1. Página inicial
  2. blog
  3. Dicas de Carreira
  4. Giro do Palco: conheça a estratégia do lançamento de “Solar”, nova música de Juliette

Giro do Palco: conheça a estratégia do lançamento de “Solar”, nova música de Juliette

Por: Laryssa Costa

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

Sempre que surge uma nova música de Juliette, os holofotes se voltam para o resultado do seu trabalho. Desde que entrou de vez no mercado fonográfico, os cactos – como são chamados os seus fãs – contribuem para seu sucesso.

Como resultado disso, o clipe de Diferença Mara alcançou mais de 7 milhões de visualizações e suas redes sociais contam com milhões de seguidores. Prova de que o sucesso da campeã do BBB 21 se mantém mesmo um ano após a final do programa.

Porém, mais do que manter inovar o repertório, Juliette aposta em alimentar sua base de fãs, pois sabe que é tão importante quanto os hits. Assim, no lançamento de seu novo single, Solar, ela contou com a ajuda de fãs para divulgar a canção e gerar expectativa. 

Curioso sobre como ela fez isso? Vem conosco que a gente te explica!

A estratégia por detrás da nova música de Juliette

Antes de tudo, é extremamente importante que artistas busquem consolidar uma base de fãs. Agora, além de oferecer conteúdo a eles, é preciso saber usar sua mobilização a favor da carreira, seja em lançamentos, seja em causas sociais. 

No último dia 2 de junho, Juliette realizou o lançamento da faixa “Solar”. A canção, que sucede Cansar de Dançar, contou com uma estratégia diferente que aborda dois pontos importantes:

  • Interação com os fãs através de pistas estratégicas;
  • Retroalimentação de visualizações do seu canal por meio dessas pistas;

Em suma, a ação foi simples: a cantora preparou uma espécie de “caça-letra” da nova música, para instigar os fãs a saber mais sobre a canção. Porém, esses fragmentos de letras estavam distribuídos em cards surpresas no canal do Youtube, exibidos ao longo do dia 01, totalizando sete cards. 

Assim, ela gerou interação ao instigar seus fãs a encontrarem a surpresa, despertando curiosidade e recompensa a cada card encontrado. Mas, como cada um estava em seus diferentes vídeos, isso fez os fãs assistirem novamente o conteúdo já lançado, aumentando de maneira orgânica as visualizações. Ou seja, duas estratégias em uma única abordagem. Será que vem mais novidade por aí? ?

Mas, essa não é a primeira vez que uma cantora instiga os fãs como parte de um lançamento. Em 2017, Anitta espalhou peças de xadrez pelas capitais do país, como parte de divulgação do seu projeto Checkmate. Quem se lembra?

Peças de xadrez gigantes com o nome de Anitta espalhadas por cidades do Brasil (Foto: Divulgação)

Ou seja: não importa se for físico ou digital, a interação com os fãs segue relevante para o sucesso dos singles. 

Um outro olhar sobre o lançamento

Mas, por que a letra e não fragmentos do novo clipe? A distribuição da letra trouxe foco para o seu significado e contexto, visto que a composição tem participação de Juliette. Assim, a canção é baseada em um antigo texto seu e aborda um lado mais íntimo e vulnerável, vindo das experiências do luto e aceitação. 

Enquanto estava no Big Brother, a participante revelou seus dilemas em relação ao falecimento de sua irmã devido a um AVC. Ela explicou sobre o processo de criação em suas redes sociais:

A faixa foi musicada por Juzé – nome artístico do cantor e compositor paraibano Antônio José de Abrantes Neto. Além disso, ela conta com a assinatura do trio Hitmaker, composta por André Vieira, Pedro Breder e Wallace Vianna. 

Viu só como focar na letra também oferece outros tipos de dados? Além de contar mais sobre a mensagem, ela mostra o cenário de sua composição. 

Confira então parte da letra:

Dizem que por se sentir só

O sol foi buscar a luz da lua

Moreninha

Deixa o sol entrar (Deixa, deixa…)

Deixa a gente brilhar

Vê só o sol vindo, vê, meu bem

Que dia lindo! (2x)”

A canção também conta com um visualizer para divulgação. 

Aproveite mais lançamentos conosco!

Agora que você já sabe mais sobre a nova música de Juliette, pode aproveitar novos lançamentos conosco e analisar suas estratégias!

Além disso, assim como Juliette, você pode ouvir mais artistas nordestinos aqui no Palco e ficar por dentro de sua riqueza musical.

E não se esqueça de compartilhar com sua galera, hein? Assim, todos brilhamos juntos assim como na letra de Solar!

Dê o play e aproveite!

Laryssa Costa