Planejar lançamentos, escrever release, produzir material de divulgação, cuidar das redes sociais, pensar o orçamento, registrar as músicas, gerenciar a própria carreira… Muitas tarefas são desempenhadas por uma única pessoa quando se é artista independente e diversas dúvidas aparecem no caminho.

Pensando justamente nas questões que surgem, o Palco Ensina traz como proposta sanar as dúvidas, debater sobre os desafios profissionais e fornecer materiais enriquecedores para o artista guiar sua carreira musical de forma inteligente.

Você é artista independente buscando entender como funciona o mercado? O Palco ensina!

Palco Ensina convida

Na estrada há mais de 17 anos, o Palco MP3 soma 133 mil artistas e 1,4 milhão de músicas em mais de 60 estilos musicais. E nessa caminhada musical tão diversa ao longo dos anos, sabemos que o conhecimento só tem valor quando compartilhado. Dessa forma, aliando nossa expertise sobre divulgação e impulsionamento de artistas independentes, convidamos nomes de peso do mercado artístico e fonográfico para multiplicar o aprendizado.

Palco Ensina logo e Instagram @palcomp3
Fique de olho no Instagram do Palco MP3 para conhecer os nomes do Palco Ensina (Imagem/Divulgação)

Ao longo do ano, você terá horário marcado com a equipe Palco MP3 e profissionais da comunicação, da produção musical, do audiovisual, do direito, do design e muito mais! Através de lives transmitidas no Instagram do Palco, será possível fazer perguntas sobre aquele assunto que você não domina muito bem e pode fazer total diferença para sua carreira. E o primeiro encontro já está agendado: 19 de agosto, quinta-feira, às 18h.

Bora conhecer quem vai nos acompanhar nessa jornada de construção de conhecimentos?

Erika Pessôa

Formada em Comunicação Internacional pela Syracuse University e pela Aberje (SP/EUA) e em Relações Públicas e Marketing, fundadora da Pessoa. Consultoria de Relações Públicas, Erika Pessôa traz mais de 25 anos de experiência para nossa primeira rodada de conversas. A Erika tem “Pessôa” no nome não é à toa, afinal, ela prega a comunicação com foco em relacionamento e não por modismo. Assim, nessa troca de conhecimentos você vai aprender a importância do marketing pessoal para sua carreira.

Erika Pessôa estreia com tema fundamental para carreira artística (Imagem/Divulgação)

E se você não tá muito por dentro do que é marketing pessoal, não se preocupe, pois o Instagram do Palco MP3 conta com publicações sobre o tema e a Érika vai esclarecer suas dúvidas.

Falando em Instagram, fique de olho no perfil do Palco! Ao longo das próximas semanas caixas de perguntas serão abertas nos stories para você enviar a sua questão sobre marketing pessoal para a Érika responder durante a live do dia 19 de agosto, quinta-feira, às 18h. Ainda não segue o Palco MP3 no Instagram? Então o momento é agora!

Palco Ensina: a importância do marketing pessoal para sua carreira
Com Erika Pessôa
Quando: 19 de agosto, quinta-feira, às 18h
Onde: Instagram do Palco MP3

Ivanna Tolotti

Jornalista, musicista e idealizadora da startup musical TUM Cult, Ivanna Tolotti tem mais de 20 anos de experiência em produções artísticas. Veja só, ela já agenciou e produziu shows de importantes artistas da cena nacional, como Mart’nália, Maria Rita, Luciana Mello, Marina Lima, Roberta Sá e Ed Motta. Além disso, Ivanna é o nome por trás do TUM Sound Festival, conferência de música e negócios realizada em Florianópolis (SC).

Afinal, como se preparar para o cenário de shows pós-pandemia? (Imagem/Divulgação)

Assim, por meio dos conhecimentos adquiridos ao longo de sua jornada, Ivanna compartilha um tópico fundamental para artistas bem como produtores. No dia 2 de setembro, às 18h, você irá entender como se preparar para a produção de shows pós-pandemia. Então, já anote as dúvidas e pergunte durante a live transmitida no Instagram do Palco MP3.

Palco Ensina: como se preparar para a produção de shows pós-pandemia
Com Ivanna Tolotti
Quando: 2 de setembro, quinta-feira, às 18h
Onde: Instagram do Palco MP3

Thiago Cyrino

Com formação em Estudos de Mídia focados em música e entretenimento, Thiago Cyrino é nosso terceiro convidado para a jornada de conversas do Palco Ensina. Cyrino também é o nome por trás da Groover no Brasil. E se você ainda não conhece essa plataforma, se liga que tem post aqui no blog contanto tudo! Mas, se ainda ficar aquela dúvida ou se você tá cheio de curiosidade a respeito da Groover, a próxima live do Palco Ensina é pra você:

Thiago explica como a Groover pode levar seu trabalho mais longe (Imagem/Divulgação)

Além de representar a plataforma de inovação musical Groover, Thiago atua como um dos coordenadores do Portal Tracklist e é o responsável pelo Twitter do veículo. Então, já deu pra perceber que a conversa vai ser boa, né? Você que é artista independente e busca levar seu trabalho cada vez mais longe, precisa conhecer a Groover e embarcar nessa troca de ideias que acontece no dia 16 de setembro, às 18h, no Instagram do Palco MP3.

Palco Ensina: como a Groover pode potencializar sua carreira
Com Thiago Cyrino
Quando: 16 de setembro, quinta-feira, às 18h
Onde: Instagram do Palco MP3

Noel Fernandes

Somando 15 anos de experiência em produção musical, Noel Fernandes é nosso próximo convidado do Palco Ensina. Músico, produtor musical na Studio Sol e no Cifra Club, além de graduado em Produção Multimídia, Noel tem vasta experiência em composição de trilhas sonoras para cinema, televisão, publicidade, games e pós-produção de áudio.

Atualmente, Noel Fernandes dedica-se à composição e produção do álbum “Witcheda – Landscape on the Inside” com Viviane Donner. Também compõe e produz as músicas do projeto autoral “Daycare of Rock“, construído por um repertório de rock inédito totalmente voltado para o público infantil.

palco ensina sobre home studio com noel fernandes
Noel desbrava os mistérios do home studio (Imagem/Divulgação)

Então, aqui já deu pra perceber que nossa conversa vai pelos caminhos do áudio, não é mesmo?

Portanto, bora tirar as dúvidas sobre produção musical da gaveta! Nesse Palco Ensina você irá aprender como produzir com qualidade em home studio, um cenário que se fortaleceu durante a pandemia de Covid-19. Porém, não se engane, produzir em casa não é algo passageiro e pode ser bem rentável quando colocado na ponta do lápis. Anota aí a data do nosso encontro: 30 de setembro, quinta-feira, às 18h, no Instagram do Palco MP3.

Palco Ensina: como produzir com qualidade em home studio
Com Noel Fernandes
Quando: 30 de setembro, quinta-feira, às 18h
Onde: Instagram do Palco MP3

Palco Ensina: podcast e videocast

Os podcasts caíram no gosto da galera nos últimos anos. Segundo a Associação Brasileira de Podcasters (ABPod), existem até 34,6 milhões de ouvintes de podcasts no Brasil. Isso equivale, praticamente, a 8% da população brasileira, mostrando que o modelo veio pra ficar. Assim, claro que o Palco Ensina não ficaria de fora! A partir de outubro você pode conferir nossas dicas em áudio, nas plataformas digitais e app Android Palco MP3, e em vídeo, no canal do Palco no YouTube. Curtiu essa ideia?

Palco Ensina Podcast convida Diney

Nessa nova fase não faltam convidados especiais e cheios de conhecimento pra trocarem aquela ideia com a gente! E pra começar com o pé direito, vamos falar sobre composição. Isso mesmo, se você pensa que é tudo inspiração, pode pegar seu fone e conferir nossa conversa com o músico, compositor e artista carioca Diney.

Nascido e criado no subúrbio do Rio de Janeiro, Diney é dono de alguns sucessos gravados por Belo, Só Pra Contrariar, Ferrugem, Mumuzinho, Molejo, Grupo Revelação e outros. O dono da caneta passou a se dedicar à carreira solo nos palcos e lançou seu primeiro álbum em julho 2015 com produção de Leandro Sapucahy. Diney ainda compõe para outros artistas, mas também se dedica às composições para os próprios trabalhos.

Diney compartilha sua experiência na composição (Imagem/Divulgação)

No primeiro episódio do Palco Ensina Podcast você entenderá que a composição vai muito além do papel e da caneta… É preciso ação, divulgação e estudo de estilos musicais diferentes do que você trabalha. Então, não perca o “Palco Ensina: como aprimorar seu processo de composição” com Diney!

Palco Ensina: como aprimorar seu processo de composição
Com Diney
Onde: canal do Palco MP3 e plataformas digitais

Palco Ensina nas redes sociais

Além das lives, você encontra conteúdo sobre carreira musical aqui no blog e em nossas redes sociais. Toda semana tem um novo post no Instagram com dicas valiosas, seja de um app que pode otimizar seu tempo organizando as tarefas da banda a como criar um planejamento para seus lançamentos.

Já no Twitter você pode se aventurar nas threads sobre a importância das referências artísticas e das pausas durante o processo criativo. Caso você não tenha encontrado o tema que precisa, é só entrar em contato com nossa equipe nas postagens ou via mensagem privada em qualquer rede social.

Continue de olho nesse post para conhecer as próximas pessoas convidadas para o Palco Ensina. Além disso, compartilhe o texto nas redes sociais para levar conhecimento a mais artistas independentes e coloque um lembrete para os encontros que virão.

E aí, o que você quer aprender com o Palco Ensina?