1. Página inicial
  2. blog
  3. Descobrindo a novíssima música brasileira
  4. 5 lançamentos da música independente para você ouvir hoje

5 lançamentos da música independente para você ouvir hoje

Por: Gustavo Morais

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

A nova cena da música brasileira está cheia de bons frutos. Seja lá qual for o estilo, essa galera talentosa não para de produzir e de lançar canções autobiográficas, reflexivas e que retratam episódios da vida da gente.

Se você curte música independente, este post é o lugar ideal para seus olhos e ouvidos. Se prepare por aí, ajuste o volume do seu som e aproveite o seu garimpo musical de hoje ?

Queda Pra Cima – Marcus Alves

Cantor Marcus Alves

Marcus Alves (Foto/Kayan Viana)

Em 2019, o cantor sorocabano Marcus Alves lançou o ótimo EP Cores e Corres. Com um leque sonoro bastante abrangente, esse artista transita entre jazz, samba, rock, pop, groove, rap, funk, soul e música eletrônica.

A bola da vez do trabalho dele é a faixa Queda Pra Cima. A canção é marcada especialmente pela brasilidade, presente nas percussões, e pelo seu poderoso refrão pop, que remete ao clima tropical festivo e leveza com que o brasileiro leva a vida.

Queda Pra Cima faz parte do disco homônimo que Marcus Alves vai lançar ainda em 2020. O álbum reúne 10 canções. As temáticas das letras lidam com assuntos sérios, como depressão, amor e o estilo de vida rápido. Enquanto o CD não vem, você pode curtir o clipe do primeiro single 😉

Pela Janela – Pedro Mann

Pedro Mann na sacada de sua casa, no rio de janeiro, tocando violão

Pedro Mann (Legenda)

Conhecido por projetos como o Bondesom, o carioca Pedro Mann é cantor, compositor e multi instrumentista.  Atuando como baixista, esse artista completo já dividiu o palco com Gilberto Gil, Roberta Sá, Forróçacana e Geraldo Azevedo.

Intitulado O Mundo Mora Logo Ali, o primeiro disco solo de Pedro foi lançado em 2013. Atualmente, ele está preparando um novo álbum de estúdio. Analisando a solidão dos dias de quarentena como uma oportunidade para prestar atenção em si mesmo, Pedro acaba de lançar Pela Janela.

“Nesse lançamento quis traduzir um pouco dos meu dias de quarentena. A letra de fala sobre encontrar um lugar de paz dentro da gente, um lugar que não nos deixe desabar diante das notícias do mundo”, conta Pedro Mann.

A faixa, que chega com um clipe gravado pelo próprio artista, foi inspirada e registrada nestes dias de isolamento social.

Sorte No Amor – Drops 96

membros da banda Drops 96

Drops 96 (Foto/Divulgação)

A banda Drops 96 começou lá em 2006, nos corredores de um dos colégios da cidade da cidade do Rio de Janeiro. De lá pra cá, são muitos anos de realizações, projetos e amadurecimento artístico.

Em 2013, o Drops 96 lançou o seu primeiro CD, A Força, financiado através de um projeto de crowdfunding. No ano seguinte, a banda lançou o EP Felicidade em Estar Aqui. No ano de 2016, veio o segundo disco, Busque Mais da Vida, também financiado através de crowdfunding.

Em 2020, a Drops 96 lança seu novo single, Sorte no Amor . A faixa conta com participações de Nicão, baterista da Selvagens à Procura de Lei, e do rapper carioca Josbi.

Valor do Abraço – Pacificadores

Membros da dupla Pacificadores, expoente do rap nacional

Pacificadores (Foto/Divulgação)

Ícone do rap nacional, a dupla Pacificadores é uma das responsáveis por colocar Brasília no rolê. Com um bom tempo de caminhada, esses manos estão sempre na função de lançar rimas que retratam o cotidiano, vida nas periferias e romance “vida loka”.

O novo som dos caras é o single Valor do Abraço. A letra da música reflete sobre a questão da empatia e simplicidade. Afinal de contas, todo dia é dia de valorizar as coisas mais simples da vida.

Se liga só na qualidade do papo reto:

Em Par – Clara x Sofia

Dupla Clara x Sofia, sempre elegante

Clara x Sofia (Foto/Instagram)

Agitando o pop nacional, a dupla Clara x Sofia é puro talento, carisma e good vibes. Ao longo de seus três anos de carreira, o duo de amigas cumpre o propósito de trazer muita alegria, cor e música boa para o pop brasileiro.

A romântica Em Par é a nova canção de trabalho delas. Fruto de um trabalho conjunto de Clara, Sofia e Lipe Carvalho, a canção é uma declaração de amor certeira pra mandar pro crush. Se liga só na mensagem clara, direta e exata dos versos:

“Ai, que coisa louca! Não é que a vida é boa?
Ela leva leve pro lado de lá
Universo, eu te peço: nunca deixa isso passar”

Dê o play e se liga no clipe:

Não que todas as canções acima tenham sido criadas com base neste período de isolamento social. Mas, como você sabe, a música tem o poder de suavizar este momento tão incerto. Por isso, meu amigo e minha amiga, te convido a curtir a playlist Músicas Sobre a Quarentena.

Músicas Sobre a Quarentena, playlist criada pelo Palco MP3

Seleção de músicas deixa sua quarentena bem mais leve (Imagem/Palco MP3)

A curadoria artística do Palco MP3 selecionou essas faixas com muito carinho, cuidado e respeito. E se você chegou até aqui, que tal ajudar a espalhar esse som? Basta compartilhar o link deste post, nas suas redes sociais e grupos de WhatsApp, sempre marcando a galera que curte o que há de melhor na música independente ?

Gustavo Morais