1. Página inicial
  2. blog
  3. Dicas de Carreira
  4. O que é ISRC: entenda a identificação de gravações musicais

O que é ISRC: entenda a identificação de gravações musicais

Aprenda o que é, como obter e a importância do código ISRC para artistas musicais!

Por: Laryssa Costa

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

Se você é artista independente e está se preparando para lançar a sua música, você precisa saber o que é ISRC. Isso porque esse código de identificação é essencial para administrar sua obra e os direitos por ela.

Assim, o ISRC é relevante em toda a cadeia da música, tanto para cantores quanto para instrumentistas, produtores e distribuidores. Por isso, preparamos um guia completo para você entender o que é ISRC, como obtê-lo e qual a importância dele em sua carreira!

O que é ISRC?

Antes de tudo, o ISRC é a sigla para International Standard Recording Code (Código Internacional de Normatização de Gravações). Ou seja, sua função é identificar a gravação de um fonograma.

Vale relembrar que um fonograma é toda obra que foi produzida, gravada e, frequentemente, encaminhada à distribuição de música, seja em streaming, CDs ou vinis.

O ISRC foi desenvolvido pela indústria discográfica internacional através da International Organisation for Standardisation, para suprir a demanda de identificar gravações de música e vídeo. Assim, a ISO 3901:2001 reconhece e valida a versão praticada hoje pelos órgãos competentes.

Nesse sentido, o ISRC nada mais é do que um código de 12 caracteres, com letras e números, para identificar gravações sonoras e de vídeos musicais. Nesse caso, os vídeos são aqueles para apoiar o lançamento de uma faixa.

Uma vez que um fonograma possui um ISRC, ele passa a ser encontrado mais rapidamente, facilitando as questões de direitos autorais. O ISRC é válido durante toda a vida e não é passível de alteração, sendo exclusivo apenas para uma gravação.

Surgiram novas versões, houve mudança de melodia e/ou de letra na música? Será necessário um novo ISRC para cada modificação, pois não é permitido utilizar o primeiro para outra gravação.

Ou seja, quando bater a dúvida sobre o que é ISRC, lembre-se que ele é a “identidade” das gravações, assim como um CPF ou um CNPJ.

A divisão dos caracteres do ISRC é feita de acordo com a sequência de:

  • Código do país
  • Código do registrante
  • Ano do registro
  • Código para rastreamento

Ilustração que explica a divisão de caracteres de um código ISRC
Explicação da divisão dos caracteres de um código ISRC (Foto: Palco MP3)

No início, o ISRC era gerado pelo ECAD e suas sociedades, como a UBC. Agora, devido à alta demanda, alguns agregadores digitais habilitados pela Federação Internacional da Indústria Fonográfica podem gerar o código ISRC.

Como obter o ISRC?

O responsável pela solicitação do ISRC deve ser o produtor fonográfico da obra, que é quem arcou com os custos da gravação. Pode ser o próprio artista, uma gravadora, outra pessoa física ou jurídica.

As etapas de como gerar ISRC são:

  • Primeiramente, é necessário filiar-se na categoria de Produtor Fonográfico para gerar os códigos, direto na ABRAMUS (Associação Brasileira de Música e Artes). Após a filiação, é hora de realizar o cadastro da obra;

  • Faça o login, selecione o botão de cadastro, vá à aba “fonograma”, crie um novo cadastro e confirme se você é produtor/autor;

  • Pesquise pela obra cadastrada e selecione seus dados. Em seguida, uma nova aba aparecerá. A caixa de gravação própria já estará selecionada, e você não conseguirá selecionar o campo do ISRC, pois ele é gerado posteriormente;

  • Clique em enviar para Abramus → Sim → Insira a data de preenchimento do processo. Agora, ao selecionar o tipo de mídia, é recomendado deixar o campo em “TODOS”, para abranger streaming e mídia física;

  • Em seguida, selecione como foi a gravação: em estúdio, ao vivo, remix, trilha ou biblioteca. Agora, marque o país de origem e a publicação, com a opção “Brazil”. Preencha a data de gravação e de lançamento, a duração, se é instrumental ou não, nacional e deixe a publicação simultânea selecionada com “sim”;

  • Na próxima etapa, atente-se: você deve se cadastrar como titular e adicionar os demais participantes, para que eles recebam os respectivos direitos. Cadastre todos os dados solicitados, acrescente os integrantes de cada categoria ou coletivo, calcule o percentual e siga para a próxima etapa.

  • Por fim, envie o arquivo do fonograma, sempre em WAV, e aceite os termos de uso. Agora, é só salvar! Você poderá acompanhar os status do processo, que já contém seu ISCR antes do nome.

Em caso de dúvida, acompanhe este tutorial:

A importância do ISRC para artistas

Agora que você já sabe o que é ISRC e como obtê-lo, está na hora de entender o impacto dele em sua carreira. Ao obter o ISRC para sua gravação, você garante legalmente a autoria do fonograma e não terá problemas para comprovar que é seu.

Além disso, a identificação de músicas vale também para fins de streaming e execução, resguardando os direitos de reprodução pública em estabelecimentos.

Ademais, é por meio do ISRC que a arrecadação e a distribuição dos direitos é feita, dividindo de acordo com as porcentagens de cada envolvido. Por fim, o registro de músicas é um aliado no combate à pirataria, devido à marca única de cada fonograma.

Como saber o ISRC de uma música?

Descobrir o ISRC de uma música é bem simples. Basta acessar o site ISRC Search, digitar o nome do artista ou o título da canção e clicar em “Search“.

As pesquisas podem ser feitas, ainda, de modo avançado, informando mais dados, ou procurando pelo próprio código.

Vale ressaltar que, após a solicitação do seu código ISRC, ele ainda vai demorar algumas semanas para estar disponível para consulta. Então, não se desespere!

Agora, se você participou de alguma gravação e está com dúvida se o produtor fonográfico da obra te creditou no ISRC, pode conferir o cadastro. Para isso, basta acessar o portal Ecadnet, se cadastrar com e-mail e senha e confirmar o seu login. Em seguida, selecione a aba “Repertório” e visualize a Consulta Repertório Ecad.

Será necessário escolher a opção de “obra musical”, “fonograma” ou “titular” e preencher o campo de pesquisa com o nome do fonograma. Ao realizar a pesquisa, você verá a data de lançamento, data de publicação e país de origem, além dos titulares envolvidos.

Agora que você já sabe da importância da identificação de músicas e descobriu o que é ISRC, está na hora de cadastrar suas obras!

Para isso, basta acompanhar nossas dicas detalhadas de como lançar uma música e dar mais um passo na sua carreira.

Boa sorte, artista independente!

Laryssa Costa