1. Página inicial
  2. blog
  3. Notícias
  4. MPB intimista de Renata Lopes é um bálsamo para os ouvidos

MPB intimista de Renata Lopes é um bálsamo para os ouvidos

Por: Gustavo Morais

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

Natural da Bahia, mas radicada em Belo Horizonte, a cantora e compositora Renata Lopes é um dos interessantíssimos talentos da cena mineira de música independente. Dispensando a ideia de ser apenas variações de uma mesmo tema, Renata tem tudo para conquistar um espaço de destaque na  novíssima música brasileira.

Renata e um de seus acordes menores (Foto/Facebook)

Apaixonada por música, ela toca violão desde cedo. Aos 21, se descobriu como compositora e trouxe ao mundo sua primeira criação, “Menina”. Construída com versos despretensiosos, a canção é a prova de que é possível viver uma “sofrência” de forma sutil e sem mergulhar de cabeça na esbórnia.

A serenidade de quem confia nas próprias canções (Foto/Instagram)

Em 2018, Renata Lopes lançou seu EP de estreia, “Nega”. Com seis músicas autorais, a obra é fruto de um trabalho de dois anos. Contando com arranjos mais intimistas, as canções privilegiam o talento que Renata tem para compor e interpretar canções dos mais variados temas. A dramática “Eu Procuro Um Lugar”, por exemplo, carrega versos urgentes que parecem inspirados na poesia visceral de Cazuza. Por sua vez, a faixa “Transcender” é uma amostra de que é possível refletir sem usar um discurso denso.

Se o “bom disco começa com uma boa capa”, Renata acertou em cheio (Imagem/Divulgação)

Num balanço geral, a musicalidade de Renata Lopes impressiona pela capacidade que ela tem de se reinventar dentro do minimalismo de cada canção. Com bastante violões e arranjos de piano “aqui e acolá”, Renata mostra um som que aquece e apimenta nossos ouvidos e corações com sua brasilidade. Por mais gente assim na novíssima música brasileira!

Gustavo Morais