É tempo de festa junina, a aconchegante época das fogueiras, do forró e de mais um monte de coisa de boa. Não podemos nos esquecer, no entanto, que o lazer jamais pode ultrapassar os limites de segurança adotados em razão da pandemia do coronavírus. Já que nossa capacidade de adaptação é imensa, nada impede que os festejos sejam curtidos de forma online.

Toda festança precisa de boa música. E é aí que o texto de hoje entra em cena, meu amigo e minha amiga! Afinal de contas, um forrózinho é bom pra aquecer o esqueleto e a alma 😉

Para te dar um help com a playlist do seu “arraiá”, este post te aplica 5 músicas ideais. De forma democrática, esta seleção oferece os mais variados temperos forrozeiros, ou seja, tem forró raiz, moderno, eletrônico e tudo mais. A intenção é clarear o caminho para que o seu São João ou suas festas em geral sejam pra lá de “cába da peste”.

Vamos lá?

1. Nossa Magia – Fabiano Santana

Mineiro de Timóteo, região do Vale do Aço, Fabiano Santana é intérprete, acordeonista, produtor e arranjador. Adepto das tradições do forró, Fabiano faz um som que resgata as origens do estilo. Lançada em 2017, a faixa Nossa Magia é uma das canções que simbolizam o trabalho desse artista tão genuíno.

2. Forró da Alegria – Trio Clandestino

Na estrada desde 2001, Trio Clandestino é um autêntico representante do forró pé de serra. Em 2019, esses capixabas lançaram a música Forró da Alegria, provavelmente a ode à felicidade mais verdadeira que cê vai curtir hoje.

Imagem mostra os membros do Trio Clandestino, grupo de forró da cena independente

Trio Clandestino quer saber se tem forrozeiro aí (Imagem/Divulgação)

E se você quiser deixar a sanfona chorar, não deixe de ouvir a faixa Bailado Lindo. É pura ginga, suavidade, alegria e dança!

3. Exclusividade – Cris Lima

Depois de curtir as tradições, bora se jogar nas modernidades? O forró eletrônico e romântico é muito bem representado na voz e no talento de Cris Lima, uma baiana arretada! A morena acabou de lançar o EP Dentro de Casa, trabalho que tem como destaque a canção Exclusividade. Bora cair nessa sofrência?

4. Arraiá Virtuá – Mastruz Com Leite

Com 30 anos de estrada, a banda Mastruz Com Leite dispensa quaisquer apresentações! Estamos lidando com um ícone do forró romântico, simples assim. Para alegrar os tempos de isolamento social, a Maztruz lançou a música Arraiá Virtuá. Se liga na mensagem do refrão:

O meu São João esse ano é diferente, vai ter multidão de gente dançando Pra lá, pra cá, pra cá, pra lá /Cada casal vai dançando no seu lar /O São João desse ano vai ser virtuá/ Cada casal vai dançando no seu lar /São João na internet no arraiá virtuá

Viu só como não tem motivos para desanimar? O espírito da coisa continua firme e forte, cada um na sua casa, desde ao Sul até o Norte! Arraiá virtuá, nunca será má sorte. [o verso que você acabou de ler é uma cortesia deste que você escreve]

5. A Água é Uma Só – Bando de Seu Pereira

Bando de Seu Pereira nasceu depois do estouro da barragem da Samarco (Mariana – MG), em 2015. Na época, o músico e permacultor, Vinícius Pereira (Seu Pereira) foi até Minas e deu um help às comunidades atingidas pela tragédia.

De sentimento, anseio e amores do povo do sertão, esse Bando entende muito bem! Em 2020, o grupo lançou mais uma canção 100% focada nas questões que envolvem cuidados com o meio ambiente. A preocupação ecológica da faixa A Água é Uma Só é algo que realmente emociona. E o melhor de tudo, é que seus olhos e ouvidos estão diante de uma música feita para dançar com o corpo e com a mente.

Curtiu as indicações acima? Então, fique sabendo que tenho algo mais para oferecer! A cereja do bolo é a playlist São João Em Casa, uma seleção de música minuciosamente preparada pela curadoria do Palco MP3.

Imagem de divulgação da playlist São João em Casa

Playlist São João em Casa vai agitar sua festa junina

Agora, é com você! Convoque seus amigos, prepare os “comes e bebes” e esquematize seu arraial virtual. Só não vale ficar parado e deixar de aproveitar as boas vibes que só a música boa e a dança podem trazer!

Ah! E não se esqueça de compartilhar o link deste post com a galera do WhatsApp e das redes sociais 😉