1. Página inicial
  2. blog
  3. Descobrindo a novíssima música brasileira
  4. Confira 5 playlists para celebrar o Dia Nacional da Bossa Nova

Confira 5 playlists para celebrar o Dia Nacional da Bossa Nova

Por: Ayllana Ferreira

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

É impossível falar sobre a história do Brasil sem tratar dos nossos estilos musicais. Eles fazem parte da nossa sociedade e da nossa cultura. As playlists para celebrar o Dia Nacional da Bossa Nova são um dos melhores exemplos disso. De como a música gera identidade e reconhecimento, podendo traduzir quem nós somos.

A bossa surgiu no final dos anos 50 inspirada no jazz e no samba. Ligada as classes altas do Rio de Janeiro, é uma das responsáveis pela maior visibilidade do nosso país internacionalmente. De Toquinho a Maysa Monjardim, suas composições são parte do nosso legado e um motivo a se orgulhar.

Por isso, em homenagem à data, separamos 5 playlists para comemorarmos da melhor forma: com muita música boa! Confira a seguir.

Como surgiu o Dia Nacional da Bossa Nova?

O Dia Nacional da Bossa Nova é comemorado em 25 de janeiro, aniversário de Tom Jobin. Isso porque o compositor é tido como um dos pioneiros do estilo, eternizando a bossa na trajetória de vários brasileiros. Tanto que, quase 30 anos após sua morte, suas canções continuam vivas na nossa memória, assim como o estilo musical.

Violão na Bossa Nova
O violão é considerado o instrumento mais importante da Bossa Nova (Foto: Pexels)

Logo, a data comemorativa surge como uma forma de homenagem e de reconhecimento. Homenagear alguém que fez muito pela nossa história e reconhecer um cantor e um estilo essenciais para o nosso país.

Quais as melhores playlists para comemorar o Dia Nacional da Bossa Nova?

Fato é, uma das melhores formas de comemorar qualquer data comemorativa é por meio da música. As canções são capazes de nos libertar, entender/traduzir o que sentimos e claro, eternizar momentos e pessoas. Neste contexto, preparamos 5 playlists para curtirmos juntos.

Devido ao fato do Palco MP3 ser um espaço livre e democrático, prezamos pela variedade de estilos no nosso diretório. Dos clássicos aos contemporâneos, confira, a seguir, as nossas listas. Esperamos que você goste!

Artistas da Bossa Nova

Playlists para celebrar o Dia Nacional da Bossa Nova

Quando falamos do estilo musical, qual o primeiro nome que vem a sua mente? Na nossa, são vários… Várias vozes que criaram tudo isso que a bossa representa hoje. Por isso, entre as playlists para celebrar o Dia Nacional da Bossa Nova, temos a “Artistas da Bossa Nova“.

Ela nada mais é do que uma coletânea de 38 minutos com nomes mais recentes, mas que já mostram para o que vieram.

Bossa Nova

Playlist Bossa Nova

Apoiar um cantor independente é uma forma de apoiar sonhos e acreditar no potencial de alguém. Entre as nossas playlists em homenagem à data, temos a “Bossa Nova”. São mais de 25 músicas em vozes de todas as décadas. De Geraldo Vandré a Nicholas 2020, variedade não falta na nossa lista.

Vale a pena se aventurar para conhecer um pouco mais desses artistas que fizeram e fazem tanto pelo nosso país.

Bossa nova e café

Ainda em homenagem aos cantores independentes, temos a “Bossa nova e café“. A playlist de mais de 1 hora de duração apresenta alguns nomes não tão conhecidos, mas igualmente talentosos. Geraldinho da Babila, João Jorge o Seresteiro ou, até mesmo, Gustavo Moraes são alguns deles.

A bossa nova segue viva na nossa história graças a esses nomes e vários outros que acreditam no estilo.

Bossa nova para relaxar

Sabe aquelas músicas que deixam o coração quentinho enquanto nos descansam pela suavidade das letras e/ou batidas? “Bossa nova para relaxar” reúne os melhores exemplares para tal finalidade. “How Long”, de Ale Vanzella, é um dos melhores exemplos disso. A canção de 2015 mistura o indie e a bossa em um ritmo delicioso de ouvir.

Além dele, outros 19 nomes compõe a nossa lista trazendo suavidade por meio de melodias. Se você busca músicas para descansar, a playlist será uma ótima escolha.

Brasil Brasileiro

Confira playlists para celebrar o Dia Nacional da Bossa Nova

Enquanto “Bossa nova para relaxar” eram músicas mais lentas, ideais para descontrair, “Brasil Brasileiro” traz a essência do Brasil. Isto é, músicas animadas e que, em alguns casos, cantam sobre o nosso país. E o melhor, com composições e cantores brasileiros das mais variadas épocas.

Como a música “Baianidade Nagô”, que fala sobre as maravilhas do carnaval e tudo o que significa para o nosso país (para além das festas). Ao longo dos anos, a canção foi regravada por diversos artistas igualmente talentosos. Na nossa playlist, Thiago Yyoo é quem revive esse clássico tão contemporâneo.

Ao longo deste artigo, apresentamos 5 playlists para celebrar o Dia Nacional da Bossa Nova. Vale lembrar que a data surgiu como uma forma de homenagear um estilo e cantores que fizeram e fazem parte da história do nosso país. Lado em lado, para contribuir com esse momento tão especial, separamos as nossas listas.

Dos nomes atuais aos clássicos, buscamos trazer variedade para a nossa seleção. “Artistas da Bossa Nova”, “Bossa Nova”, “Bossa nova e café”, “Bossa para relaxar” e “Brasil Brasileiro”. Todas elas estão disponíveis aqui no Palco MP3.

E aí, despertou seu interesse? Convidamos você a acessar cada uma dessas playlists e vir comemorar com a gente. Vamos?!

Ayllana Ferreira