1. Página inicial
  2. blog
  3. Dicas de Carreira
  4. Estratégia de marketing: 3 formas para melhorar o engajamento de sua banda nas redes sociais

Estratégia de marketing: 3 formas para melhorar o engajamento de sua banda nas redes sociais

Por: Gustavo Morais

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

É indiscutível a importância do social media para uma carreira artística. Por meio de um perfil oficial, o artista anuncia novidades, promove lançamentos e – sobretudo – interagem com os fãs.

Como eu quero que você tenha uma carreia de pleno sucesso, listei 3 dicas que vão te ajudar a melhorar o engajamento de sua banda nas redes sociais. Não posso prometer resultados avassaladores, mas, com bastante empenho e dedicação, certamente o seu número de likes aumentará.

Bora lá desembolar essa questão?

60 minutos para atender um seguidor no Twitter

De acordo com um estudo da galera do site Adweek40, especialista em marketing digital, 52% das pessoas que tuítam sobre uma determinada marca esperam ter uma resposta em no máximo uma hora (60 minutos).

<a href="https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/logotipo">Logotipo foto criado por freepik - br.freepik.com</a>

Galera do Twitter gosta de respostas rápidas (Foto/Freepik)

Se a postagem for uma reclamação, sobe para 72% o número dos que esperam um contato rápido. Quando a resposta não chega tão rápido, eles tendem a punir com comentários negativos e dando unfollow.

Mas se a resposta não demorar, o público tende a se comportar da seguinte maneira:

  • 34% tendem a comprar mais
  • 43% tendem a fazer um bom boca-a-boca.
  • 38% estarão mais abertos a receberem anúncios
  • 42% vão compartilhar o bom serviço com amigos

Com base na frieza dos números acima, fica claro que “responder rápido” é uma gesto que causa um alto impacto e, consequentemente, refletirá na geração de novos fãs de  seu projeto musical.

Só seja positivo

Lá em 2004, por meio do slogan “Eu sou brasileiro e não desisto nunca”, a Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) lançou uma campanha para resgatar o otimismo do povo. E essa onda positivista é importantíssima para o trabalho de social media de uma determinada marca.

a href=httpsbr.freepik.comfotos-vetores-gratismulherMulher foto criado por rawpixel.com - br.freepik.coma

Publicações de cunho positivista aumentam o engajamento (Foto/Freepik)

Segundo pesquisas, os comentários negativos espantam seguidores. De acordo com Neil Patel, uma das maiores autoridades em marketing digital do mundo,  as pessoas tendem a compartilhar conteúdo positivo, sobretudo quando envolvem as seguintes emoções:

  1. Curiosidade
  2. Espanto
  3. Interesse
  4. Surpresa
  5. Incerteza

Portanto e para tanto, compartilhe conteúdos que despertem positividade! Essa é a maneira mais eficiente para você conseguir agregar e fidelizar seguidores.

Imagens, vídeos e Facebook

Segundo dados recentes, o Facebook tem cerca de 2,3 bilhões de usuários diários espalhados pelo mundo. Só no Brasil, a maior rede social de todas conta com cerca de 130 milhões de usuários, ou seja, o nosso país ocupa a 3ª posições no ranking de países com o maior número de perfis na plataforma de Mark Zuckerberg.

É muita gente, de fato, não tem como descordar. Acontece, porém, que o alcance orgânico de páginas no Facebook tem sido uma chatice na vida de quem trabalha com social media. Na prática, esse papo de “alcance orgânico” quer dizer que nem todo mundo que curte sua página tem acesso a um determinado conteúdo que você publica. Mas, não fique triste! Ainda existem algumas coisas que te ajudam a driblar um pouco isso. Segundo uma pesquisa feita pelo BuzzSumo, adicionar imagens nos seus posts faz você ter 2,3 vezes mais engajamento.

Alcance orgânico do Facebook é um problema na vida do social media

Facebook funciona melhor quando você publica fotos e vídeos (Imagem/Freepik)

Só suba imagens com resolução nativa. Isso vai fazer com que o arquivo entre em um algoritmo diferenciado do que quando a foto vem de um código embutido de um link externo ou compartilhamento.

Apesar do “poder de alcance das fotos”, não podemos nos esquecer de que os conteúdos em vídeo atingem mais do que o dobro de alcance nas redes sociais. Além dos vídeos, as lives também ajudam bastante nesse rolê. E como foi que o Facebook entrou nesse jogada? Simples: reduziu o alcance de links do YouTube e, assim, induz o usuário a não postar links nativos outras plataformas.

Mais dicas pra sua carreira artística

E já que o assunto aqui é sobre as famosas dicas para direcionamento de carreira artística, se liga nesses outros post que tenho para te aplicar:

Gustavo Morais