1. Página inicial
  2. blog
  3. Descobrindo a novíssima música brasileira
  4. Palco MP3 indica: conheça os novos artistas Groover no mês de setembro

Palco MP3 indica: conheça os novos artistas Groover no mês de setembro

Por: Thiago Fagundes

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

Se você é um artista independente querendo promover seu trabalho, tem que conhecer a Groover Music. Essa plataforma foi pensada especialmente para ajudá-lo a conseguir seu lugar nos grandes palcos. Neste post, você vai saber um pouco mais sobre essa ferramenta e conhecer os novos artistas Groover do mês de setembro. Vem com a gente!

Antes dos novos artistas Groover, se liga na plataforma

Agora parceira do Palco MP3, a Groover Music foi pensada para fazer com que suas músicas cheguem aos ouvidos certos. Isso mesmo, estamos falando de uma plataforma web que faz a ponte entre o seu trabalho e as melhores mídias de promoção musical. Sim, estamos falando de sites especializados, rádios, podcasts, selos e até gravadoras.

Dessa forma, você poderá enviar seu som e contar com feedbacks exclusivos de gente da indústria e com a cobertura de veículos relevantes em seus lançamentos. Ou seja, agora você tem à disposição uma ferramenta e tanto para viabilizar uma carreira de sucesso na cena independente!

E, por falar nisso, o circuito independente nacional, apesar da pandemia, está a todo vapor. Aliás, continua sendo um celeiro de talentos inusitados prontinhos para emergir no cenário do mainstream. E, como não poderia deixar de ser, a gente aqui do Palco está de olho nas novidades!

É legal demais descobrir essas novas vozes da nossa música popular dos quatro cantos do país, não é mesmo? Se você também se amarra num som novo, se liga em nosso top 5 artistas Groover deste mês de setembro!

Top 5 novos artistas Groover de setembro

1. Glau Barros

Glau Barros é uma veterana do samba gaúcho. Atriz e cantora inspiradíssima, ela é uma das vozes femininas mais interessantes do gênero. No entanto, apesar de estar há tempos brilhando nos palcos e teatros do Brasil, Glau só recentemente pôde lançar seu álbum de estreia, o aclamado: “Brasil Quilombo”, que saiu em 2019. 

Além disso, ela integra o coletivo musical “A voz suprema do samba é a liberdade”, projeto que toca em parceria com outras cantoras negras e artistas LGBTQIA+. A ideia dessa galera é soltar, durante o segundo semestre de 2020, singles que vão culminar no lançamento de um álbum cheio em 2021.

E foi dessa colaboração que surgiu a excelente faixa que você confere aqui: o clipe de “A nossa dor”. O som é uma mistura bem elaborada de rap e samba-choro, com arranjos de cordas e beats crocantes de trap. As responsáveis por essa alquimia sonora são a própria Glau Barros, as meninas do 50 Tons De Pretas e o grupo Choro das Gurias.

Do ponto de vista da lírica e do discurso, essa galera manda bem demais, refletindo de forma contundente sobre os desafios da luta antirracista no atual cenário político. Saca só que lindão o clipe dessa galera!

2. UmSebastião

UmSebastião é outro destaque atual que já está há uma cota no rolê da música independente. No ano de 2020, o músico paraense resolveu investir no autoral com o lançamento do seu EP de estréia: o “Maré Alta”. 

Posteriormente, o artista soltou o single “Quando Tudo Isso Passar”. Essa canção causou bastante comoção nas redes sociais e plataformas de streaming. Principalmente por tratar de forma lírica e sensível o dramático momento que vivemos na pandemia.

Já em 2021, UmSebastião surpreende novamente com a faixa “Céu de Agosto”, que traz todo um clima Clube da Esquina, com pitadas de dream pop. Confere aí essa joia rara!

3. Lekinnn

Esse artista “chegou chegando” na cena com sua mistura de samba-rock, indie, soul e lo-fi. É isso aí, galera, pense em uma mistura do swing “viajandão” do Jorge Ben com o som vibes do Mac Demarco. Enfim… São mais ou menos essas as coordenadas pra gente entender qual é a do som do Lekinnn.

Nessa perspectiva, você também pode sacar nas composições do artista uma pegada meio vaporwave em alguns momentos. Sim, o cara é competente em criar um clima intimista recheado de elementos como sons retrô de sintetizadores e saturação de fita analógica. 

Na cena desde 2019, Lekinnn já lançou um álbum cheio, dois EP’s e sete singles. Dessa relativamente vasta produção, queremos dar destaque à excelente “Meu hotel 1 estrela”. Aqui o cara destila sua veia romântica com uma estética bem peculiar, misturando synths e cuíca. Saca só!

4. IKA

O som do IKA te pega em cheio na primeira audição, tanto pela qualidade das performances vocais quanto pelos timbres maravilhosos que o cara tira no estúdio. Esse compositor, músico e produtor norte-mineiro é definitivamente um artista pra galera prestar bastante atenção!

Trabalhando em suas tracks em um estúdio em Montes Claros, interior de Minas Gerais, esse artista conseguiu ultrapassar a marca de 1 milhão de streams nas plataformas digitais. Além disso, tem feito parcerias com artistas de outros países e conseguido chamar a atenção do público lá de fora. Suas produções passeiam por gêneros diversos como o pop acústico, o Hip Hop e o EDM. Ficou curioso? Então confira a super bem produzida “Fly Away Acoustic”, seu mais recente trabalho.

5. Rayan Carlo

Agora, se sua praia é um som pra curtir na balada, vale a pena dar um confere no som do Rayan Carlo. O cantor, instrumentista, compositor e produtor musical mineiro já foi destaque em programas populares de TV e fez parcerias com artistas renomados do mainstream da música brasileira.

Em carreira solo, lançando-se como cantor, o cara fez barulho com o single “TIKUTUCO”, que foi, inclusive, sucesso das paradas do verão em Portugal. Esse êxito comercial lhe rendeu contrato com uma produtora europeia, em 2014, e grande exposição lá fora.

Agora voltado para o mercado nacional, o cantor lançou em 2020 seu DVD com canções inéditas. Com as participações de Léo Magalhães e Tatau (ex-Araketu), esse trabalho tem tudo pra hitar a carreira do músico. 

Confira a contagiante “O Brasil tá vendo”:

Então, galera… Esperamos que o nosso top artistas Groover deste mês tenha dado novos ares às suas playlists. Aliás, para aproveitar o embalo das novas descobertas sonoras, confira também nossa playlist exclusiva, “Seleção Groover”, no Palco! Assim você amplia ainda mais seus horizontes sobre a novíssima música brasileira!

Thiago Fagundes