1. Página inicial
  2. blog
  3. Dicas de Carreira
  4. Imagens de divulgação: descubra quais são os 3 tipos de fotos que todo artista precisa ter

Imagens de divulgação: descubra quais são os 3 tipos de fotos que todo artista precisa ter

Por: Gustavo Morais

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

A imagem de divulgação é um dos cartões de visita do artista. Além de te escutar, os contratantes, divulgadores, jornalistas, fãs e demais personagens do ecossistema da indústria fonográfica precisam te ver. Por isso, ter boas fotos é tão importante quanto ter boas músicas.

No texto de hoje, o nosso assunto são os tipos de fotos que um artista precisa ter. Nas próximas linhas, vou te informar quais são as proporções ideais de imagens para que seu trabalho seja devidamente divulgado na mídia.

Bons cliques, bom aprendizado ótimo som, amigo leitor!

1. Opções verticais

Além de ser importantíssimo para veículos imprensa, esse formato é fundamental para as redes sociais – sobretudo para os stories do Instagram e Facebook.

Imagem de divulgação de evento

Imagem de divulgação de evento, no tamanho 1080×1920 pexels, ideal para os stories (Internet)

Esteja ciente de que para um melhor aproveitamento, a imagem deve estar na proporção 9:16, ou 1080×1920 pixels.

2. Opções horizontais

As redes sociais e plataformas de streaming geralmente pedem imagens em proporções diferentes. À sua maneira, cada uma delas tem sua importância e necessidade. No Facebook, por exemplo, as medidas ideais de fotos para a timeline são de 1200×628 pixels.

Foto do The Strokes para Facebook

Fotos do The Strokes, no tamanho 1200×628, perfeita para a timeline do Facebook (Divulgação)

Por sua vez, a imagem do cabeçalho do seu canal no YouTube precisa estar em 2560×1440 pixels. Importante: para que seja bem visualizado em todos os dispositivos, qualquer conteúdo escrito precisa estar centralizado.

Proporção 16:9

É a proporção padrão de telas de computador e telas de celular, quando na posição horizontal. Além do mais, trata-se do formato mais próximo da fotografia analógica. Logo, esse tipo de imagem é bom para uso das mídias impressas [jornais, revistas, fanzines, etc] e digitais [sites, blogs e posts].

Imagemd e divulgação de evento do Charlie Brown Jr. no Facebook

Imagem na proporção 16:9 divulga evento do Charlie Brown Jr. no Facebook (Imagem/Facebook)

Para anunciar seus eventos no Facebook, o tamanho ideal é 1920×1080 pixels. Já nos thumbnails ou nas imagens estáticas de apresentação de vídeos no YouTube, use 1280×720 pixels.

Proporção 2:1

É o formato especialmente usado para o cabeçalho do Twitter, pois é o caso em que a largura da imagem precisa ser o dobro da altura. Segundo as recomendações do microblog, o tamanho ideal para fotos e gifs é de 1024×512 pixels.

3. Opções quadradas

Eis o tipo de imagem ideal para ser usada como avatar nas redes sociais e plataformas de streaming. É também o tipo de proporção para fotos e vídeos considerada ideal para usar no feed do Instagram.

Banda Kiss é especialista em opções de marketing

Membros do Kiss juntos e centralizados na foto usada como avatar do Facebook da banda (Foto/Facebook)

Caso você faça parte de banda, não faça somente material com os integrantes espalhados! Produza umas opções de foto com todo mundo junto e centralizado, pois, todos os músicos merecem espaço e destaque na hora de divulgar o trabalho. É ideal também para imagem de capa de singles, EPs ou álbuns que você for lançar.

Mais dicas pra sua carreira artística

E já que o assunto aqui é dicas para direcionamento de carreira artística, se liga nesses outros post que tenho para te aplicar:

Gustavo Morais