1. Página inicial
  2. blog
  3. Notícias
  4. 5 músicas para ouvir e medir a saúde da cena autoral brasileira

5 músicas para ouvir e medir a saúde da cena autoral brasileira

Por: Gustavo Morais

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

O lado independente da cena autoral da música brasileira é um terreno saudável, variado e pouco explorado. Como nem todas as pessoas entenderam que o “novo sempre vem”, como profetizou Belchior, os artistas das novas gerações acabam barrando na resistência dos que optam por não curtir nada além do que já tem costume.

Felizmente, e ainda que de maneira bem gradual, uma nova realidade vem sendo construída! Todos os dias, a galera tem entendido mais que renovar é diferente de aposentar ídolos. Na real, a ideia é só ampliar a biblioteca musical.

Nesse cenário que estimula a renovação, nós aqui do Palco MP3 convivemos com talentos de todas as tribos e estilos. Sem distinção ou juízo de valor, toda forma de arte é válida e deve ser defendida.

No post de hoje, selecionei 5 novos singles para você ouvir e perceber como a música brasileira vive um bom momento. A seguir, seus ouvidos e olhos terão contato com artistas dos mais variados segmentos, isto é, são vários canções de vários temperos e sabores!

Bora sextar com música de boa qualidade?

1. Eu Vou Dançar – Rudhrra

Capa de Eu Vou Dançar, novo single do cantor Rudhrra

Eu Vou Dançar (Divulgação)

Ele é ator, cantor, compositor e, de quebra, faz seus passos de dança. Normal para um artista, né? A diferença, no entanto, é que Rudhrra tem talento de sobra para colocar em prática tudo que se propõe a fazer.

O single Eu Vou Dançar marca a estreia desse artista tão promissor. A faixa faz parte do EP Primavera. O som é percussivo, hipnótico e cheio de elementos trabalhados nas texturas dos anos 80. A voz aguda e interpretação intensa, inevitavelmente, deixam tudo ainda melhor. Dê o play e veja como é viciante!

2. Todo Amigo Eu Conheci Comendo Água – Homens de Cabaré

Vocalista da banda Homens de Cabaré

Homens de Cabaré (Divulgação)

Segundo dizem por aí, “o brasileiro tem memória curta”. Dispostos a mudarem esse ditado popular, os Homens de Cabaré iniciaram o mais divertido dos projetos revisionistas! A ideia é reler as mais belas canções da música brasileira popular.

Paralelo aos tributos musicais, esses baianos arretados também fazem um som autoral. A aposta da vez é o single Todo amigo eu conheci comendo água, uma canção irreverente sem ser fonte de banalização.

3. Spice – NRTHWST

Capa demSpice, single do duo NRTHWST

NRTHWST (Divulgação)

A nova cena hip-hop brasileira vive um constante momento de entressafra. A bola da vez tem tudo pra ser o NRTHWST, duo curitibano, formado por Leon Pelegrino e Voltolini.

Em 2020, esses manos estão trabalhando a todo vapor! Já lançaram o EP Luxury, alguns vídeos e o single Spice. Segundo o fio, o som deles é trabalhado nas batidas e estilos de composições do Trap.

4. Canto dos Desolados – Submerso

Foto mostra os membros da banda Submerso, três deles estão de pé e um sentado

Submerso (Divulgação)

“Tijolo por tijolo”, a banda Submerso vem construindo o seu espaço na cena indie. Felizmente, o alicerce desses caras tem como base a originalidade e a honestidade nas letras. Sendo assim, meus amigos e amigas, essa casa não cai!

O single mais recente deles é o Canto dos Desolados. Bastante poética, a letra dessa música dá lugar à defesa dos que vivem sacaneados por tudo que é tipo de opressores.

5. Quente Como Sol – Malaca

Foto do céu ilustra a capa do single Quente Como Sol, da cantora Malaca

Quente Como Sol (Divulgação)

A mineira Malaca é um jovem talento que tem ajudado a firmar o R&B cantado em português. Com sua natural personalidade artística cheia de atitude e negritude, ela tem as raízes certas para cravar esse som tão gringo aqui no nosso quintal.

A bordo do single Quente Como Sol, o terceiro da carreira, a artista mostra a evolução que tanto esperamos numa carreira promissora! Ela canta com mais leveza, marca presença com mais intensidade e investe num arranjo mais ousado. Impossível ouvir com moderação!

Viu e ouviu como a música brasileira vai bem? Para curtir canções e artistas interessantes, você só precisa estar no lugar certo. Por isso, não posso me despedir sem indicar a playlist Sextou Em Casa!

Imagem do Palco MP3 divulga a playlist Sextou Em Casa, uma seleção de músicas para curtir em casa

Com uma boa playlist, fica bem mais fácil “sextar em casa” (imagem/Divulgação)

Ok. Todo mundo tá com saudades de ir balada na rua. Mas, por motivo de força maior, estão suspensos os eventos que promovam aglomerações de pessoas. E já que não quero que você tenha qualquer tipo de problema, só posso sugerir que curta um som em casa, na miúda e na manciota.

Gustavo Morais