1. Página inicial
  2. blog
  3. Especiais
  4. Feat. de Marília Mendonça com Gal Costa é o single mais surpreendente de 2018

Feat. de Marília Mendonça com Gal Costa é o single mais surpreendente de 2018

Por: Gustavo Morais

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

Apesar de existir há algumas décadas, o feat. atualmente é um verdadeiro protagonista no cenário da música brasileira popular. Os famosos encontros musicais têm poder para salvar ou alavancar carreiras, para romper barreiras culturais, para marcar encontro de gerações ou até mesmo para promover realizações pessoais.

Estrelas incontestáveis da música brasileira (Foto/Instagram)

Nesta quase reta final de 2018, testemunhamos o lançamento de uma música que faz uma das conexões mais interessantes que a cena musical brasileira pode proporcionar. Em um microfone temos Gal Costa, guru da MPB e uma das vozes mais emblemáticas da América Latina. No outro microfone temos Marília Mendonça, força máxima do sertanejo moderno e líder de audiência por onde quer que passe.

A equação Goiás com Bahia rendeu na interessante “Cuidando de Longe”. A faixa está no disco de inéditas que Gal acabou de lançar, “A Pele do Futuro”. O álbum também inclui canções assinadas por Emicida, Djavan, Nando Reis, Erasmo Carlos, Tim Bernardes, entre outros.

(Divulgação)

No que diz respeito à sonoridade, “Cuidando de Longe” frustra as expectativas de quem quer ouvir Gal entoando algum cântico do feminejo ou Marília desfilando seus talentos no terreno classudo da MPB. De forma ousada e inquieta, como deve ser uma obra que une artistas de primeira grandeza, a faixa tem uma pegada totalmente diferente do que ambas cantoras costumam fazer. Na real, a música está mais para um hit de black music dos anos 1970. Trata-se de uma canção que caberia em algum trabalho do começo de carreira do Jota Quest, conforme você pode conferir no vídeo abaixo.

Em outros tempos, por questões de posicionamentos políticos, seria inadmissível o dueto de uma gigante da MPB com uma artista que atende ao público considerado  popularesco. Como não estamos mais na década de 1970, não há espaço para patrulhas ideológicas. Sendo assim, o feat. de Gal Gosta com Marília Mendonça é a prova cabal de que a música une o que a maioria das outras coisas insiste em separar. Que a conexão MPB + Sertanejo sirva de exemplo para romper muros culturais, inclusive os que ainda são levantados pela turma mais conservadora do pop rock.

 

Gustavo Morais