1. Página inicial
  2. blog
  3. Descobrindo a novíssima música brasileira
  4. 7 novos artistas para ouvir durante os dias que você ficar em casa

7 novos artistas para ouvir durante os dias que você ficar em casa

Por: Gustavo Morais

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

Nos últimos dias, a pandemia do coronavírus provocou isolamento social ao redor do mundo. É tempo de ficar em casa e, mais do que nunca, tomar cuidados com assepsia e higiene pessoal.

Ficar muito tempo sem sair para fazer seus “corres do dia a dia”, pode até despertar bad vibes. O que muita gente esquece, no entanto, é que sempre há meios para espantar qualquer estresse. E é aí que a música entre em cena, meu amigo e minha amiga, com o papel de trazer alívio e refrigério! Por essas e outras, cá estou para te aplicar o som de 7 novos artistas para você ouvir durante os dias que ficar em casa.

Ajuste aí os seus fones, se ajeite em um cantinho confortável, abra o seu coração… e permita que o talento dessa galera da novíssima música brasileira possa percorrer por cada uma das dimensões do seu ser! Ah! A lista é bem democrática, ou seja, tem canções de todos os sabores, cores e texturas.

Bora conferir esse billete?

[Antes de partir para o seu garimpo musical, por favor, confira se já lavou as mãos ?]

Bruno Schiavo – rock

Bruno Schiavo , força jovem no rock brasileiro

Bruno Schiavo (Divulgação)

Para cada vez que alguém diz que o pop rock nacional “já era”, uma porção de roqueiros surge no Palco MP3. O estilo pode estar longe da mídia, mas jamais esquecido por quem curte música.

Natural de São Paulo, o cantor Bruno Schiavo é um dos grandes expoentes da nova safra roqueira da novíssima música brasileira. O trabalho de Bruno transita entre o experimentalismo e a ruptura de fronteiras na música brasileira.

O disco de estreia dele é A Vida Só Começou, lançado em 2020. As músicas exalam tropicália, Arnaldo Antunes, Clube da Esquina e vários outros elementos da nossa cultura. Veja o clipe do single California e perceba como Bruno Schiavo mostra que o rock não está em crise…o rock é a crise!

Gabriel Lunelli – folk

O músico baiano Gabriel Lunelli é sensação do folk brasileiro

Gabriel Lunelli (Divulgação)

A pegada acústica da música folk já conquistou um espaço nas playlists e corações do povo brasileiro. Se encontrar nas melodias e harmonias que surgem nos pianos, violões, violinos, ukuleles, etc e tal, é um caminho sem volta.

Quem entende muito bem desse riscado é o bom baiano Gabriel Lunelli. Envolvido com música desde a infância, esse artista tão polivalente já fez parte de bandas, participou de festivais, escreveu trilhas, além de produzir e gravr o seu segundo trabalho autoral, que está sendo lançado ao longo de 2019/2020.

O single mais recente de Gabriel é a faixa A Bicicleta Azul, que marca um feat. com Banda Mel & Alobened. Com muito bom gosto e ousadia, o arranjo da canção é temperado com os batuques tribais do axé.

Julia Jóia – pop

Julia Jóia desponta como expoente do pop nacional

Julia Jóia (Divulgação)

A carioca Julia Jóia é, com o perdão do trocadilho, um tesouro da música pop nacional. Independente de qualquer situação, 2020 certamente será “o ano” dessa artista tão singular.

Como tende a escrever de maneira bem pessoal, praticamente autobiográfica, Julia acaba entregando canções que geram identificação no público. Se ouvir as músicas Retratos e 5 da Manhã, por exemplo, você consegue enxergar capítulos de sua história nos versos tão diretos que a cantora e compositora propõe.

Gravada em parceria com o rapper Anchietx, a canção Bem Melhor é o single mais recente de Julia Jóia. A música faz uma interessante conexão das batidas do hip hop com toda a energia da música pop. Cantada em português, a letra é o detalhe que mantém os pés da artista no território da novíssima música brasileira.

Alexandre Z – indie

Alexandre Z, duo de música indie

Alexandre Z (Divulgação)

Depois de encontrar muita resistência, a música indie conseguiu driblar as desconfianças e se firmar junto ao grande público. As referências sonoras, que vão do pop rock ao techno pop dos anos 80, deram ao estilo uma forte base de fãs.

O indie brasileiro vai muito bem, diga-se de passagem. A banda carioca Alexandre Z, inclusive, é um dos responsáveis por esse caminho tão bem sucedido que essa vertente vem traçando no cenário da música jovem.

O trabalho mais recente da banda Alexandre Z é o EP Descolado, que agrupa as faixas Só Passa e A Vida Pede Mais. O som é dançante, contagiante e devidamente preparado para arrancar sorrisos de alívio até no mais escuro dos dias.

JM Puxado – forró

JM Puxado, cantor de forró potiguar

JM Puxado (Facebook)

O forró nunca sai de moda, né mesmo? E o mais legal de tudo é que as forrozeiros tradicionais convivem pacificamente com a turma adepta das modernidades. No final das contas, o que importa é espalhar alegria e colocar todo mundo para dançar.

Quem tem feito um trabalho notável é o querido JM Puxado. Com voz potente, carisma de sobra e pura energia, esse cantor potiguar tem arrastado as multidões. O som dele faz um perfeito equilíbrio entre as referências do forrozão das antigas e os elementos eletrônicos que são lugar comum no cenário forrozeiro atual.

O single mais recente do grande JM é a contagiante Eu Aceito. Porém, não posso te deixar passar por este post sem conferir um pouquinho da energia única do DVD Live Manaus.

T.I Viven.cia – hip hop

T.I Viven.cia é força jovem no hip hop nacional

T.I Viven.cia (Divulgação)

A nova safra do hip hop brasileiro é um caldeirão de referências. De maneira democrática e justa, o espaço está aberto para quem faz rimas sobre temas românticos, cotidianos e conscientização.

Diretamente de Campos do Jordão, o mano T.I Vivem.cia usa a caneta e o microfone para dar voz aos anseios e sonhos da comunidade. Bastante talentoso, esse artista consegue canalizar em música uma pá de ideia consciente.

O single mais recente do parça é Olhos Famintos. Vai por mim: é impossível ser a mesma pessoa depois de prestar atenção nas verdades derramadas na letra.

Lou & May – pop

O duo Lou & May, sensação do pop nacional

Lou & May (Divulgação)

A nova geração do pop nacional faz um som que emana boas vibrações, calmaria e sensação de conforto. E convenhamos: em tempos de isolamento social, mais do que nunca, é necessário ouvirmos canções que motivam bons pensamentos.

Disso tudo, o duo catarinense Lou & Mary entende muito bem!

Em 2020, elas já lançaram três músicas do projeto Sol e Mar SessionsRoda da Vida, Sol e Mar e uma versão artística para a já conhecida Habitei Meu Coração.

E seguindo a maré das boas vibrações dos artistas acima, vou ficando por aqui. E se você curtiu essas forças da novíssima música brasileira, não deixe de compartilhar o link deste post aí nas suas redes sociais e grupos de WhatsApp. Juntos, somos mais fortes na hora de espalhar nossos talentos mundo afora 😉

Gustavo Morais