O samba é um dos gêneros musicais mais representativos da cultura brasileira. Além disso, como música viva e pulsante na veia artística do nosso povo, o samba e o pagode sempre se renovam a cada gerações de sambistas. Sendo assim, preparamos esse compilado com as novas vozes do samba pra você curtir e se inteirar da cena atual. Acompanhe!

5 novas vozes do samba pra você se ligar em 2021

1. Diney

Com uma veia antirracista, o samba do Diney expressa a potência da forma negra de conquistar o mundo! Assim sendo, esse cria de Marechal Hermes (subúrbio do Rio), logo logo estará entre os mais notórios intérpretes desta geração.

Até porque o cara já tem deixado sua marca na história recente do samba, como compositor. Tendo em vista que assinou grandes sucessos gravados por grupos de renome como Só Pra Contrariar, RevelaçãoMolejo, Pique Novo, Swing e Simpatia, etc. 

Além disso, uma vasta gama de cantores da música brasileira também gravaram músicas de Diney, a lista é longa e vai de Belo a Caetano Veloso.

No entanto, só recentemente o artista teve o ímpeto de se lançar em carreira solo como intérprete de suas canções. E para conquistar o público com mais essa faceta de sua veia artística, Diney convoca uma banda competente com a  qual tem excursionando para divulgar o show “Axtrai”.

As canções defendidas nas apresentações são em sua maioria o repertório do seu primeiro e único disco até aqui, lançado em 2015. 

Além disso, em seu canal do YouTube, o artista tem lançado vários materiais inéditos, a exemplo do videoclipe que você assiste na sequência!

2. Adriana Araújo

Direto da periferia de BH, Adriana Araújo se afirma como uma das novas vozes que reforçam a representatividade da mulher no samba mineiro. 

Aliás, como artista nascida e criada na Pedreira Prado Lopes, na região da Pampulha, sua arte fortalece também a luta do artista periférico. Tendo em vista que o aglomerado é também um dos berços do samba na capital mineira.

Assim como o mano Diney, Adriana já tem uma bela e respeitável trajetória no samba, tendo dividido o palco com estrelas desse estilo como Leci Brandão, Jorge Aragão e Fabiana Cozza. No entanto, sua estreia em disco foi neste ano de 2021 em que a cantora gravou seu primeiro álbum intitulado, “Minha Verdade”.

3. Samprazer

O Samprazer está com novidade no mercado do pagode! Isso mesmo, essa galera gravou um DVD ao vivo intitulado ‘‘Pic Nic do Samprazer’’. Aliás, o registro está imperdível e recheado de participações especiais! Além de músicas inéditas e clássicos de seu repertório, o grupo recebeu convidados como Anderson do Molejo, Turma do Pagode, Grupo Presença e muito mais!

O show também brinda o público com vários medleys e uma gama variada de clássicos do samba e do pagode, tudo pra galera cantar junto e se emocionar! Além disso, das 14 faixas executadas no show, 6 são novas composições fresquinhas. 

E as novidades não param por aí, os novos membros da atual formação da banda também foram apresentados no show. Já o carro chefe desse registro foi um medley composto pela reinterpretação de 3 canções. As músicas escolhidas foram, respectivamente: ‘‘Além do céu’’, ‘‘Amor pra valer’’ e ‘‘É de arrepiar!’’

A proposta do trabalho é justamente criar um clima familiar e trazer o espectador para participar e cantar junto os sucessos do grupo. Além disso, com a ajuda de grandes nomes do samba que participam do projeto, o Samprazer quer dar alento às pessoas através de sua arte. 

E é justamente esse clima de união e amizade que fica evidenciado no palco. Afinal, esse tem sido acima de tudo o principal papel da música em tempos de pandemia. Confira!

4. Samba de Moça Só

E dá-lhe mulherada quando o assunto é protagonismo cultural na música brasileira! Pois o projeto ‘‘Samba de Moça Só’’ veio para somar no rolê da representatividade feminina na música brasileira! Composto por musicistas aracajuanas, o grupo oferece uma mistura envolvente de sons que vai te pegar na primeira audição! 

Sendo assim, no caldeirão das meninas, elementos do samba e do pagode de todas as vertentes e gerações são incorporados. Aliás, a paleta de referências é bastante variada, indo de Cartola à Raça Negra!

Com as bênçãos da rainha Leci Brandão, a banda estreou em alto estilo em 2011 e, desde então, as meninas têm trilhado com muita raça o caminho do samba autoral. Nessa já consideravelmente longa trajetória, tocaram com gente como João Bosco e Jorge Aragão

Além disso, já são figurinhas carimbadas na cena do samba sergipano, figurando nos principais festivais locais. Ao mesmo tempo, o Samba de Moça Só tem se firmado também como uma das principais atrações do tradicional carnaval da cidade!

Muito mais do que um fenômeno local, elas já ganharam prêmios e foram destaque em vários festivais de música Brasil afora. Dessa forma, estão a cada ano consolidando o samba feito e cantado por mulheres como um novo paradigma do gênero. Confira a competência das minas no palco!

5. Grupo Teresa

Mesclando samba e pagode com fluidez e naturalidade, as meninas do Grupo Tereza também chegam para reforçar o coro das mulheres empoderadas do samba! Aliás, com 11 anos de história, as mineiras têm uma equipe toda composta de minas, incluindo a galera da produção e gestão do projeto.

O som do Grupo Teresa é um exemplo de que é possível aliar tradição e modernidade no samba! Ou seja, em sua música estão presentes tanto os elementos musicais e estéticos de matriz africana quanto se verifica o frescor das novas tendências do samba de nosso tempo.

Produto de um trabalho bastante apurado de pesquisa e preservação da cultura musical afro-brasileira, o samba do grupo incorpora elementos do ijexá e do samba raiz, sem deixar de lado o pagode noventista clássico. 

Tanto que, em 2020, as meninas completaram 10 anos de samba e, para celebrar, realizaram uma live com releituras incríveis de sucessos do pagode daquela década. 

Confira a vibe dessas musicistas incríveis no estúdio no vídeo que segue!

Então, esperamos que você tenha curtido conhecer essas novas vozes do samba. No entanto, caso queira se ligar em ainda mais artistas da nova cena desse estilo, não deixe de acessar também a nossa playlist exclusiva com o melhor do samba atual!