1. Página inicial
  2. blog
  3. Aposta
  4. Forró das antigas e hits da nova geração: um guia temático da sonoridade

Forró das antigas e hits da nova geração: um guia temático da sonoridade

Por: Fernando Paul

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

Olá, amante da música brasileira! Se você curte forró das antigas, vai simplesmente adorar o artigo de hoje. Isso porque vamos listar alguns dos clássicos da sonoridade, além de relacioná-los a músicas da nova geração. 

Em outras palavras, você poderá tanto relembrar as músicas tradicionais do forró quanto conhecer as novas composições que têm trazido frescor a esse icônico gênero da nossa arte. Tudo isso dividido por temas bem bacanas. 

E aí, curtiu a proposta? Então, bora ao que interessa!

Forró das antigas e hits da nova geração

Primeiramente, é importante frisar que os músicos aqui presentes não estão em ordem de importância, ok? Ao mesmo tempo, por uma simples questão de limitação de espaço, vários artistas de peso acabaram ficando de fora da lista. 

Além disso, categorizamos os forrós das antigas e as faixas novas em temas específicos. Dessa forma, cada tópico terá músicas de dois artistas: um representante do forró das antigas e um nome da nova geração da sonoridade. 

Vamos lá!

Músicas para terminar um relacionamento

“Agora Estou Sofrendo” – Calcinha Preta

Calcinha Preta é um dos nomes do forró das antigas de mais sucesso no Brasil. O grupo foi criado em 1995 na cidade de Aracaju, no Sergipe. De lá para cá, acumulou diversos sucessos que embalaram e emocionaram todo o nosso país. 

Nesse sentido, um desse hits é “Agora Estou Sofrendo”, uma música sobre desilusão amorosa. O relacionamento acabou e uma das partes se sente enganada e desvalorizada.  

Não há amor para mim, não

Você estava mentindo

Diga logo que não me amou

Que não gostou de mim

Não sente amor por mim 

Se você está passando por uma situação parecida, saiba que cantar as suas mágoas vai ajudar a superar essa fase. Então, cante com Calcinha Preta! 

“Eu e Você Nunca Mais” – Ravelli

Goiano e filho de descendentes baianos, o cantor Ravelli sempre foi apaixonado pelos ritmos brasileiros, especialmente forró, sertanejo e axé. Com o objetivo de revigorar essas sonoridades brasileiras, ele tem investido em uma roupagem musical nova e muito interessante: a mescla de estilos

Dessa forma, Ravelli recentemente criou o show Piseiro Sertanejo, que mistura ambos os sons e abre novos caminhos na carreira do cantor. Assim, a iniciativa busca levar a inovadora combinação para festas de peão, carnavais, micaretas, festas de São João e temporadas de praias de todo Brasil. Bacana demais, não é mesmo? 

Nesse sentido, o artista acaba de lançar a música e o clipe romântico da composição “Eu e Você Nunca Mais”. No ritmo pisadinha, a versão faz referência a artistas consagrados do nordeste do Brasil, como Wesley Safadão e Xand Aviões do Forró, entre outros. 

Já a letra transmite todo o sentimento de uma pessoa que acabou de terminar um relacionamento pouco saudável. Sofrimento e tristeza estão presentes nos versos, é verdade – em contrapartida, eles são acompanhados de autovalorização e esperança por dias melhores. 

Não, não quero mais

Não, não volto atrás

Você só me fez sofrer

Me machucou demais

Agora quem não quer sou eu 

Aposto que você já viveu algo parecido, certo? 😉 

Por fim, o clipe foi gravado com alta resolução de vídeo, sendo que o arranjo da canção é cheio de dinâmica. A introdução é lenta e introspectiva, mas a gravação logo se transforma em um ritmo animado e contagiante, revelando todo o carisma único do cantor Ravelli. 

Com essas qualidades, a canção “Eu e Você Nunca Mais” cai como uma luva para os que acabaram de sair de um relacionamento. Em seguida, confira o videoclipe! 

Músicas para dançar forró beijando

“Dance Comigo” – Thiago Jhonathan

O cantor mineiro Thiago Jhonathan cresceu rodeado pela música sertaneja. Logo depois, conheceu o forró, se apaixonou pelo gênero e se lançou como artista. Com o grupo Forró Boys, conquistou grande reconhecimento por todo o país. 

Então, aquele garoto que começou a compor para vencer a timidez se tornou referência, apostando na carreira solo. A sua marca registrada é o som alto-astral, que une vários ritmos diferentes e atrai fãs de todas as idades. 

Prova disso é a música “Dance Comigo”, grande sucesso do cantor. A faixa tem uma batida bem marcada e vibrante, perfeita para dançar agarradinho e beijar de montão. Como diz a letra: 

Quando seguro em sua mão

Meus pés saem do chão

Parece que tudo desapareceu

Só tem a música, você e eu 

“Romance Desapegado” – Japinha Conde 

Lorraine Camelo Silva, nome de batismo de Japinha Conde, nasceu no Rio de Janeiro e chegou a se aventurar como modelo. Porém, a paixão pela música acabou falando mais alto para a sorte de todos os fãs de forró. 

Hoje, com apenas 21 anos de idade, Japinha já conta com grande repercussão nacional. Um exemplo de sucesso é a bela música “Romance Desapegado”, do Conde do Forró, grupo liderado pela artista. A faixa tem um balanço extremamente agradável, convidando os ouvintes para uma dança picante. 

A gente conversa sem usar palavras, só pelo olhar

E quando você prende meu cabelo em sua mão

É roupa no chão 

Músicas para quem está apaixonado

“O Que Tem Que Ser Será” – Aviões do Forró 

Grupo de forró eletrônico cearense, Aviões do Forró deu o que falar entre os anos de 2002 e 2018. Logo no primeiro álbum, venderam 200 mil cópias e realizaram muitos shows. Com os outros lançamentos, não teve jeito: eles ganharam o Brasil de vez. 

Nesse sentido, uma das muitas músicas do grupo que estouraram nacionalmente foi “O Que Tem Que Ser Será”. A letra conta a história de um casal que aguarda com paciência o tão sonhado encontro, resultado de uma paixão avassaladora. 

Você não sai do meu pensamento

Esperei tanto por esse momento

Meu coração é paciente e lento

Mas se cansou e agora quer falar 

“Mexe Comigo” – Pamela Lima 

Nascida em Teresina, capital do Piauí, Pamela Lima é uma jovem sanfoneira, compositora e cantora. Em sua obra, ela traz influências principalmente de forró das antigas e sertanejo, com um repertório bastante eclético e versátil. 

Em sua ainda curta carreira, ela já conseguiu emplacar músicas que se tornaram a trilha sonora perfeita para a vida de fãs apaixonados. Esse é o caso de “Mexe Comigo”, cujos versos retratam um amor proibido, mas inevitável. 

Mexe, pois a carne é fraca

Está com saudades, está querendo me ver

Coração acelerado, quase sai pela boca

E pra me provocar você me manda uma foto sem roupa 

Prestigie a cena do forró no Palco MP3

E aí, gostou do nosso guia temático que relaciona o forró das antigas aos hits da nova geração? Definitivamente, o que não falta nesse incrível gênero brasileiro é muita música boa para curtir! 

Nesse sentido, prestigie ainda mais a cena do forró e confira as canções da sonoridade lá no Palco MP3. Você pode conhecer e seguir artistas, baixar faixas e discos completos, além de acompanhar playlists. Tudo isso de forma gratuita, em uma plataforma simples e intuitiva. 

Hoje, ficamos por aqui. Até a próxima, muito forró em sua vida!

Fernando Paul