s próprios ao público.

Inscrições
Inscrições até: 31/12/2021
Mais informações

Editais e planejamento: elementos primordiais para sua carreira

Entender os critérios de cada edital, documentos, valores e criação do projeto podem parecer assustadores a princípio e inibir a sua inscrição. Mas, se forem feitos com calma e seguindo as diretrizes dos editais, não tem erro! 

Além dos editais culturais abertos, há outras formas de desenvolver sua carreira, de maneira consistente e independente, ainda esse ano! Confira nossas dicas de carreira e arrase nos seus próximos passos!