Você sabe o que é press release? Ou, até mesmo, como ela pode ser útil para divulgar o seu trabalho? Em resumo, é um texto enviado pelo artista (ou pela assessoria) para a mídia. É comum que o seu principal objetivo seja gerar visibilidade para algo ou algum acontecimento.

E aí, ficou curioso ou curiosa para saber mais e aprender a como fazer um? Nos próximos parágrafos, trouxemos os principais pontos que julgamos importantes sobre o tema. Confira e aproveite!

O que é press release

Entender o que é press release é essencial para artistas independentes que cuidam da sua própria carreira. Isso porque o material nada mais é do que um comunicado ou boletim enviado para os meios de comunicação. Neste sentido, seu propósito costuma ser informar algo para a mídia ou divulgar alguma ação.

Ações que podem ser desde show, parcerias à, até mesmo, lançamentos de novas músicas.  Como resultado, auxiliam a gerar mais visibilidade na carreira do artista e no que mais ele quiser divulgar.

Para que serve a press release

Como dito anteriormente, o principal objetivo de um press release é comunicar algo a mídia ou divulgar uma ação. Jornalisticamente falando, a ideia do material é servir como um resumo, mostrando o que será feito. Lado a lado, deve instigar o repórter que o receberá a querer saber mais e claro, despertar interesse.

Logo, se o acontecimento se mostrar relevante para o veículo em questão, você e/ou a sua banda podem ser divulgados.

Dependendo do tema e do valor do comunicado, tudo isso pode acontecer de forma gratuita e quase espontânea.

Qual a importância da press release para artistas independentes

Fato é, nem toda release enviada para a mídia será publicada. Até porque cada veículo possui a sua linha editorial – tipos de conteúdo que posta – e sua ordem de prioridade. Por outro lado, caso aconteça a postagem, pode ser muito importante para o artista. Ainda mais para aqueles que atuam de forma independente, sempre buscando oportunidades para ter mais visibilidade.

Pensando nisso, a seguir, separamos algumas das principais vantagens dos resumos.

Gera reconhecimento no mercado

Como diria uma das clássicas frases do marketing, é preciso ser visto para ser lembrado. Assim sendo, ao ter espaço nos meios de comunicação, você ganha visibilidade e reconhecimento. Tanto em um sentido de ser conhecido por novos públicos, como mostrar para quem conhece você as novidades.

Isso sem falar na possibilidade de ganhar reconhecimento na sua cidade. Afinal, principalmente para quem está começando, o apoio local pode ser muito importante.

Alcança novos públicos

Para além da sua bolha, isto é, público construído nas redes sociais e rede de amigos, a press release pode alcançar novas pessoas. Pense só, os leitores, ouvintes ou telespectadores daquele canal entrarão em contato com você e com o seu trabalho. E sabe o que é melhor?

Podem ser pessoas que não conheciam o seu trabalho. A partir desse primeiro contato, começam, também, a divulgar você para outras pessoas.

Ajuda a conquistar patrocinadores e/ou parceiros

Ser divulgado por um veículo local e/ou de prestígio pode ajudar a conquistar novos patrocinadores e/ou parceiros. Isso porque a visibilidade auxiliará na construção de networking e de entrar em contato com pessoas influentes. Principalmente aqueles que você possivelmente não teria acesso de forma convencional.

Auxilia na conquista do selo de verificado no Instagram

Acredite, parece bobo, mas o selo de verificado no Instagram pode trazer credibilidade para o seu serviço. E, no momento, para conquistá-lo, você precisa mandar para a plataforma uma notícia em um veículo de comunicação.

Por mais simples que isso possa parecer, a marcação também auxilia a fazer novos negócios, visto que passa credibilidade.

Como criar uma press release

Quando você sabe o que é press release e qual a importância, fica mais fácil criar a sua versão. Em síntese, assim como qualquer texto jornalístico, deve ser um material claro e que transmita a mensagem com todas as informações necessárias.

No caso dos conteúdos textuais, normalmente, o primeiro parágrafo, conhecido como lead, deve responder às principais questões sobre o tema. Em outras palavras:

  • o que aconteceu;
  • quando aconteceu;
  • porquê aconteceu;
  • quem são os envolvidos;
  • onde aconteceu.

Ao ter uma introdução mais completa, mesmo que o leitor não leia todo o texto, ele saberá os principais pontos.

Logo após, você pode desenvolver melhor o seu texto e cada um dos seus tópicos. Lembrando que o material precisa ser claro e objetivo. Costumamos dizer que o texto deve ser entendível para qualquer pessoa que for ler. Não só quem já conhece o seu trabalho, como aquelas que estão chegando agora.

Divulgue o seu trabalho com a gente!

Ao longo deste conteúdo, explicamos o que é press release e todas as informações necessárias para divulgar o seu lançamento. Em síntese, é um material enviado para a mídia que pode ajudar a impulsionar a carreira do artista.

Agora que já sabemos um pouco mais desse recurso, queremos convidar você a se cadastrar aqui no Palco. Vamos ajudá-lo a dar os próximos passos na sua carreira e a conquistar mais visibilidade! 😉