1. Página inicial
  2. blog
  3. Aposta
  4. Conheça Lucas Cassaro, músico e empreendedor musical

Conheça Lucas Cassaro, músico e empreendedor musical

Por: Laryssa Costa

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

Você já se perguntou se dá para agregar funções de empreendedorismo musical mesmo sendo artista independente? O Lucas Cassaro prova para gente que sim! Além de músico, ele é empreendedor, compositor e está à frente de uma agência de music business. 

Incrível, não é?

Para te inspirar a também ampliar o seu leque de atuação, vamos explicar melhor sobre o assunto, sua importância e como pode contribuir para sua carreira. Então, prepare as anotações e venha com a gente!

Afinal, o que é o empreendedorismo musical?

Antes de tudo, é importante entender que, se você é um artista independente e quer viver de suas obras, deve entender como o mercado musical funciona. Assim, o setor da música envolve diversos profissionais, como autores, técnicos, empresários e até veículos de comunicação. 

Nesse sentido, além do seu talento, a noção sobre segmentos, mídia, e vender suas canções enquanto produto é essencial para melhorar sua renda. Logo, sua vida musical. 

Para que um artista também consiga ser um empreendedor, é preciso que ele estude e adquira algumas habilidades, como:

  • Visão do que o mercado e o público deseja: estudar hábitos, preços, frequência de consumo e outras informações relevantes. Assim, você saberá melhor como definir nichos para divulgação da sua música ou de seus clientes. Além disso, estabelecer o preço certo para seu público-alvo também contribui para entender o valor do seu próprio trabalho. Faz parte do empreendedorismo musical entender que a arte também é um produto;
  • Visão de Marketing, Administração e Vendas: Logo, para vender o seu produto – no caso sua música, composição ou beats – é preciso saber estratégias eficientes. Sejam elas de comunicação nas redes, plano de negócio e acompanhamento detalhado do financeiro. Aqui, os detalhes são imprescindíveis e não devem passar despercebidos;
  • Networking: Por fim, um empreendedor musical deve entender que networking é uma construção para além dos cartões de visita. Rede de contatos, participar de eventos e palestras e fazer amigos na área pode ser a chave para o sucesso. 

Ou seja, antes de se aventurar no empreendedorismo musical, é preciso muito estudo, dedicação e paciência para que os projetos dêem certo. Agora que você já sabe sobre a atividade, está na hora de ver um profissional que alia a música ao seu trabalho no mercado. Assim, você se inspira em como ser um artista empreendedor.

Conheça o trabalho artístico de Lucas Cassaro

Além de cantor e empreendedor, Lucas Cassaro é compositor brasileiro. Natural de Colatina, cidade do Espírito Santo, ele investe em seu portfólio a produção de músicas religiosas e populares. 
Como resultado disso, ele já lançou o single Pra Sempre Ficará, em homenagem àqueles que já partiram. O vídeo, que também é um lyric, já possui mais de 21 mil visualizações em apenas quatro semanas.

Além do último lançamento, Lucas também coleciona em seu repertório as canções “Saudemos com Hosanas” e “Olha por Nós, Mãe Aparecida”. Como resultado, esta última já atingiu a marca de 40 mil visualizações nas plataformas de streaming.

https://www.youtube.com/watch?v=E56zwLl5mxc&list=OLAK5uy_k0uiIZyNguM-RbdWRb7Aj7bpJrJk0vUgg

Mais do que isso, o artista já alcançou o 1.º lugar no estilo Gospel e 3.º artista mais ouvido de Colatina. Além disso, ocupa a 4.ª posição em todo o estado do Espírito Santo no ranking mensal do Palco MP3.

O lado empreendedor musical

Atualmente, Lucas Cassaro está no comando da For Play, que é um selo musical e agência de music business com foco em artistas independentes. Bem como auxiliar no desenvolvimento de novas carreiras, a agência orienta no cadastro de fonogramas, registro de nomes e mais detalhes artísticos. 

Mas, para comandar esses trabalhos, o seu currículo também compreende muito aprendizado. Lembra que já falamos sobre estudo antes aqui, né? Assim, Lucas é graduado em Direito pela Faculdade Castelo Branco e Especialista em Direito Constitucional pela ABDConst. Também fez os cursos de Music Business Specialization pela Berklee College of Music.

Mais do que isso, foi Coordenador Paroquial da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Paróquia Santa Clara de Assis da Diocese de Colatina. E é esse tipo de experiência que lhe dá embasamento para as composições no segmento gospel, tornando as canções mais próximas dos ouvintes. 

Você deve estar se perguntando: “Mas como Lucas consegue empreender no mundo da música e atuar como artista?”. Ao aliar os seus conhecimentos em comunicação, direitos autorais e fotografia, ele consegue fazer a gestão de sua carreira e dos demais. 
Logo, o repertório em cada uma das áreas ajuda na comunicação nas redes, construção de identidade, segurança para registros e criação de seu visual. Ou seja, não é item obrigatório ter expertise em todas essas áreas, mas empreender no mundo da música pode ser mais fácil com alguma delas.

Vem ouvir o trabalho do Lucas Cassaro aqui no Palco MP3!

Agora que você já sabe mais como ser um artista empreendedor, pode se inspirar na obra de Lucas Cassaro para sua sonoridade e composição. 

Para isso, é só baixar o app na loja de sua preferência e dar o play em seus singles e no de artistas similares. O aplicativo está disponível tanto para Android quanto para iOS. 

Esperamos você!

Laryssa Costa