1. Página inicial
  2. blog
  3. Descobrindo a novíssima música brasileira
  4. Rock autoral: 3 artistas da cena independente que você precisa conhecer

Rock autoral: 3 artistas da cena independente que você precisa conhecer

Por: Gustavo Morais

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

O rock feito no Brasil é “cultura de resistência”. Não só apenas no sentido de “protesto” ou “crítica social”, mas também na questão de sobreviver em meio aos modismos e tendências. Muitos insistem no sepultamento desse gênero musical que começou na década de 1950. Acontece, porém, que o rock não está em crise… o rock é a crise!

Fora da grande mídia há um bom tempo, esse tipo de música encontrou na internet o seu mais eficiente meio de divulgação. A cena independente continua forte e ciente de que há possibilidades de espalhar o seu som sem jabá, acordos draconianos, tapinhas nas costas e demais truques da indústria.

Felizmente, muitos desses artistas confiam no trabalho desenvolvido pelo Palco MP3. No texto de hoje, você terá contato com três representantes do rock na cena independente. Confie em mim: é música autoral, inovadora e que promovem verdadeiras experiências sensoriais.

Ajuste aí seus fones de ouvido e aproveite o seu garimpo sonoro ?

Cheap Lies – Junoplast Cave

A banda Juno Plast lança single

Junoplast Cave (divulgação)

Nem só de tecnobrega e ritmos regionais vive a música feita no Pará! Formada em 2019, a banda Junoplast Cave faz um rock moderno, vigoroso e cantando em inglês.

As letras abordam conflitos internos e cantam, através de gritos e falsetes, histórias conspiratórias que se passam na cabeça de uma pessoa que enfrenta a ansiedade no dia a dia.

A primeira amostra do poder de fogo desses caras é a faixa Cheap Lie. A canção faz parte do EP de estreia deles, How To Stop Bad Thoughts, que será gradativamente lançado. As guitarras são pesadas, furiosas e o vocal passa bastante pelo grunge.

Resumindo: é rock, mas só pra quem realmente curte rock!

Atrás das Redes – Rafa Giácomo

Rafa Giácomo, músico mineiro

Rafa Giácomo (Divulgação)

O músico Rafa Giácomo é um personagem interessante da cena que vem de BH. Além de liderar uma banda cover de Foo Fighters, o cara também é integrante do projeto Riviera.

Levantando o voo solo, Giácomo acaba de lançar o EP Atrás das Redes. São três faixas emolduradas por um som que promovem a conexão do rock com a música eletrônica, mas sem deixar de lado elementos do stoner rock.

Nas letras, Rafa Giácomo propõe ao ouvinte exercícios de contemplação, olhar crítico e análises de como se leva a vida. “Antes hoje/tarde, nunca!”, diz um trecho da instigante Tempo. Já em Atrás das Redes, o recado é certeiro para os revolucionários de redes sociais… ou ativistas de sofá.

Dosagem de Choque – Khris n Rocks

Com mais de 15 anos de estrada, a banda Khris N Rocks faz um hard rock com tudo que tem direito: solos de guitarra, teclados auxiliando as bases, vocais nas regiões mais agudas e baladas arrebatadoras. O diferencial, no entanto, é a presença da língua portuguesa nas letras.

Integrantes da banda Khris 'N' Rocks saúdam o público depois de um show

Khris ‘N’ Rocks é hard rock made in Sorocaba, SP, Brasil (Foto/Divulgação)

O novo som dos caras é a faixa Dosagem de Choque. Trata-se de uma música sobre chegar em casa tarde, praticar o autoconhecimento e valorizar as coisas que o dinheiro não pode comprar.

O clipe tem estreia prevista para o dia 21 de maio. Por aqui, já ativei o lembrete, pois, não quero deixar de conferir esse rolê. Vamos nessa?

E se distorções, atitudes e letras desafiadores da galera acima fizeram a sua cabeça, saiba que tenho mais um conteúdo rocker para te aplicar 😉 Se liga só na playlist Novo Rock, mais uma produção criteriosa da curadoria do Palco MP3.

Palco MP3 desenvolve playlis de rock independente

A playlist mais top do rock independente (Imagem/Palco MP3)

Tem som para todos os sabores: industrial, pop rock, progressivo, metal e muito mais ?

Agora, essa galera talentosíssima da cena autoral e independente conta com seu help! Sua colaboração, inclusive, é bem simples: basta compartilhar o link deste post aí nas suas redes sociais e grupos de WhatsApp. Ah! Não se esqueça de marcar seus amigos que curtem o que há de melhor no rock.

Gustavo Morais