1. Página inicial
  2. blog
  3. Especiais
  4. Pesquisa revela quem são os brasileiros fãs de música sertaneja; confira os números

Pesquisa revela quem são os brasileiros fãs de música sertaneja; confira os números

Por: Gustavo Morais

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

São milhares de fanáticos que sabem na ponta da língua as canções sertanejas – independente do viés das letras. Cantam, vibram, choram, mandam recado para ex, lotavam estádios (antes da quarentena) e agora entram numa live uma semana antes de começar para “garantir lugar”.

Quando ainda podiam ver de perto seus ídolos, os brasileiros gastavam entre 100 e 2000 reais e participavam de 3 a 50 shows por ano. Após o isolamento social decretado, os shows deram lugar às lives, e graças aos sertanejos, as lives brasileiras já se tornaram referência mundial, ultrapassando número de acessos de nomes como Beyoncé e Andrea Bocelli. Gustavo Lima, por exemplo, mobilizou mais de 58,5 milhões de visualizações.

A informação é do levantamento realizado pela Hibou, empresa de pesquisa e monitoramento de mercado, ainda em janeiro deste ano, que ouviu mais de 3.400 pessoas.

Perfil do fã de música sertaneja

O público majoritário fiel ao sertanejo são as mulheres com 62% contra 38% do público masculino. A maioria tem entre 25 e 34 anos (37%), em segundo lugar vem os de 35 a 44 anos (23%) e em terceiro, jovens de 18 a 24 anos (21%). Com uma rápida conta, observa-se que a faixa principal de idade que ouve música sertaneja – e está lotando as lives – tem de 18 a 44 anos.

52% dos fanáticos por sertanejo estão em relacionamento amoroso. Destes, 35% são casados e 17% em união estável. Os solteiros representam 40%, 7% divorciados e 1% viúvos. Ou seja, 48% estão na sofrência mesmo.

Mulher sentado, com a cabeça entre os braços

48% dos fãs de música sertaneja estão na sofrência (Foto/Pexels)

50% do público sertanejo tem renda entre 3 e 10 mil reais. 33% ganha até 3 mil reais – nada mal ter lives gratuitas na sala de casa toda semana para essa parcela de fãs.

40,55% dos brasileiros escutam sertanejo porque gostam da música e não pelo artista. Então pode-se esperar muito sucesso em todos os shows online do gênero.

Match com as canções

Do que os brasileiros mais gostam nas músicas? 48,1% gostam das letras. Já a outra metade dos entrevistados, 47,3% preferem a melodia. Enquanto isso, 27,4% dos entrevistados se sentem a própria canção sertaneja – como se descrevessem a vida.

Qual estilo sertanejo é o preferido?

O estilo universitário é o grande queridinho dos brasileiros, com 60,1% da preferência. Já para 46,9% o sertanejo romântico é o predileto. E ainda há os 32,8% adeptos ao sertanejo raiz (caipira).

Qual artista sertanejo é o favorito dos Brasileiros?

A pesquisa recortou essa investigação em três possibilidades, assim descritas:

Duplas e cantores solo: Marília Mendonça lidera o favoritismo, com 18%; seguido de Jorge e Mateus, com 14%; e o empate técnico entre Chitãozinho e Xororó e Gusttavo Lima, com 12% da preferência.

Maríla Mendonça, cantora, de braços abertos e sorridente

Marília Mendonça é a artista de música sertaneja mais popular da atualidade (Foto/Divulgação)

Quando perguntados somente sobre as duplas favoritas, estão nos três primeiros lugares:

  • Jorge e Mateus –> 16%,
  • Henrique e Juliano –> 12%
  • Maiara e Maraisa –> 12%

O favoritismo somente entre cantores continua com a Marília Mendonça, com 24%; Gusttavo Lima sobe para o segundo lugar na preferência entre cantores, com 17%; e Luan Santana 11%.

Evidências quebra a internet

Não à toa quando Sandy & Junior foram cantar Evidências a live caiu. Para 21% dos brasileiros, Evidências é a música sertaneja preferida e mais inspiradora. Por sua vez, É o Amor, hino da carreira de de Zezé di Camargo e Luciano, fica em 5o lugar.

Internet como fonte de notícias do sertanejo

O brasileiro do sertanejo já é acostumado a seguir os ídolos na internet. 51,67% acompanha as novidades de seus artistas favoritos pelo Facebook, 48,63% pelo Instagram e 21,74% pelo Youtube. Não à toa é o maior público de lives do mundo.

Em casa

Mesmo antes da quarentena, em momentos de lazer, o público sertanejo já preferia ficar em casa. 52,77% diz que o que fazem em momento de lazer é isso: ficar em casa. 48,59% gostam de… Ouvir música. A combinação perfeita para explodir os acessos às lives.

E já que você tá aí, no aconchego de seu lar, que tal ouvir os artistas de música sertaneja que fazem parte da cena independente? Certamente, você vai se deparar com excelentes intérpretes, compositores cheios de talento e quem sabe até o próximo ídolo?

Clique na imagem e ouça a playlist Novidades do Sertanejo (Imagem/Divulgação)

Para conhecer essas novidades, você só precisa acessar a playlist Novidades do Sertanejo. Esse conteúdo foi preparado, com toda dedicação do mundo, pela curadoria musical do Palco MP3  ?

Gustavo Morais