Você sabia que ter música ambiente para loja ajuda não só a deixar o espaço mais agradável, mas mudar comportamentos e reforçar a sua marca. Nesse sentido, escolher a música certa contribui para reforçar a identidade de sua empresa, criar uma nova experiência e aumentar as vendas. 

Pesquisas apontam que 36% dos clientes permanecem no local por mais tempo quando a música certa é reproduzida. Em contrapartida, 44% deles podem ir embora sem efetuar suas compras em caso de não se sentirem confortáveis com a trilha ambiente. Mais do que isso, uma boa playlist influencia na produtividade da sua equipe, também impactando em suas vendas. 

Já deu para perceber que a música tem diferentes impactos no seu negócio, não é? Então, vem com a gente saber mais e escolher a playlist certa para o seu fim de ano!

Por que implementar música ambiente para loja?

Música ambiente para loja é essencial para vender mais no fim de ano
Música ambiente para loja é essencial para vender mais no fim de ano! (Foto: Pexels)

Primeiramente, é preciso falar sobre o poder que a música tem em transformar o humor das pessoas, deixando-as mais animadas ou introvertidas, dependendo do ritmo. Dito isso, você não quer que seu cliente se sinta desanimado ao comprar na sua loja, não é? 

Logo, se ele se sentir bem, animado e acolhido, e adquirir boas peças, ele se lembrará de seu estabelecimento como uma boa experiência, retornando mais vezes. Em resumo, chamamos essa associação e seus efeitos de music branding.

Assim, ao escolher qual tipo de música tocar em seu ambiente, deve-se levar em consideração o produto, o público e a mensagem transmitida. Por exemplo, se a sua loja é focada no público jovem, com vitrine moderna e atrativa, canções dos anos 60 não farão muito sentido. 

Além disso, a familiaridade com o ritmo das canções reproduzidas causam o efeito de maior ou menor permanência no local. Assim, quando o cliente não conhece o ritmo, o tempo passa mais lentamente. Em contrapartida, quando um gênero musical lhe é familiar, o tempo passa mais rápido, quase despercebido.

Ou seja, dentre os motivos para escolher uma música ambiente para loja estão:

  • Criar uma boa experiência: clientes mais relaxados aumentam o seu foco, fazendo boas escolhas e até levando mais itens;
  • Reforçar a imagem da marca: o ritmo mais agitado ou mais tranquilo reforça a identidade da sua loja;
  • Influenciar a venda de produtos: uma música italiana influencia na compra de vinhos da mesma origem, em casas especializadas como uma adega, por exemplo;
  • Padronizar seu negócio: se você tem uma franquia, a trilha sonora ajudará na identificação independente da localização.

Ou seja, a música ambiente faz parte das estratégias de conexão e relacionamento com o seu cliente.

Escolhi as canções erradas. E agora?

Em caso de erro na escolha da sua música ambiente para loja, ela pode não combinar com seu público e não transmitir a mensagem desejada. Além disso, caso seja uma playlist curta demais ou com execução inadequada, o volume muito alto e repetição excessiva podem incomodar ou espantar os presentes. 

Afinal, ele pode não querer os produtos por associá-los às canções, que não atendem aos seus gostos pessoais. Mas calma! Ainda há uma solução! Nesses casos, além de produtos de qualidade, o ideal é contar com pesquisas diagnósticas que avaliam seu público-alvo, para a estratégia ser mais assertiva. 

E claro, contar com uma equipe de curadoria especializada como a do Palco MP3 para orientar nas melhores playlists para cada segmento. Por isso, separamos cinco delas para exemplificar e você já utilizar em sua ambientação. Confira a seguir! 

5 playlists para utilizar em seu negócio

Agora que você já sabe da importância da música ambiente para loja, é hora de escolher uma para chamar de sua. Nesse sentido, listamos cinco delas para você conhecer:

1 – Música Eletrônica

Assim como lojas, academias devem ser vistas como espaço de relacionamento, uma vez que a recorrência dos alunos é ainda maior que a dos clientes. Logo, a trilha sonora deve incentivar a motivação dos alunos, mantê-los focados e dar ritmo aos exercícios. 
Por isso, indicamos a Playlist – Curtindo eletrônica, que mistura o melhor do house, eletrônico e dance em mais de uma hora de execução.

'Curtindo eletrônica' é a playlist perfeita para animar os clientes
Curtindo eletrônica é a opção perfeita para animar os clientes (Imagem: Palco MP3)

2 – Novidades do Sertanejo

Composta pelos lançamentos mais atuais do momento, com artistas conhecidos pelo grande público, a Playlist – Novidades do Sertanejo é ideal para lojas mais populares. Nesse sentido, lojas de móveis, eletrodomésticos e roupas com preços mais acessíveis combinam com essa playlist, que ajuda na atração de um público mais diverso. 

Novidades do Sertanejo é a playlist ideal para embalar as lojas populares
Novidades do Sertanejo é a playlist ideal para embalar as lojas populares (Imagem: Palco MP3)

3 – Eletrônica Relax

Aqueles segmentos que desejam transmitir mais elegância, como lojas de decoração, perfumaria, alta costura e eletroeletrônicos, podem lançar mão do eletrônico suave. Ao contrário da primeira playlist que incentiva o movimento, a Playlist – Eletrônica relax é um convite ao descanso, refinamento e futurismo.

Eletrônica Relax é a playlist que traz conforto para o clima de compras
Eletrônica Relax traz calma e conforto para o clima de compras (Imagem: Palco MP3)

4 – Baladinha Verão

Lojas de roupas focadas no público jovem, estilo modinha, lojas de bikini, sorveterias e demais espaços alegres podem investir na vibe mais praiana dessa playlist. Assim, ao misturar nomes consagrados como Marina Sena e artistas independentes, a Baladinha de verão mistura reggae, nova MPB, pop e rock internacional. 

5 – Músicas para Tik Tok

Bem como a seleção sertaneja, a playlist Músicas para TikTok mistura sucessos atuais que são hits na plataforma. Por isso, ela acaba incluindo músicas de diversos artistas, do pop, funk, forró, axé, arrocha e piseiro, como João Gomes. Logo, essas faixas combinarão mais se sua loja desejar se comunicar com um público mais amplo.

Porém, mesmo que diverso, para se identificar com as músicas escolhidas, os produtos e foco deverão ser da faixa etária usuária da rede social. Do contrário, os clientes poderão se sentir descontextualizados da trilha e a música ambiente para loja não ser efetiva.

Hits que são a cara do TikTok para divertir os clientes da sua loja
Hits que são a cara do TikTok para divertir os clientes da sua loja (Imagem: Palco MP3)

Leve a música ambiente para o seu negócio!

Agora que você sabe a importância da música ambiente para loja enquanto estratégia de marca, chegou a hora de implementar em seu negócio! Mas, atenção! Ressaltamos que música não está sozinha. Logo, a atmosfera da sua loja pode e deve somar a trilha sonora à cor, luzes e aromas, em uma experiência completa. 

No caso da música, você pode começar baixando o nosso App para ter acesso a essas e outras milhares de playlists! Além de vasto acervo musical, você leva música independente a mais pessoas. 

Então, é só acessar sua loja de aplicativos favoritos, para android ou iOs e dar o play! Esperamos você!