1. Página inicial
  2. blog
  3. Dicas de Carreira
  4. A importância do marketing pessoal para artistas: 5 passos para entender e aplicar em sua carreira

A importância do marketing pessoal para artistas: 5 passos para entender e aplicar em sua carreira

Por: Laryssa Costa

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

O marketing pessoal para artistas tornou-se essencial não apenas como maneira de relacionamento direto com os fãs, mas como meio de divulgação do trabalho. Para entender como aplicar o marketing, na prática, à sua carreira, é preciso estudo, planejamento, estratégia e ativação, com objetivos definidos e análise de resultados. 

Esse caminho deve fazer sentido para você e seu momento de carreira, uma vez que sua imagem se torna também parte do produto enquanto artista.

Planejamento e marketing pessoal andam juntos (Foto: Pexels)

Mas afinal, o que é o marketing pessoal para artistas?

Ao invés de promover uma marca ou produto, o marketing pessoal tem como foco a promoção do indivíduo, fazendo do artista a representação da empresa. Dessa forma, o marketing pessoal fortalece o nome e a imagem do cantor, levando o público a enxergá-lo como referência em seu segmento. 

Sua importância está não só apenas em reforçar sua marca para audiência, mas construir uma percepção positiva, mais credibilidade e adquirir visibilidade na mídia. Como resultado disso, em termos financeiros, isso significa mais reproduções de sua música nas plataformas digitais e conexões com grandes marcas.

Então, listamos cinco passos para conquistar a atenção dos fãs, construir e humanizar a sua história.

1. Descubra sua identidade: qual a sua missão, visão e valores?

Sua identidade envolve não só seu estilo musical, mas sua assinatura visual, sua linguagem e todo o seu caminho até chegar aos dias de hoje. Do mesmo modo, envolve os valores que você quer passar aos fãs, sua visão de mundo e sua missão enquanto artista. Essa construção deve ser feita sempre de maneira clara e coerente, a fim de evitar uma futura gestão de crise.

Um exemplo de identidade bem definida é do DJ brasileiro Alok, que concilia o estilo de visão futurista da música eletrônica ao seu visual. Além disso, junto com sua imagem ele propaga uma mensagem com os seus valores e se conecta a marcas que compartilham sua visão de mundo.

Os óculos são um dos elementos futuristas no visual de Alok (Foto: Instagram/Alok)

 Juntamente com Alok, outro exemplo interessante é o da cantora americana Beyoncé. Além do visual icônico ao longo dos anos, ela une sua obra às mensagens que passa ao mundo, dando visibilidade, em especial, às vozes negras.

2. Use as plataformas para expor os conceitos de seus projetos

Embora a timidez possa ser um obstáculo na hora de desenvolver o seu marketing, utilizar as redes sociais é uma boa forma de mostrar projetos. Assim, com criatividade e um bom planejamento, é possível expressar as ideias usadas ao criar um novo álbum ou single, mesclando imagens, cores e referências.

Sob esse ponto de vista, um exemplo de como mesclar conceito e imagem em sua divulgação digital foi o single “Girl From Rio“, da Anitta. História, linguagem e mensagem se uniram em uma estratégia de conteúdo eficaz para gerar curiosidade e expectativas positivas, convertendo-se em streams da música.

Anitta une história, linguagem e mensagem pela música (Foto: Instagram/Anitta)

Assim como o uso de imagens é interessante, vídeos e lives também são uma boa forma de se conectar ao seu público, mostrando vulnerabilidade e verdade. Exemplo disso foi a forma colaborativa que o Rodrigo Suricato fez ao lançar seu último projeto, envolvendo os fãs em todas as etapas de produção.

Rodrigo Suricato abre o processo criativo para os fãs (Vídeo: Instagram/Rodrigo Suricato)

3. Invista em conteúdo de qualidade

Utilizar as plataformas para divulgar seus conceitos é interessante, mas deve ser feito com estratégia. É preciso estar em todas as redes sociais? Não. Porém, antes de estabelecer em quais as atuar, defina seu objetivo e conheça seu público, para ter certeza de que será relevante na rede escolhida.

Além das redes adequadas, é importante não se deixar levar por métricas de vaidade, como o número de seguidores ou curtidas. O ideal é notar a interação criada e a percepção que as pessoas têm de você, mudando, assim, quando for necessário. 

Marketing pessoal para artistas: saiba escolher suas redes sociais
Escolha as redes sociais que façam sentido para o seu trabalho (Foto: Pexels)

Estar em diferentes plataformas ao mesmo tempo pode tornar a produção de conteúdo mais difícil, pois deve ser feita respeitando as particularidades de cada uma. Bem como Tik Tok e Instagram são importantes, é preciso lembrar também que uma das plataformas de maior consumo musical ainda é o YouTube

Ele também deve se manter atualizado e os recursos da própria plataforma podem ser utilizados, como os cards, telas finais, campo para perguntas e feedbacks. Assim, quanto mais tempo sua audiência permanecer no seu canal, mais o seu conteúdo será notado e mais relevância seu trabalho ganhará. 

E já que falamos sobre aproximação nas redes, humanizar seu perfil e criar o sentimento de empatia e conexão é imprescindível. Mas, como despertá-las? Compartilhe o que for possível do seu dia a dia, como bastidores, hobbies e coisas que você ama, refletindo, mais uma vez, os seus valores.

Marketing pessoal para artistas, invista nos stories de bastidores
Compartilhe com os fãs seus interesses além da música (Foto: Budgeron Bach/Pexels)

4. Fortaleça suas colaborações

Colaborações, ou os chamados featurings, com outros cantores ajudam no marketing pessoal para artistas, uma vez que une públicos e ajuda no crescimento de ambos. A estratégia é somar a artistas já consolidados aqueles que, mesmo com grande potencial, ainda não estouraram na grande mídia. 

Além de atrair públicos diferentes, você apresenta novas sonoridades interessantes e aumenta a rede de contatos — o famoso networking. Se feito com cuidado, as colabs podem abrir novas (e excelentes) portas na carreira, assim como o exemplo do Capital Inicial e Mariana Volker.

E nem adianta colocar culpa no distanciamento social para não fazer o seu feat. Temos dicas de como produzir um com qualidade mesmo à distância. Mas, não pense que é só gravar uma música e pronto! A expectativa deve ser criada, as interações entre os artistas feita e, mesmo após o lançamento, a divulgação deve continuar.

Marketing pessoal para artistas: Manu Gavassi e Luísa Sonza
Interação e expectativa: Manu Gavassi e Luísa Sonza (Foto: Instagram/Manu Gavassi)

5. Aposte na validação das pessoas

Quando as pessoas veem pessoas reais, elas se sentem mais engajadas a participar também. Quando o artista mostra seus fãs acompanhando sua trajetória profissional, seja nos stories ou no feed, desperta o engajamento e estimula o compartilhamento. Essa estratégia é adotada não só por artistas nacionais como a Iza, mas também por internacionais como o Black Eyed Peas.

Dica extra: continuar antenado sobre marketing pessoal para artistas

Com as constantes mudanças promovidas pela internet e avanço das redes sociais, manter-se sempre informado é mais que necessário, é obrigatório! Então, bora colar com a gente no Palco Ensina? Confira nossa programação e não fique de fora! Já tivemos conversas sobre a importância do marketing pessoal para artistas e como produzir shows pós-pandemia. Portanto, não deixe de acompanhar as redes do Palco MP3 para saber mais sobre o Palco Ensina e receber dicas sobre carreira artística.

Laryssa Costa