Surgido em 1971, o Festival Nacional da Canção [Fenac] é um evento que divulga compositores, intérpretes e instrumentistas da música brasileira. Para sua 49ª edição, que rolou no último final de semana, o Fenac formou uma parceria com o Palco MP3.

Neste ano, o Fenac recebeu inscrição de cerca de duas mil músicas. De maneira democrática e apurada, a organização selecionou 120 canções para as etapas classificatórias. No total, foram distribuídos R$ 230 mil em prêmios. A seguir, você confere a lista com os sete grandes vencedores:

  • 1º lugar – Pequeno Grão de Areia – Sanrah – Brumadinho (MG)
  • 2º lugar – Impressão Sua –  Devonts – São Paulo (SP)
  • *3º lugar – No Meio do Mundo – Banda Paradush – grupo de músicos vive no Leste Europeu e toca o som brasileiro
  • 4º lugar – Grama Azul –  Duas Casas (SP)
  • 5º lugar – Espada Ligeira – Banda Caldêra – Belo Horizonte (MG)
  • Melhor intérprete: Laís Marques – com a música Alerta – Uruçuca (BA)
  • Música mais comunicativa: ContramãoBilora – Contagem (MG)

*Música inscrita pela modalidade online.

Conforme te falei linhas acima, foram inscritas mais de duas mil músicas! A curadoria do Palco MP3 preparou uma playlist com 108 canções que chegaram nas fases finais.

Fenac é o maior festivald e música do Brasil

Clique na imagem e ouça a playlis do Fenac 2019 (Divulgação)

Na condição de maior festival de música do Brasil, o festival passou pelas cidades de Perdões, São Thomé das Letras, Coqueiral, Barroso, Três Pontas, Nepomuceno e Boa Esperança – cidade que sempre recebe as duas fases finais do evento.

Com um baita show do lendário Guilherme Arantes, o Fenac 2019 foi fechado com chaves de ouro. A edição foi um sucesso! Do lado de cá, já comecei a contagem regressiva para a próxima edição desse festival que tão bem faz para a saúde da novíssima música brasileira. Só vem, Fenac 2020!