1. Página inicial
  2. blog
  3. Notícias
  4. 5 músicas sobre o Dia da Consciência Negra para ouvir e refletir

5 músicas sobre o Dia da Consciência Negra para ouvir e refletir

Por: Gustavo Morais

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

A Cultura Black é berço e influência de vários estilos musicais, inclusive do rock and roll. Por isso, nada mais justo que usar este espaço democrático para reverenciar esse recorte artístico tão importante. Nesse contexto, nossa conversa de hoje é pura reflexão sobre músicas sobre Dia da Consciência Negra.

A ideia é conhecer os trabalhos de artistas que abordam temáticas tão sérias como, por exemplo, desigualdade racial e justiça – pautas não muito comentadas na mídia tradicional. Como não poderia ser diferente, faremos isso com músicas e clipes 😉

Então, se prepare por aí, povo do bem! Ajuste seus fones de ouvido, dê vazão ao senso crítico e fique em sintonia com a mensagem densa e realista de 5 canções emblemáticas

Importante: 20 de novembro é a data da celebração do Dia da Consciência Negra. As pautas defendidas por essa causa, no entanto, são cotidianas. 

Erê (Menino Prateado) – Indy Naíse

Radicada em São Paulo, a baiana Indy Naíse começou sua carreira no ano de 2014. Com seu repertório majoritariamente autoral, aborda questões que são emergenciais para nosso convívio em sociedade. Tendo o foco na mulher negra, no racismo, machismo e desigualdade social, seu trabalho consegue nos mostrar isso de forma implacável e direta. O primeiro disco dela, por exemplo, se chama É Questão de Cor.

Dessa forma, é exatamente nesse álbum que se encontra o single Erê (Menino Prateado). Sem muitos rodeios, a letra dessa música aborda a realidade diária da juventude que vive esmagada no lugar “Onde não tem irmão, motivo / Razão pra se levantar todo dia”. 

https://www.youtube.com/watch?v=1bVX2uENlCs

O Que Cês Esperam? – Yan Cloud

O cantor baiano Yan Cloud está na estrada há 5 anos. O trabalho desse artista tão talentoso e carismático aborda questões sociais e raciais, sempre buscando a elevação da autoestima preta e a valorização do relacionamento afrocentrado. O som, então, é um pop trabalhado com influências na tríade rap, trap e funk.

Rapper baiano Yan Cloud canta sobre a vida do jovem negro
Yan Cloud é a força negra do rap baiano (Foto/Divulgação)

Lançado em outubro de 2020, como parte do disco Pinkboy, o single O Que Cês Esperam é uma verdadeira obra-prima. Cheia de ironias e acidez, essa canção dá um belo pontapé nos estereótipos que muita mente atrasada ainda cultiva sobre as pessoas negras. Essa, com certeza, faz parte de uma ótima seleção de músicas sobre Dia da Consciência Negra.

Cabelo Crespo – Negra Jaque

Com raízes no Morro da Cruz, periferia de Porto Alegre (RS), a gaúcha Negra Jaque é rapper, letrista, professora, pedagoga e educadora popular. Antenada em causas sociais, ela é ativista dos movimentos negro e feminista.

Em 2017, a artista lançou a música Cabelo Crespo. Nesse sentido, a letra é um manifesto que busca fortalecer a identidade negra. Dê o play e confira esse clipe, que é pura resistência.

Alma Negra – Yzalú

Natural de São Paulo, Yzalú é cantora, rapper, compositora e violonista. Com seus quase 15 anos de carreira, essa agitadora cultural faz de sua voz o instrumento perfeito para promover transformação social, sempre com autenticidade e musicalidade.

Yzalú é uma agitadora cultural que representa a voz do povo preto
Yzalú é uma voz da mulher preta na música brasileira (Foto/Divulgação)

Por fim, em 2016, a artista lançou a música Alma Negra. Com título bem autoexplicativo, essa canção é um poema sobre buscar forças para encarar o dia a dia, mesmo após passar boa parte da vida ouvindo que “o preto não tem vez”.

Pele – Tchelo Gomez

Cria da Zona Oeste da capital paulista, Tchelo Gomez é cantor, compositor e integrante do coletivo Quebrada Queer, grupo de artistas que leva temas da causa LGBT ao rap. Unindo moda e música, Tchelo faz de sua arte uma forma de exaltar a beleza e a representatividade da cultura afro.

Lançada em 2019, a música Pele é quase que uma extensão da mensagem do clássico Ebony and Ivory, hit de Stevie Wonder e Paul McCartney, que defende a harmonia e a equidade entre pessoas com tons de pele diferente.

Escute mais vozes afro no aplicativo do Palco MP3

E já que você chegou até aqui, que tal dar um help na divulgação dessa mensagem tão importante? Basta você curtir este post e compartilhar nas suas redes sociais e grupos de WhatsApp, sempre marcando a galera que curte música – independente de raça, credo, classe social e todas outras mazelas que segregam pessoas.

Por fim, não menos importante, celebre a data com essas e mais músicas sobre Dia da Consciência Negra no aplicativo do Palco MP3. Nos vemos em breve, então!

Gustavo Morais