1. Página inicial
  2. blog
  3. Dicas de Carreira
  4. Palco Ensina: aprendizado além do mercado fonográfico para artistas

Palco Ensina: aprendizado além do mercado fonográfico para artistas

Por: Rafaella Rodinistzky

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

Planejar lançamentos, escrever release, produzir material de divulgação, cuidar das redes sociais, pensar o orçamento, registrar as músicas, gerenciar a própria carreira… Muitas tarefas são desempenhadas por uma única pessoa quando se é artista independente e diversas dúvidas aparecem no caminho.

Pensando justamente nas questões que surgem, o Palco Ensina traz como proposta sanar as dúvidas, debater sobre os desafios profissionais e fornecer materiais enriquecedores para o artista guiar sua carreira musical de forma inteligente.

Você é artista independente buscando entender como funciona o mercado? O Palco ensina!

Palco Ensina convida

Na estrada há mais de 17 anos, o Palco MP3 soma 133 mil artistas e 1,4 milhão de músicas em mais de 60 estilos musicais. E nessa caminhada musical tão diversa ao longo dos anos, sabemos que o conhecimento só tem valor quando compartilhado. Dessa forma, aliando nossa expertise sobre divulgação e impulsionamento de artistas independentes, convidamos nomes de peso do mercado artístico e fonográfico para multiplicar o aprendizado.

Palco Ensina logo e Instagram @palcomp3
Fique de olho no Instagram do Palco MP3 para conhecer os nomes do Palco Ensina (Imagem/Divulgação)

Ao longo do ano, você terá horário marcado com a equipe Palco MP3 e profissionais da comunicação, da produção musical, do audiovisual, do direito, do design e muito mais! Através de lives transmitidas no Instagram do Palco, será possível fazer perguntas sobre aquele assunto que você não domina muito bem e pode fazer total diferença para sua carreira. E o primeiro encontro já está agendado: 19 de agosto, quinta-feira, às 18h.

Bora conhecer quem vai nos acompanhar nessa jornada de construção de conhecimentos?

Erika Pessôa

Formada em Comunicação Internacional pela Syracuse University e pela Aberje (SP/EUA) e em Relações Públicas e Marketing, fundadora da Pessoa. Consultoria de Relações Públicas, Erika Pessôa traz mais de 25 anos de experiência para nossa primeira rodada de conversas. A Erika tem “Pessôa” no nome não é à toa, afinal, ela prega a comunicação com foco em relacionamento e não por modismo. Assim, nessa troca de conhecimentos você vai aprender a importância do marketing pessoal para sua carreira.

Erika Pessôa estreia com tema fundamental para carreira artística (Imagem/Divulgação)

E se você não tá muito por dentro do que é marketing pessoal, não se preocupe, pois o Instagram do Palco MP3 conta com publicações sobre o tema e a Érika vai esclarecer suas dúvidas.

Falando em Instagram, fique de olho no perfil do Palco! Ao longo das próximas semanas caixas de perguntas serão abertas nos stories para você enviar a sua questão sobre marketing pessoal para a Érika responder durante a live do dia 19 de agosto, quinta-feira, às 18h. Ainda não segue o Palco MP3 no Instagram? Então o momento é agora!

Palco Ensina: a importância do marketing pessoal para sua carreira
Com Erika Pessôa
Quando: 19 de agosto, quinta-feira, às 18h
Onde: canal do Palco MP3

Ivanna Tolotti

Jornalista, musicista e idealizadora da startup musical TUM Cult, Ivanna Tolotti tem mais de 20 anos de experiência em produções artísticas. Veja só, ela já agenciou e produziu shows de importantes artistas da cena nacional, como Mart’nália, Maria Rita, Luciana Mello, Marina Lima, Roberta Sá e Ed Motta. Além disso, Ivanna é o nome por trás do TUM Sound Festival, conferência de música e negócios realizada em Florianópolis (SC).

Afinal, como se preparar para o cenário de shows pós-pandemia? (Imagem/Divulgação)

Assim, por meio dos conhecimentos adquiridos ao longo de sua jornada, Ivanna compartilha um tópico fundamental para artistas bem como produtores. No dia 2 de setembro, às 18h, você irá entender como se preparar para a produção de shows pós-pandemia. Então, já anote as dúvidas e pergunte durante a live transmitida no Instagram do Palco MP3.

Palco Ensina: como se preparar para a produção de shows pós-pandemia
Com Ivanna Tolotti
Quando: 2 de setembro, quinta-feira, às 18h
Onde: canal do Palco MP3

Thiago Cyrino

Com formação em Estudos de Mídia focados em música e entretenimento, Thiago Cyrino é nosso terceiro convidado para a jornada de conversas do Palco Ensina. Cyrino também é o nome por trás da Groover no Brasil. E se você ainda não conhece essa plataforma, se liga que tem post aqui no blog contanto tudo! Mas, se ainda ficar aquela dúvida ou se você tá cheio de curiosidade a respeito da Groover, a próxima live do Palco Ensina é pra você:

Thiago explica como a Groover pode levar seu trabalho mais longe (Imagem/Divulgação)

Além de representar a plataforma de inovação musical Groover, Thiago atua como um dos coordenadores do Portal Tracklist e é o responsável pelo Twitter do veículo. Então, já deu pra perceber que a conversa vai ser boa, né? Você que é artista independente e busca levar seu trabalho cada vez mais longe, precisa conhecer a Groover e embarcar nessa troca de ideias que acontece no dia 16 de setembro, às 18h, no Instagram do Palco MP3.

Palco Ensina: como a Groover pode potencializar sua carreira
Com Thiago Cyrino
Quando: 16 de setembro, quinta-feira, às 18h
Onde: canal do Palco MP3

Noel Fernandes

Somando 15 anos de experiência em produção musical, Noel Fernandes é nosso próximo convidado do Palco Ensina. Músico, produtor musical na Studio Sol e no Cifra Club, além de graduado em Produção Multimídia, Noel tem vasta experiência em composição de trilhas sonoras para cinema, televisão, publicidade, games e pós-produção de áudio.

Atualmente, Noel Fernandes dedica-se à composição e produção do álbum “Witcheda – Landscape on the Inside” com Viviane Donner. Também compõe e produz as músicas do projeto autoral “Daycare of Rock“, construído por um repertório de rock inédito totalmente voltado para o público infantil.

palco ensina sobre home studio com noel fernandes
Noel desbrava os mistérios do home studio (Imagem/Divulgação)

Então, aqui já deu pra perceber que nossa conversa vai pelos caminhos do áudio, não é mesmo?

Portanto, bora tirar as dúvidas sobre produção musical da gaveta! Nesse Palco Ensina você irá aprender como produzir com qualidade em home studio, um cenário que se fortaleceu durante a pandemia de Covid-19. Porém, não se engane, produzir em casa não é algo passageiro e pode ser bem rentável quando colocado na ponta do lápis. Anota aí a data do nosso encontro: 30 de setembro, quinta-feira, às 18h, no Instagram do Palco MP3.

Palco Ensina: como produzir com qualidade em home studio
Com Noel Fernandes
Quando: 30 de setembro, quinta-feira, às 18h
Onde: canal do Palco MP3

Palco Ensina: podcast e videocast

Os podcasts caíram no gosto da galera nos últimos anos. Segundo a Associação Brasileira de Podcasters (ABPod), existem até 34,6 milhões de ouvintes de podcasts no Brasil. Isso equivale, praticamente, a 8% da população brasileira, mostrando que o modelo veio pra ficar. Assim, claro que o Palco Ensina não ficaria de fora! A partir de outubro você pode conferir nossas dicas em áudio, nas plataformas digitais e app Android Palco MP3, e em vídeo, no canal do Palco no YouTube. Curtiu essa ideia?

Palco Ensina Podcast convida Diney

Nessa nova fase não faltam convidados especiais e cheios de conhecimento pra trocarem aquela ideia com a gente! E pra começar com o pé direito, vamos falar sobre composição. Isso mesmo, se você pensa que é tudo inspiração, pode pegar seu fone e conferir nossa conversa com o músico, compositor e artista carioca Diney.

Nascido e criado no subúrbio do Rio de Janeiro, Diney é dono de alguns sucessos gravados por Belo, Só Pra Contrariar, Ferrugem, Mumuzinho, Molejo, Grupo Revelação e outros. O dono da caneta passou a se dedicar à carreira solo nos palcos e lançou seu primeiro álbum em julho 2015 com produção de Leandro Sapucahy. Diney ainda compõe para outros artistas, mas também se dedica às composições para os próprios trabalhos.

Diney compartilha sua experiência na composição (Imagem/Divulgação)

No primeiro episódio do Palco Ensina Podcast você entenderá que a composição vai muito além do papel e da caneta… É preciso ação, divulgação e estudo de estilos musicais diferentes do que você trabalha. Então, não perca o “Palco Ensina: como aprimorar seu processo de composição” com Diney!

Palco Ensina: como aprimorar seu processo de composição
Com Diney
Onde: canal do Palco MP3 e plataformas digitais

Palco Ensina Podcast convida Bia Carlos

Nascida em Capelinha (MG) no Vale do Jequitinhonha, Beatriz Carlos se formou em Produção Fonográfica através da FATEC de Tatuí em 2019. Há 5 anos em São Paulo, já atuou em estúdios, com produção de eventos e, atualmente, trabalha no desenvolvimento de artistas em uma distribuidora multinacional. Apaixonada por music business e produção musical, palestrou nos principais circuitos do mercado da música do país como FIMUCA, Trends Brasil Conference e ONErpm Academy.

Aprenda como fazer um pitch perfeito
Beatriz Carlos mostra o pitch além das playlists (Imagem/Divulgação)

Atualmente, como artist developer, trabalha no desenvolvimento de artistas independentes, se tornando uma ponte entre as áreas de negócios e marketing. O grande objetivo é entender e atender as necessidades dos músicos, buscando diferentes formas de promovê-los.

Neste episódio do Palco Ensina, Bia Carlos irá compartilha dicas e conhecimentos sobre como fazer um pitch perfeito e alcançar não só as sonhadas playlists editoriais, mas também como aplicar o pitch à carreira artística. Curtiu? Então se inscreva no curso completo “Em Busca do Pitch Perfeito” e entenda profundamente sobre o tema!

Palco Ensina: como fazer um pitch perfeito
Com Bia Carlos
Onde: canal do Palco MP3 e plataformas digitais

Palco Ensina Podcast convida Alexandre Stehling

Alexandre Stehling é um diretor de videoclipes que trabalha na área do audiovisual há mais de 7 anos. Começou a sua carreira no Qu4rto Studio (produtora audiovisual de Belo Horizonte), onde cobriu a maioria das grandes festas e eventos do Brasil, entre eles Rock in Rio, Lollapalooza, Olimpíadas Rio 2016, Planeta Brasil e muito mais.

Palco Ensina como criar seu videoclipe dentro do orçamento
Stehling compartilha seus conhecimentos de produção audiovisual para artistas (Imagem/Divulgação)

Stehling começou a trabalhar em conjunto com a Lagum em 2016 e de lá pra cá, produziu 9 clipes da banda e atuou também com artistas como: Anavitória, Djonga, Daparte, Carol e Vitória e outros. Seus clipes acumulam mais de 85 milhões de views no YouTube. 

Neste episódio do Palco Ensina, você irá aprender como criar um videoclipe dentro do seu orçamento e outras dicas sobre produção audiovisual para artistas.

Palco Ensina: como criar um videoclipe dentro do orçamento
Com Alexandre Stehling
Onde: canal do Palco MP3 e plataformas digitais

Palco Ensina Podcast convida LR Beats

LR Beats é beatmaker, produtor musical e empresário. Já produziu grandes artistas do cenário nacional como Rashid, Cacife Clandestino, Drik Barbosa, Slim Rimografia e outros. Em 2017, participou como produtor musical, do projeto “Neymar Mixtape”, uma parceria entre o jogador e a Nike. No mesmo ano, foi eleito um dos 10 melhores produtores de rap do país pelo site Rap Genius.

Palco Ensina como fazer do beat profissão com LR Beats
Os beats vão além do estúdio e LR te mostra como no Palco Ensina (Imagem/Divulgação)

Empreendedor nato, LR tem uma escola de beats e uma loja focada em atender produtores musicais e beatmakers. E não para por aí, o cara é monstro: soma mais de 100 milhões de plays em suas produções nacionais e internacionais!

Então se liga neste episódio imperdível do Palco Ensina e aprenda como fazer do beat profissão, além de dicas sobre produção musical para artistas.

Palco Ensina: como fazer do beat profissão
Com LR Beats
Onde: canal do Palco MP3 e plataformas digitais

Palco Ensina Podcast convida Maurício Borelli

Músico desde os 7 anos, tecladista profissional desde os 14 e produtor musical desde os 19. Maurício Borelli fez parte da Raízes Rasta e produziu 4 álbuns da banda. A parte desse primeiro projeto, formou a Banda Clã, dividindo os palcos com Natiruts, Os Paralamas do Sucesso, Cidade Negra e outros artistas.

Produção musical de qualidade e sem sair de casa? Se liga nesse Palco Ensina! (Imagem/Divulgação)

Além de músico profissional, produtor musical e artístico, são mais de 12 anos atuando na área de Publicidade e Propaganda ao lado de grandes marcas. E não para por aí, o Maurício agora é parceiro do Palco MP3 na produção musical online!

Neste episódio do Palco Ensina Podcast, Maurício Borelli compartilha seus conhecimentos, te ensina como produzir músicas online com qualidade e outras dicas sobre gravação. Curtiu? Então assim que acabar de ouvir o podcast corre para a Produção Musical do Palco MP3 e transforme seu sonho em música bem gravada, sem sair de casa.

Palco Ensina: como produzir músicas online com qualidade
Com Maurício Borelli
Onde: canal do Palco MP3 e plataformas digitais

Palco Ensina Podcast convida Pedro Birra

Stylist, formado em publicidade e propaganda pela PUC- MG e design de moda, fashion business, estamparia digital e vitrinismo pela Escola de Moda Denise Aguiar. Pedro Birra é diretor criativo da Use Birra e já fez projetos de styling para bandas e artistas como LAGUM, Lamparina, Pedra Letícia, Projota, Mari Borges e muitos outros.

A moda é muito importante para a imagem de um artista, Pedro Birra explica no Palco Ensina! (Imagem/Divulgação)

Além de trabalhar no meio da música, Pedro Birra possui projetos com grandes influenciadores digitais, como Catherine Bascoy, Ingrid Ohara, Viih Tube e atuou em campanhas de coleção para marcas como JanSports x Hisha. Para fechar a menção com chave de ouro, Birra ainda fez assistência de styling e produção de moda para projetos do Santander Brasil e SPFW.

Nesse episódio do Palco Ensina, vamos aprender com o Pedro Birra sobre como a moda faz parte da sua identidade artística. Bateu a curiosidade aí? Então, vem com a gente!

Palco Ensina: como a moda faz parte da sua identidade artística

Com Pedro Birra

Onde: canal do Palco MP3 e plataformas digitais.

Palco Ensina Podcast convida Guilherme Alf

Há quase 20 anos atuando no mercado de comunicação, construindo imagens e estreitando relacionamentos, Guilherme Alf é formado em Relações Públicas, tem MBA em gestão e é o nome por trás da “Escola RP”, mostrando sua veia empreendedora. Na música, Alf trabalhou com Atitude 67, Michel Teló, Gaby Amarantos, Wanessa Camargo, Luiza Possi, Bruninho e Davi, entre outros artistas.

Guilherme Alf te ensina como criar uma identidade artística consistente. (Imagem/Divulgação)

Alf possui quase 20 anos atuando no mercado de comunicação, construindo imagens, estreitando relacionamentos e fazendo o que mais ama: relações públicas. Além do entretenimento, o empreendedor também atua no mercado corporativo, de futebol e empreendedorismo. Das marcas que já trabalhou, podemos citar Sodexo, Claro, Red Bull, Ifood, Nivea, Facebook e LG.

Nesse episódio do Palco Ensina, vamos aprender com o Guilherme Alf sobre como criar uma identidade artística consistente. Bateu a curiosidade aí? Então, bora conferir!

Palco Ensina: como criar uma identidade artística consistente

Com: Guilherme Alf

Onde: canal do Palco MP3 e plataformas digitais.

Palco Ensina convida MC MM

Após anos se dividindo entre o sonho e a sobrevivência, MC MM decidiu abandonar o emprego onde estava em ascensão, para se dedicar 100% ao seu sonho, e logo em seguida emplacou seu primeiro sucesso “Vai Bater O Sinal”, que abriu as portas para sua carreira deslanchar. Em 2018, o artista emplacou o hit “Só Quer Vrau”, inspirado na série espanhola La Casa De Papel. O clipe oficial tem hoje mais de 357 milhões de visualizações no YouTube e alcançou o topo das paradas na época de seu lançamento.

MC MM dá dicas de como gerir a própria carreira musical sendo artista independente (Imagem/Divulgação)

O Moleque Monstro, vulgo MC MM, é nascido e criado na zona norte de São Paulo, na comunidade Serra Pelada (Jaçanã). Filho de Dona Vilma, faxineira aposentada, e Samuel, funileiro, iniciou sua carreira no funk em 2003 aos 13 anos de idade, quando subiu no palco a primeira vez. MC MM se apaixonou pelo funk após ouvir as musicas de Claudinho e Buchecha, Cidinho e Doca e Mr. Catra

Nesse episódio do Palco Ensina, vamos aprender com o MC MM sobre como fazer autogestão de carreira artística. Bateu a curiosidade aí? Então, vamos nessa!

Palco Ensina: como fazer autogestão de carreira artística

Com: MC MM

Onde: canal do Palco MP3 e plataformas digitais.

Palco Ensina nas redes sociais

Além das lives, você encontra conteúdo sobre carreira musical aqui no blog e em nossas redes sociais. Toda semana tem um novo post no Instagram com dicas valiosas, seja de um app que pode otimizar seu tempo organizando as tarefas da banda a como criar um planejamento para seus lançamentos.

Já no Twitter você pode se aventurar nas threads sobre a importância das referências artísticas e das pausas durante o processo criativo. Caso você não tenha encontrado o tema que precisa, é só entrar em contato com nossa equipe nas postagens ou via mensagem privada em qualquer rede social.

Continue de olho nesse post para conhecer as próximas pessoas convidadas para o Palco Ensina. Além disso, compartilhe o texto nas redes sociais para levar conhecimento a mais artistas independentes e coloque um lembrete para os encontros que virão.

E aí, o que você quer aprender com o Palco Ensina?

Rafaella Rodinistzky