1. Página inicial
  2. blog
  3. Especiais
  4. 15 pagodes antigos para você relembrar e aquecer o coração

15 pagodes antigos para você relembrar e aquecer o coração

Por: Laryssa Costa

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

Se você era uma criança ou jovem nos anos 90, certamente se lembra dos pagodes antigos. Assim, os grupos numerosos, vestindo terninho e sempre presente nos programas dominicais comandaram a cena, levando o estilo a outro patamar. 

Além disso, shows, revistas, coreografias e letras que grudavam na cabeça vinham diretamente do pagode, marcando gerações e inspirando outros cantores. Já bateu a nostalgia por aí, né? 

Então, vem com a gente relembrar os tempos áureos dos pagodes antigos e celebrar esse gênero musical!

Principais características do pagode antigo

Primeiramente, é preciso lembrar que, mais do que um gênero musical, o pagode é uma manifestação cultural presente no país desde o século XIX. Nesse sentido, o ritmo estava ligado às festas quilombolas e à construção de identidade do povo recém liberto da escravidão. 

Assim, o gênero embalava as festas com cantoria, bebidas alcoólicas e samba, sendo a renovação do mesmo. Com o passar dos anos, o gênero ganhou notoriedade com o apoio de Beth Carvalho e Tim Maia, que revelaram grupos relevantes até hoje. 

Logo, nos anos 80 e 90 o pagode sofreu influências internacionais, com letras adocicadas, teclados eletrônicos e traços pop. Foi nessa época também que as coreografias e os figurinos inspirados nas boy bands surgiram. Como resultado, os grupos se tornaram tão marcantes que influenciaram os pagodes na nova geração, se tornando clássicos.

Dito isso, bora relembrar desses sucessos e embalar o seu dia?

15 pagodes antigos que fizeram sucesso para você relembrar

Aumenta o som e vem com a gente nessa volta ao tempo com os pagodes antigos que fizeram sucesso!

1. Tô Te Filmando (Sorria) — Os Travessos

Um dos pagodes dos anos 90 e 2000 mais famosos, a música tem um dos refrões mais presentes na memória dos fãs. A canção que contém o trecho Sorria Que Eu Estou Te Filmando embalava rádios e romances inocentes, virando trilha sonora de diversos casais. 

Além disso, as jovens garotas, no auge da adolescência, tinham o Rodriguinho e grupo como ídolos, gerando frisson a cada apresentação do grupo. 

2. Toca um Samba Aí — Inimigos da HP

“Mãe, vou no show do Inimigos, mãe!“ – Desbloqueou memórias aí, né? O que é o sertanejo universitário quando tínhamos pagode feito por estudantes universitários reais nos anos 2000? 

Assim, o grupo formado por engenheiros que não se davam bem com a calculadora HP embalou as festas de 15 anos, formaturas e aniversários. Nesse sentido, o trecho de “Toca Um Samba Aí que eu vou me apaixonar/ Hoje eu só quero é beijar, beijar” quase originou a micareta pagodeira! 

3. Vem Neném — Harmonia do Samba

Um homem alto dançando de maneira sensual? Não, não é o Léo Santana e sua Zona de Perigo, mas Xandy e o Harmonia do Samba embalando os anos 90 com Vem Neném. Assim, a canção era praticamente obrigatória nos carnavais, festas de 15 anos e micaretas, fazendo todo mundo dançar as coreografias. 

4. Minha Fantasia — Só Pra Contrariar

O SPC revelou não só o Alexandre Pires como grande cantor e intérprete, mas sucessos que faziam o público lotar shows e cantar todas as letras. Nesse sentido, a versão da canção de Lenny Kravitz ganhou ritmo de pagode e embalou diversos relacionamentos nos anos 90.

Confesse, você já cantou Minha Fantasia para alguém! 

5. Brincadeira de Criança — Molejo

“Brincadeira de criança, como é bom, como é bom!” Nem todos os pagodes que faziam sucesso eram românticos e o Molejo é a prova disso! Nesse sentido, relembrando uma brincadeira infantil, a canção acabou fazendo sucesso não só nos anos 90, mas é, até hoje, obrigatória nos aniversários!

E claro, não só ela como Dança da Vassoura e Samba Diferente deveriam vir seguidas na playlist da família. Assim, todos davam o máximo de si, dançando as coreografias que todos sabiam. 

6. Duas Paixões — Boka Loka

Um dos pagodes antigos românticos que mais marcaram época foi o Duas Paixões, do grupo Boka Loka. Assim, a música era trilha da faxina de sábado, de colocar o creme no cabelo e a sacolinha na cabeça para ajudar na hidratação! O pagode era a trilha sonora do dia a dia, não é? 

Nesse sentido, a canção foi tão marcante que os fãs, mesmo depois de tanto tempo, lamentaram o falecimento do seu vocalista, Renatinho. 

7. Coração Que Grita — Netinho de Paula

Antes de ser apresentador, Netinho de Paula embalou o Brasil com o melhor do pagode e comandou a banda Negritude Jr. Nesse sentido, Coração Que Grita foi sucesso absoluto e mostrou ao país toda a Cohab do pagode! 

8. Mexa a Lomba Lomba — Cecéu Muniz

Antes da Gloria Groove colocar todos para mexer a Lomba Lomba, o Cecéu Muniz já fazia isso lá no passado. Além disso, a canção tocava no extinto quadro Vai Dar Namoro, apresentado por Rodrigo Faro. Logo, além de torcer pela formação de um novo casal, todo mundo curtia um dos pagodes antigos que fizeram sucesso. 

9. Caixa Postal — Bala, Bombom e Chocolate

Uma das músicas que influenciam a nova geração do pagode é Caixa Postal, do Grupo Bala, Bombom e Chocolate. Nesse sentido, a canção do BBC tocava nos churrascos de família, no clube, junto aos alunos em sala de aula. 

Garantimos que desbloqueamos memórias de adolescentes com jogos de verdade ou consequência, acertamos?

10. Amor nas Alturas — Pura Atração

Os pagodes antigos românticos fizeram muito sucesso e revelaram grupos numerosos como o Pura Atração. Apesar do tempo após o lançamento de Amor nas Alturas, o grupo continua lançando hits, convivendo com a nova geração do samba e do pagode também. 

11. Choro — Grupo Doce Encontro

Assim como os demais grupos apostaram nos pagodes antigos românticos para fazer sucesso, o Grupo Doce Encontro fez o mesmo. Como resultado, eles iam aos programas dominicais, integravam parte das legendas do Orkut e declarações de amor em videozinhos!

Sim, sabemos que você deixava depoimentos para ficar no topo e era o melhor amigo do Movie Maker!

12. Vamos Decolar — Bom Gosto feat. Mc Guimê 

O pagode pode se misturar com outros ritmos e nós podemos provar! Exemplo disso é a canção Vamos Decolar, do Grupo Bom Gosto, com participação do Mc Guimê. Nesse sentido, o funkeiro faz rimas potentes no meio da música, agradando antigos e novos fãs. 

13. E nunca mais eu vou deixar você tão só – Cantor Ricardinho

Apesar de ser um dos pagodes antigos que fizeram sucesso, ele certamente ocorreu também pela participação do Raça Negra, levando a canção a todo Brasil. Agora, se você acha que a música lhe é familiar, acertou! A primeira versão de E nunca mais eu vou deixar você tão só, hit na voz do Rei Roberto Carlos, na virada das décadas de 60 e 70. Confere só:

14. Fala — Cupim na Mesa – André Marinho

Antes e depois de fazer parte do Grupo BR’OZ, o cantor André Marinho se dedicava mesmo era ao pagode, como na canção Fala. Assim, o artista transita entre o pop da boy band e o estilo de pagode antigo romântico sem problemas, conquistando fãs nos dois gêneros. “Sim, Sim, Sim” para o talento dele! 

15. Meu Casamento — Grupo Kiloucura

Por fim, se bateu a saudade das roupas claras iguais, coreografias em passinhos minuciosos e aquela vibe de domingo na TV, deve lembrar do Kiloucura. No auge de seu sucesso, o grupo lançou a música Meu Casamento, trilha sonora certeira no fim de tarde da TV. 

Ouça mais pagodes antigos aqui no Palco MP3!

Agora que você sabe a diferença entre pagode e samba, o contexto de criação e os mais tocados, pode dar o play nas suas favoritas! Além das listadas acima, você ouve playlists personalizadas em nossa plataforma e aumenta o seu repertório. 

As melhores playlists de pagode estão disponíveis no Palco MP3
Laryssa Costa