1. Página inicial
  2. blog
  3. Especiais
  4. Love is Love: 3 artistas LGBT para você ouvir no Palco MP3

Love is Love: 3 artistas LGBT para você ouvir no Palco MP3

Por: Gustavo Morais

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

A celebração do Orgulho LGBT é um ato político e de cidadania. É tempo de ratificar as conquistas que essa comunidade tão oprimida tanto luta para conquistar.

Para que a música seja um instrumento de enaltecimento desta data tão importante, o post de hoje lista 3 artistas da novíssima música brasileira que são autênticos representantes da causa.

Por que 28 de junho é o Dia do Orgulho LGBT?

A data marca um episódio ocorrido na cidade de Nova Iorque, em 28 de junho de 1969. Na madrugada daquele dia, oficiais da Divisão de Moral Pública deram uma batida no Stonewall Inn, bar frequentado pela comunidade LGBT. Sob a alegação de “conduta imoral”, as autoridades prenderam vários clientes.

Dia do orgulho LGBTQ

Dia do Orgulho tem todo um contexto social (Foto/Pexels)

Como a condução dos presos para a delegacia demorou mais do que o normal, vários simpatizantes da causa começaram uma mobilização nas imediações do local. Num determinado momento, o número de pessoas encurralou os tiras no interior do bar. Segundo estimativas, os policiais ficaram mais de 45 minutos cercados, com medo de represálias.

Lá pelas tantas, uma das mulheres detidas conseguiu escapar e começou a incitar a multidão. Foi então que começou uma troca de insultos, que rapidamente virou um conflito físico entre as partes envolvidas. A situação só foi controlada por volta das 4h, graças à intervenção da Força de Polícia Tática de Nova Iorque. No ano seguinte, o triste episódio motivou a realização da 1ª Parada do orgulho LGBT. Desde então, o evento vem sendo realizado e ganhou adeptos em vários países ao redor do mundo.

Artistas LGBT que estão no Palco MP3

O Palco MP3 é uma plataforma livre de qualquer amarra e democrática. Acreditamos que a música serve para unir o que o preconceito, a falta de empatia e várias outras coisas ruins insistem em separar.

E já que fortalecemos o lema #LoveIsLove, chegou a hora de falarmos sobre artistas LGBT que fazem parte da novíssima música brasileira. O Palco também é deles! Por isso, prepare seus fones de ouvido e tenha um bom garimpo musical ?

1. MC Trans

MC Trans é uma funkeira raiz

MC Trans, dama da noite (Foto/Facebook)

Ex-moradora de rua, a cantora de funk MC Trans é um exemplo de superação e luta contra o preconceito. 100% engajada na causa, a artista faz de seu nome uma homenagem a todas as transexuais do Brasil.

Começou sua carreira em 2014, com o single Para Menino. Na sequência vieram músicas como Brilho Não é Para TodasMaliciosa e o grande hit Eu Não Sou Obrigada a Nada. Com essa trinca de sucessos, MC Trans firmou seu nome no mundo do funk como “a transsexual mais conhecida da América Latina”.

Dona de um som envolvente e cheio de letras reflexivas, ela alcança todos os tipos de públicos e é um sucesso incontestável. Atualmente, ela trabalha na divulgação da música Mulher Evoluída.

2. Monna Brutal

Se você ainda não se ligou no som da rapper Monna Brutal, corre lá no Palco MP3 dela! Trata-se de uma artista trans da periferia de Guarulhos, que tem 21 anos, e movimenta a cena hip hop.

monna brutal, rapper

“Devolvo em arte os lixo que você bota na porta da sua casa”, Monna Brutal  (Foto/Facebook)

Especialista em fazer rimas carregadas de ironias, acidez e conscientização, Monna é uma verdadeira força da natureza. Dona de uma habilidade vocal diferenciada, ela é plena no freestyle, estilo caracterizado pela construção de letras improvisadas. Apesar de ainda não ter lançado clipes oficiais, a intensidade desse trabalho pode ser conferida no vídeo abaixo:

3. Madblush

Madblush, artista gaúcho

Para Madblush, empoderamento é muito mais do que lacração gratuita (Foto/Divulgação)

Com 12 anos de carreira, o gaúcho Madblush é cantor, DJ, compositor e produtor. Inquieto por natureza, esse artista inovador está em constante evolução. Suas principais engrenagens evolutivas são: a voz, a música, o corpo e o visual andrógino.

No que diz respeito ao som, Blush faz uma música pop eletrônica influenciadíssima por MPB, black music e várias outras manifestações culturais. Para entender esse vulcão de empoderamento, você precisa se ligar nas críticas ácidas que rolam no na música Brasil e na mensagem impactante Homophobic.

Bastante prolífico, Madblush já lançou nove trabalhos, incluindo o disco Cactus. Seu single mais recente é a apaixonante Sempre Quis. Na letra, esse artista tão completo mostra que também sabe cantar sobre amor.

Por fim, mas não menos importante

E se você curtiu os artistas acima, saiba que temos muito mais para você. Com toda atenção e respeito do mundo, a curadoria musical do Palco MP3 selecionou uma pá de músicas com temáticas a respeito das lutas da comunidade LGBT na playlist Para Ouvir Com Orgulho.

Playlist de músicas celebra o Dia do orgulho LGBT

Clique na imagem e ouça uma playlist com músicas LGBT (Imagem/Palco MP3)

Ah, e não se esqueça de que a tolerância sempre deve prevalecer. Para isso, todos nós precisamos diariamente praticar a conscientização e buscar a sabedoria, pois, afinal, toda forma de amor é justa!

Gustavo Morais