Cria do bairro Guaianases, Zona Leste da cidade de São Paulo, PH Silva é um artista multi-instrumentista. O mano toca bateria, instrumentos de corda, canta, produz, arranja, etc e tal.

Sua carreira é o exemplo típico de como é o trabalho do artista independente do século XXI, ou seja, a maior parte dos rolês é feita no “peito e na raça”. Sendo assim, PH sabe que pode contar com o Palco MP3 para promover a divulgação de seus lançamentos.

Por essas e outras, cá estou para te aplicar o novo disco do cara. Vem comigo… e no caminho, eu te explico!

Girassol Dourado: o filme

Intitulado Girassol Dourado: O Filme, o novo álbum foi gravado em apenas uma semana e feito inteiramente na sua casa de PH Silva. O artista gravou todos os instrumentos, cuidou da mixagem e da masterização, assim como feito no disco de estreia de PH, Do Celular Para o Mundo.

Assumindo um tom confessional, o álbum é um compilado de músicas que contam histórias pessoais e biográficas vividas pelo artista. Na maior parte das canções, a letra gira em torno de romances vividos por PH, que sempre curtiu a ideia de fazer de seu trabalho uma ilustração de seu lado sentimental.

Capa do disco O Girassol Dourado: o filme, novo trabalho de PH Silva

PH Silva transforma recorte biográfico em disco conceitual (Imagem/Divulgação)

Contando com 16 faixas, o disco tem uma proposta inovadora. Ao longo desta parte do álbum, PH faz um gostoso exercício de metalinguagem, isto é, ele intercala áudios de WhatsApp com músicas. Ao longo das conversas e músicas, o cantor relata a sua odisseia envolvendo todas as etapas que envolve um relacionamento que chegou ao fim. Na prática, funciona assim:

  • rola um áudio explicativo
  • rola uma música mergulhando no assunto relatado no áudio

Esse conceito criativo faz de Girassol Dourado: O Filme um dos discos mais interessantes do pop nacional independente da cena atual. Ponto para o artista!

O novo último romântico?

No áudio de abertura, Início, PH Silva explica o que tá rolando. Na sequência, Segredo Teu chega para explicar a importância que o novo crush tem na vida desse (último?) romântico convicto. Dica pra vida: arranje alguém que fale de você pros amigos, assim como PH manda a real no segundo áudio e na letra de Notas Sobre Ela.

Depois de relatar o início e o auge do romance, o jogo começa a virar. A partir do áudio 4, bem como da faixa que vem na sequência, a dramática Estrela Guia, o artista narra o declínio do relacionamento. De maneira franca e sem rodeios, o cantor abre o jogo sobre o declínio do namoro.

Já no áudio 5, PH confirma o término e dá um panorama geral em torno do romance. O quem vem em seguida, como você pode imaginar, são canções envolvendo as fases do luto que envolve o fim de uma relação amorosa. A música Girassol Dourado, por exemplo, é um interessante pedido de reconciliação… O desfecho dessa história, você conhece na faixa Fim.

A versão cinematográfica

A odisseia de PH Silva virou filme! O idealizador, diretor e executor da ideia, como não poderia ser diferente, foi o próprio artista. Com essa obra tão diferenciada, humana e inovadora, PH ensina como o artista independente pode fazer disco conceitual e, de quebra, transformar esse recorte autobiográfico em uma produção audiovisual minimalista.

Dê o play e acompanhe a jornada do nosso herói: