1. Página inicial
  2. blog
  3. Descobrindo a novíssima música brasileira
  4. Músicas sobre futebol para ouvir na Copa do Mundo 2022

Músicas sobre futebol para ouvir na Copa do Mundo 2022

Por: Fernando Paul

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

O futebol e a música têm muito em comum. Ambos são formas de arte e entretenimento, exigem talento e dedicação de seus protagonistas, além de serem paixões nacionais. Nesse sentido, hoje vamos conhecer músicas sobre futebol para ouvir na Copa do Mundo de 2022!

Copa America Argentina GIF by Confederação Brasileira de Futebol - Find & Share on GIPHY

Dessa forma, você contará com a trilha sonora perfeita para assistir aos jogos do campeonato de futebol mais importante de todos. Temos certeza de que muitas dessas canções serão novidade para você!

Então, preparado para entrar no clima da Copa? Vamos lá!

Músicas sobre futebol para você conhecer

Tanto a música brasileira quanto a internacional contam com canções sobre futebol. Afinal, trata-se de um esporte apaixonante e cheio de história, que em época de Copa do Mundo é acompanhado por bilhões de pessoas.

Assim, selecionamos dez faixas que celebram a arte da bola – algumas você já deve conhecer, mas outras são menos óbvias. Em seguida, confira os artistas que integram a lista:

  • Trinidad Cardona, Davido e Aisha;
  • Milton Nascimento;
  • Zeca Pagodinho;
  • MC Guimê;
  • K’naan;
  • Skank;
  • Jorge Ben Jor. 

Ok, chega de enrolação. Bora conferir a lista de músicas sobre futebol para ouvir na Copa do Mundo de 2022

“Hayya Hayya (Better Together)” – Trinidad Cardona, Davido e Aisha

Primeiramente, a música da Copa do Mundo de 2022. Na verdade, essa é uma das quatro faixas oficiais já lançadas pela FIFA para os jogos do Catar

Estrelada pelos artistas Trinidad Cardona, Davido e Aisha, a canção é alegre e dançante, celebrando a união de diferentes nações para acompanhar o maior torneio de futebol do planeta. 

Como uma música da Copa do Mundo deve ser, a melodia é bonita e gruda rapidinho na cabeça. Portanto, dê o play e já entre no clima!

“Você sabe que somos melhores juntos

Não quero esperar para sempre

Você sabe que somos melhores juntos

A hora é agora ou nunca”

“Aqui É o País do Futebol” – Milton Nascimento

A faixa foi originalmente composta por Milton Nascimento e Fernando Brant como trilha sonora para o filme Tostão, a Fera de Ouro. Ou seja, é uma homenagem a um dos maiores jogadores da história do esporte.

Assim, a canção lançada em 1970 foi muito tocada durante a Copa do Mundo daquele ano, realizada no México e conquistada pela seleção brasileira. Também foi regravada por outras vozes de sucesso, incluindo Wilson Simonal e Elis Regina.

Nesse samba alegre e cativante, a letra exalta o poder do futebol em anestesiar as dores do nosso povo. Em seguida, confira um trecho: 

“Nesses noventa minutos

De emoção e alegria

Esqueço a casa e o trabalho

A vida fica lá fora”

“É Uma Partida de Futebol” – Skank

Essa é uma das mais conhecidas músicas sobre futebol, e não é para menos. Afinal, os compositores Samuel Rosa e Nando Reis retrataram como poucos o amor do Brasil pela bola.

Além disso, a produção traz sons de torcida somados ao arranjo, o que nos transporta automaticamente para dentro de um estádio. Definitivamente, os elementos musicais da faixa lançada em 1996 são muito bem-sucedidos em transmitir a energia e a emoção que envolvem o futebol.

Por fim, a letra cita elementos marcantes do jogo. Olha só:

“Bola na trave não altera o placar 

(…) na área sem ninguém pra cabecear 

Bola na rede pra fazer o gol 

Quem não sonhou em ser um jogador de futebol?”

@_mylamarques

Amarrando ja as bandeirinhas para enfeitar nossa rua 💚💛💙 #copadomundo #brasil #fy #recife #recifeordinario #rua

♬ É uma Partida de Futebol – Skank

“Waka Brahma” – Zeca Pagodinho

Ao lado dos cantores Tierry e Bárbara Labres, Zeca Pagodinho acaba de lançar a canção “Waka Brahma”. Assim, trata-se de uma das principais candidatas à música da Copa do Mundo 2022 em âmbito popular. 

A faixa é uma releitura do tema gravado por Shakira para a Copa do Mundo de 2010, que ocorreu na África do Sul. Então, as semelhanças com “Waka Waka” são nítidas. 

Porém, em parceria com a cervejaria Brahma, que apoia a seleção nacional, os artistas brasileiros adaptaram a letra e o arranjo. Resultado disso, a música traz vários elementos que representam o povo brasileiro da melhor forma possível. 

“Solta o tantã pro povo cantar

E a rua bora pintar

Brasil em campo, feriado já

Churrasco em qualquer lugar”

“País do Futebol” – MC Guimê

Um dos maiores representantes do funk ostentação, o paulista MC Guimê acertou em cheio nessa música, que ainda conta com a participação do rapper Emicida. 

Lançada no fim de 2013, a faixa tem como temática as dificuldades enfrentadas pelos moradores das periferias brasileiras, que, a partir do preconceito, são desacreditados pelo restante da sociedade. No entanto, eles não se abalam e vão em busca dos seus sonhos.

Músicos e jogadores de futebol, como MC Guimê e Neymar, são exemplos de pessoas que saíram de uma dura realidade para vencer na vida. 

“No flow

Por onde a gente passa é show, fechou

E olha onde a gente chegou

Eu sou, país do futebol, negô

Até gringo sambou

Tocou Neymar é gol”

“Wavin’ Flag” – K’naan

Embora tenha sido muito tocada durante a Copa do Mundo de Futebol de 2010, essa canção do artista somaliano K’naan rompeu as barreiras do tempo para virar um verdadeiro hino do esporte e da vida. 

Nesse contexto, os versos abordam a união de uma nação à espera da Copa, mas mais do que isso. O amor ao jogo é apenas um símbolo da resiliência de uma comunidade que ainda precisa lutar para sobreviver dignamente. 

Ao mesmo tempo, a instrumentação e os vocais muito bem elaborados entregam uma sonoridade épica, que causa arrepios instantâneos no ouvinte. 

Abaixo, confira alguns versos em tradução livre para o português:

“Fora da escuridão, eu vim mais longe

Entre os mais árduos sobreviventes

Aprendi dessas ruas, isso pode ser desolador

Não aceitar a derrota, a renúncia, o recuo”

“Fio Maravilha” – Jorge Ben Jor

Uma das mais tradicionais músicas sobre futebol do Brasil, “Fio Maravilha” leva o nome de um histórico jogador do Flamengo. Na canção, Jorge Ben Jor descreve o gol do time brasileiro contra a equipe portuguesa Benfica no Torneio Internacional do Rio de Janeiro de 1972. 

Em contrapartida, a música acabou por promover uma disputa judicial, pois o jogador queria receber os direitos pelo uso de seu apelido. Então, Ben Jor mudou a letra para “Filho Maravilha”. Mais tarde, tudo ficou em paz, e o atleta reconheceu a homenagem.

“Tabelou, driblou dois zagueiros

Deu um toque, driblou o goleiro

Só não entrou com bola e tudo

Porque teve humildade em gol”

Baixe o app do Palco MP3 para curtir outros sons

E aí, já entrou no clima da Copa do Mundo? Sem dúvida, essa lista de músicas sobre futebol vai fazer a sua torcida muito mais vibrante, alegre e divertida.

Dessa forma, não se esqueça de baixar o aplicativo do Palco MP3 no seu celular – ele está disponível para para Android e iOs. Lá, você pode ouvir músicas, acompanhar seus artistas preferidos, baixar discos e conhecer listas de reprodução temáticas. Falando nisso, a playlist Futebol com os parças possui outras músicas sobre futebol para você curtir. Fica a dica!

Valeu! Boa Copa do Mundo para você. 

PLaylist Futebol com os parças
Clique aqui para ouvir mais músicas sobre futebol!
Fernando Paul