1. Página inicial
  2. blog
  3. Dicas de Carreira
  4. Duas iniciativas que um artista independente precisa participar em 2020

Duas iniciativas que um artista independente precisa participar em 2020

Por: Gustavo Morais

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

Para sobreviver no mercado fonográfico, o artista da cena independente precisa vencer uma batalha por dia. Felizmente, na caminhada, alguns agitadores culturais provem iniciativas que buscam fomentar a cena e oferecer conhecimento que pode ser aplicado em uma determinada carreira.

Neste post, você será informado sobre duas ferramentas de trabalho que podem trazer visibilidade e novas ideias para o seu trabalho.

Vamos lá?

EDP Live

Você é músico da cena independente e tem banda de rock ou de pop-rock ? Tá afim [e quem não estaria?] de fazer um som lá na gringa? Então se liga na superdica que temos pra você:

A quinta edição do concurso EDP Live Bands Brasil está a caminho!

O concurso que é um sucesso em Portugal chegou ao Brasil em 2016 – país ao qual a EDP traz a sua boa energia – contabilizando desde então mais de 5.800 bandas inscritas em todo território brasileiro.

Todas as bandas apuradas para a final do concurso participam de um workshop com especialistas renomados na indústria musical. Uma oportunidade para compartilhar experiências sobre como fazer carreira no competitivo mundo artístico.

Imagem de divulgação do EDP Live Bands

EDP Live Bands é um evento que catapulta qualquer carreira independente (Imagem/Divulgação)

Nesta edição, tal como nas anteriores, a banda vencedora do EDP Live Bands Brasil vai tocar no NOS Alive em Portugal, um dos maiores festivais da Europa, e gravará um máster de um CD.

Importante:

  • as inscrições são gratuitas
  • em razão da atual cenário de pandemia do Covid-19, não há, por ora, datas de término definidas. Desta forma, ainda não sabemos quando acontecerá a final ao vivo, lá em Portugal.

Quer participar?

Então, inscreva a sua banda até às 23h59 (horário de Brasília) do dia 8 de maio e conquiste o seu lugar no palco. O regulamento completo do EDP Live, você confere aqui. Desde já, em nome do Palco MP3, desejo sucesso a todos os participantes ⭐

Rio2C

Trata-se do o maior evento de criatividade e inovação da América Latina. Neste encontro, uma porção de mentes criativas discutem o futuro para melhorar o presente.

Na edição 2020 do Rio2C, o intuito é incentivar a indústria criativa, duramente afetada pela crise atual. Por meio de uma iniciativa digital, os especialista farão uma convenção para conectar o setor, entender tendências, reformatar conceitos, praticar inovação e experienciar criatividade. Por tanto, e para tanto, se prepare aí para a o Rio2C@Live.

A conferência virtual acontece entre os dias de 4 a 8 de maio – mês originalmente previsto para a realização do evento – e oferece 35 painéis, mais de 100 palestrantes em 45h de conteúdo. As lives serão gratuitas no canal de Youtube do Rio2C.

No restante do mês de maio, o Rio2C vai promover uma série de eventos que tocam nos interesses da indústria cultural. Serão mais de 1.200 reuniões de negócios entre produtoras e compradores de conteúdo, e entre startups e investidores.

Imagem de divulgação do Rio2C Live

Rio2C Live é uma convenção que reúne as mentes mais criativas da indústria cultural (Imagem/Divulgação)

De 11 a 15 e 18 a 22 de maio serão disponibilizados aos produtores do audiovisual a oportunidade de realizarem as primeiras reuniões de negócios virtuais do mercado, que vão reunir players e produtoras através de plataformas de videoconferência. Esta é uma oportunidade exclusiva para os participantes do Rio2C 2020 que adquiriram a credencial Industry e Industry Plus e tiveram seus projetos aprovados para as reuniões de negócios (one-to-one meetings).

E na última semana do mês, de 25 a 29 de maio, as reuniões de negócios virtuais vão promover a conexão entre startups e investidores.

Seja lá qual for o seu lugar na cadeia do mercado, o Rio2C tem algum conteúdo de seu interesse.

Mais dicas para sua carreira artística

E já que o papo aqui é sobre dicas de carreira, não deixe de dar uma conferida nos outros posts da coluna Dicas de Carreira. Que tal, por exemplo, aprender como escrever um release de alta qualidade? Ah, por aqui também você fica ligado nas coisas que um artista independente pose fazer para superar esse momento de pandemia.

E não se esqueça de compartilhar o link deste post nas suas redes sociais e grupos de WhatsApp voltados para carreira artística ?

Gustavo Morais