1. Página inicial
  2. blog
  3. Descobrindo a novíssima música brasileira
  4. Dia Internacional do Reggae: celebre a data ao som da 5 feras da nova geração regueira

Dia Internacional do Reggae: celebre a data ao som da 5 feras da nova geração regueira

Por: Gustavo Morais

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

O Dia Internacional Reggae, (IRD – International Reggae Day) foi inspirado por Winnie Mandela, durante visita oficial à Jamaica, em julho de 1991, com o marido Nelson Mandela. A viagem aconteceu logo após o lendário líder político sair da prisão. A Sra. Mandela enalteceu a força do reggae para inspirar as pessoas da África do Sul em face do regime de Apartheid.

Uma data especial para reconhecer e celebrar o poder deste movimento, que mistura arte e estilo de vida, pareceu apropriado. Foi então que Andrea Davis deu os primeiros passos para a criação de um festival para comemorar o Dia Internacional do Reggae, que foi lançado em 1 º de julho de 1994.

A celebração do IRD tem sido promovida anualmente desde a sua proclamação pelo Governador Geral da Jamaica, em 2000. Um festival de 24 horas celebrando o melhor da criatividade Jamaicana e seu impacto na cultura.

Já que a nação regueira tem espaço na música brasileira, nada mais justo do que nós aqui do Palco MP3 fazermos parte dessa celebração! Para isso, cá estou para te aplicar o som de 5 artistas do reggae nacional. Prepare aí seus fones de ouvido, abra a mente e aproveite as good vibes ?

Andreia Dacal

Andreia Dacal e seu parceiro de reggae fazendo um som

Andreia Dacal (Foto/Facebook)

A cantora, poetisa e compositora Andreia Dacal faz de sua música uma ponte entre o Brasil e a Jamaica, misturando reggae, ragga, dub, rap e mpb com uma pegada experimental. Natural de Niterói (RJ), ela já tocou em países da Europa, Ásia e África.

Inquieta por natureza, como deve ser o artista visionário, Dacal está sempre em movimento com uso das ferramentas multimídia para difusão da mensagem roots de sua música.

Andreia iniciou sua carreira artística em 1996 e já lançou vários discos e singles. Seu trabalho mais recente é o single Sobrevivente, lançado em 2020. É só dar o play e encarar a realidade como, de fato, ela é.

Sô Vibe

Tendo como núcleo principal os músicos Arlis dos Santos (voz/violão) e Kayque Menezes (teclado), o grupo Sô Vibe surgiu em Visconde do Rio Branco (MG), em 2013. A sonoridade é influenciada pelo reggae, mas sem desprezar a pegada pop, e as canções passam muita energia, romantismo e positividade.

Arlis e Kayque Menezes, integrantes da banda mineira Sô Vibe

Arlis e Kayque comando o reggae pop do Sô Vibes (Foto/Facebook)

Com alguns bons anos de estrada, a galera do Sô Vibe já lançou alguns discos. O trabalho mais recente deles é o EP Do Nosso Jeito, de 2019. São cinco canções sobre natureza, vida simples e alto astral.

Nathan Ribeiro

Músico Nathan Ribeiro faz reggae com ukulele

Nathan Ribeiro (Foto/Facebook)

Carioca de berço, mas radicado em São Paulo, Nathan Ribeiro faz um reggae cheio de referências do pop e do R&B. Sempre com uma boa energia e respaldado pelo som do ukulele, o artista traz em suas músicas mensagens positivas e leves.

De 2019 pra cá, esse artista tão promissor vem lançado músicas maravilhosas. O lançamento mais recente de Nathan é o single Vem Amar, que saiu em junho de 2020. Trata-se de uma ensolarada canção construída sobre os princípios da positividade. É só colocar pra rolar e curtir com o crush 😉

Lucas Plant

De costas para o mar, Lucas Plant toca violão e gaita

Lucas Plant (Foto/Facebook)

Além da indiscutível beleza natural, Florianópolis (SC) também foi agraciada com a condição de celeiro do reggae brasileiro. São incontáveis os bons regueiros oriundos daquelas bandas, pode apostar! Um dos destaques da cena é o músico, cantor e compositor Lucas Plant.

Em seu som, Plant segue fiel ao reggae roots. As músicas, literalmente, são para dançar com corpo, mente e alma. Por suas vezes, as letras falam sobre gratidão, positividade, espiritualidade e bem aventuranças do ser humano.

A música de trabalho atual de Lucas Plant é Vai Na Fé, faixa que marca um feat. com o lendário Ras Bernardo, membro fundador da banda Cidade Negra. O vocal com pegada soul de Ras deu o tempero que a mensagem maravilhosa dessa letra transmite.

Banda Natu

A galera do Norte do Brasil também manja de reggae, hein? Liderada pelo vocalista Michel Natu, a Banda Natu faz a sua regueira de paz e boas vibrações.

Em um trabalho bem recente, a Banda Natu chamou os irmãos do Planta e Raiz para um feat. de responsa. O resultado foi a maravilhosa canção chamada Deus é Bom, faixa cujo título já explica muita coisa.

E para continuar surfando nas ondas das boas vibrações do reggae, o ideal é curtir mais música! E aí que entra em cena a playlist Reggae e Reflexão, mais uma seleção de canções feitas pela curadoria do Palco MP3.

Imagem estilizada coma s coreas do reggae divulga playlist do Palco MP3

Playlist Reggae e Reflexão é o melhor que temos para curtirmos hoje (ImagemDivulgação)

Ah! E para deixar esse rolê ainda mais produtivo, conto com seu help. É bem simples: basta compartilhar o link deste post aí nos seus grupos de WhatsApp e redes sociais. Juntos espalhamos toda essa positividade com mais força.

Gustavo Morais