1. Página inicial
  2. blog
  3. Dicas de Carreira
  4. 5 erros que prejudicam na hora de gravar em estúdio

5 erros que prejudicam na hora de gravar em estúdio

Por: Gustavo Morais

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

Todo artista está sujeito a cometer erros que prejudicam as gravações. Essa soma de pequenos maus hábitos pode render prejuízos enormes.  Afinal de contas, essas rolês errados provocam perda de tempo, desânimo e desperdício de dinheiro.

No post de hoje, adivinha só, vamos trocar uma ideia sobre esses perrengues. No final da conversa, você terá assunto para fazer suas reflexões e entender como melhorar os processos de gravação de seu trabalho artístico.

Vamos lá?

1. Não saber ouvir

Quando pensamos em gravação profissional, estamos falando de uma série de profissionais envolvidos. São pessoas experientes, entendedoras de música e que são pagas para te ajudar a conseguir o melhor resultado possível com o trabalho feito em estúdio. A esses profissionais, damos o nome de “Líderes de Sessão” – assim distribuídos:

1 – Produtor Musical

2 – Arranjador

3 – Engenheiro de som

Não entenda os conselhos desse trio como “tentativa de sabotar” a sua música. O produtor, por exemplo, pode sugerir um timbre que você nem imagina que existe e deixar a canção com a textura ideal! Por sua vez, o senso visionário do arranjador é capaz de propor mudanças – inclusive na letra – que potencializam as chances de sucesso da faixa. E o que dizer do engenheiro de som? Com seus conhecimentos e capacidades, ele é a única pessoa do mundo que realmente consegue tornar uma sonoridade agradavelmente audível.

Técnico de áudio opera mesa de som durante gravação
O profissional que sena na mesa de som molda o trabalho de um artista (Foto/Pexels)

Ouça esses profissionais. Eles não são “frustrados”, tampouco querem calar o gênio que há você e, menos ainda, desejam “roubar as suas músicas”.

2. Falta de planejamento

Ok, você e sua banda decidiram gravar. Parabéns pela inciativa! Afinal de contas, a música une o que muita coisa por aí insiste em separar. 

Mas…e aí? Já sabem qual direção seguir? O repertório está definido e pronto pra começar a pré-produção? 

Confie em mim: não é um rolê produtivo compor as músicas em uma sala qualquer do estúdio. Por mais que você tenha inspiração, esse procedimento de composição só vai atrasar tudo e gerar stress. Não quero com isso, no entanto, dizer que é obrigatório chegar com as canções 100% prontas para serem gravadas. Use esse tempo ali para fazer pequenas correções e testes.

3. Perder tempo com trivialidades

Enxergue o estúdio como um de seus locais de trabalho. Por isso, é recomendável não perder tempo fazendo selfies em cada canto. Evite também passar o tempo todo produzindo stories, bem como gastar energia com os assuntos que estão bombando nos grupos de Whatsapp. 

Músico se distrai com telefone celular durante processos de gravação
Uso exagerado do celular é um erro que atrapalha as gravações (Foto/Pexels)

Com moderação, você mostra ao mundo a empolgação que é gravar um som! Lembre-se: um minuto passado, não volta mais… e não há minuto que seja igual ao outro.

4. Não se preparar emocionalmente

A ansiedade é a mãe de várias infelicidades, concorda? Não vale a pena ir com “sangue nos olhos” para cumprir as etapas dos processos de gravações em tempo recorde. 

Muita gente grava e não tem paciência para esperar mixagem e masterização, por exemplo, e querem logo subir a música pro Palco MP3 e demais plataformas digitais. Ah! E gravar tudo de primeira, não fará de você um artista mais completo ou talentoso. 

Guitarrista deita no chão durante gravação
A impaciência pode virar tédio e avacalhas as gravações (Foto/Pexels)

Antes de começar a pré-produção, se prepare emocionalmente. Fique calmo, coloque a cabeça e mantenha a concentração para lidar com cada fase do processo. Entre a gravação e a galera ouvir, muita nota musical acontece 😉

5. Querer tocar mais alto que todo mundo

Seja no ensaio, no show, na live ou nas gravações, querer tocar mais alto que os demais é um péssimo hábito. O volume máximo do amplificador faz o guitarrista ser um “tocador de guitarra”, mas jamais o torna um guitar hero”. Além do mais, a masterização se encarregará de deixar todos os volumes em condições de igualdade.

Mais dicas para evitar erros de gravação

E já que o papo aqui é sobre dicas de carreira, não deixe de dar uma conferida nos outros posts da coluna Dicas de Carreira. Se liga só no naipe do conteúdo:

E não se esqueça de compartilhar o link deste post nas suas redes sociais e grupos de WhatsApp voltados para carreira artística ?

Gustavo Morais