1. Página inicial
  2. blog
  3. Podcasts
  4. 10 podcasts sobre livros para você conhecer

10 podcasts sobre livros para você conhecer

Por: Laryssa Costa

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

Não tem tempo de ler os best-sellers e acompanhar as páginas dos exemplares mais robustos nas prateleiras? Está na hora de investir nos podcasts sobre livros! Recentemente, os clubes do livro estão em alta, movimentando a leitura país afora. Por isso, ouvi-los têm se tornado mais comuns e práticos. 

Como artista independente, buscar inspirações em livros é essencial para suas composições, pois, além de contribuir com vocabulário, estimula o lirismo das letras. Assim, você refina mais as suas canções e alcança até o público mais exigente, ganhando mais fãs e notoriedade. 

Bateu a vontade de ouvir todos os clássicos da literatura aí, né? Pensando nisso, listamos 10 programas para você maratonar com a gente. Só vem!

10 podcasts sobre livros para ouvir agora mesmo!

Antes de tudo, reforçamos que a experiência de ler um livro é fantástica, ajuda na alfabetização e aumento de vocabulário. Mas, devido à falta de tempo ou por questões de acessibilidade, os podcasts sobre livros podem e devem ser uma opção. 

Os melhores podcasts sobre livros estão no Palco MP3
Palco MP3 é vitrine dos podcasts orientados à literatura (Reprodução/Palco MP3)

Além de gratuitos, eles oferecem por meio do audiovisual uma experiência única, com ambientação, narração e discussões pertinentes. Incrível, não é? E o melhor: multiplataforma. Assim, você pode baixar os programas no computador ou celular e ouvi-los onde quiser. Como indicação, listamos 10 deles para acompanhar a sua jornada. 

Confere só!

1 – Podcast da Clarice

Quem nunca viu citações de Clarice Lispector que atire a primeira pedra! Mais do que frases famosas, a escritora é autora de clássicos da literatura brasileira. Por isso, o Podcast da Clarice celebra o seu centenário, em 2020. 

Como indicação, sugerimos o episódio sobre o livro A hora da estrela, que revela sobre muitas Macabéias do dia a dia. O programa tem 50 minutos e é um produto da Editora Rocco. Play obrigatório!

2 – Ouvindo Livros

Acompanhar as obras do momento pode ser tarefa difícil, pois, a cada momento surge um nome ou uma série baseada neles. Por isso, como o nome diz, o Ouvindo Livros narra livros famosos como Os Bridgertons, que se tornou série da Netflix.

O programa tem 176 episódios disponíveis, com duas horas de duração em média, dependendo da quantidade de capítulos lidos. Assim, como citamos acima, sugerimos iniciar sua audição pelo capítulo 01, o Duque e Eu

3 – Livraria em Casa

O universo dos livros também pode ter bom humor e debater o mercado de literatura. Nesse sentido, o Livraria em Casa, comandado pelo Paulo Ratz, traz convidados para falar sobre livros incríveis. Dentre seus convidados estão a Mabê Bonafé, que também tem um podcast sobre crimes.

Além disso, se mais do que ler você deseja assumir o papel de escritor, recomendamos o episódio Como publicar um livro a cada 3 meses. Ele tem uma hora de duração e traz dicas valiosíssimas! 

4 – 30:MIN – Livros

Crushes nos livros, bêbados produtivos, violência literária e doutrinação socialista. Tudo isso e muito mais você encontra no 30:MIN, comandado por Vilto Reis, Cecilia Garcia Marcon, AJ Oliveira, Arthur Marchetto e convidados.

Assim, com conteúdo bem-humorado, informativo e descomplicado, o podcast tem meia hora de discussões interessantes e autores clássicos. Nesse sentido, os episódios sobre Guimarães Rosa são essenciais e ótima indicação para você iniciar sua jornada na leitura!

5 – Seminário dos Bruxos

Cadê os Potterheads de plantão? Sim, mais do que relacionamentos e histórias, os podcasts sobre livros têm debates sobre o Mundo Bruxo sob o olhar atual. Como resultado disso, as complexidades desse universo são apresentadas por Marina Anderi e Evandro Lira em 75 episódios. 

O Seminário dos Bruxos aborda não só a saga Harry Potter, mas também os contos seguintes como Animais Fantásticos. Separa uma cerveja amanteigada ou poção polissuco e vem ouvir com a gente! 

6 – Minipod Literário

Bem como o Livraria em Casa, o Minipod Literário vai além da leitura das obras e discute a vida de um escritor. Dito isso, alguns dos temas compreendem dicas de escrita, como usar plot twists na história e desenvolvimento de narrativas. Apesar de focados em autores, as táticas ensinadas podem ajudar na composição de suas letras musicais.

Assim, o episódio 120 pode ser útil, pois aborda como reciclar as suas próprias ideias. São 50 minutos investidos em muito conhecimento! 

7 – Perdidos na Estante

Ao mesmo tempo que analisa séries e filmes, o Perdidos na Estante resenha livros diversos, sem um tema específico. Por isso, você vai descobrir livros de obras que não sabia que eram baseadas em um.

Nesse sentido, o episódio 188 elenca alguns dos livros desconhecidos do grande público, com convidados diversos e duração de 50 minutos. É aumentar o volume e dar o play! 

8 – Livros para Empreendedores

Apesar de já termos falado sobre esse podcast sobre empreendimentos, ele aparece nessa lista para quem quer diversificar os seus temas! Assim, em 30 minutos, o Resumo Cast debate temas atuais de livros, como Metaverso e Web 3.0. 

Os episódios têm meia hora de duração e convidados especialistas. Como artista independente, vale a pena ouvir sobre a condução de sua carreira, no episódio 104, com Luciano Santos. 

9 – AoQuadrado²

Quadrinhos e mangás também merecem atenção, pois refletem muito sobre a cultura literária de cada lugar. Por isso, o podcast AoQuadrado² analisa diversos mangás e quadrinhos em episódios de uma hora. 

Mais do que isso, ele discute a sua relação com as obras e abordagens sociais, como políticas ou escapismo. Como exemplo, o programa de número 258 aborda o escapismo mental por meio de mangás, em situações como pânico ou luto. É só dar o play e mergulhar nessa conversa! 

10 – Historinhas de Ninar 

Por fim, as Historinhas de Ninar estão presentes em nosso imaginário há tempos, com livros sempre à beira da cama antes de dormir. Mas, e se ao invés da leitura você pudesse deixar os livros lidos para os pequenos? 

Pensando nisso, o Márcio Franck criou o Historinhas de Ninar, podcast com versões adaptadas dos clássicos infantis gravados para os filhos para diminuir a distância. Mas a narração acabou compartilhada com todos os ouvintes, em trechos de 8 a 20 minutos. Uma fofura só!

Bem como o Historinhas de Ninar, o Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes apresenta a mesma proposta, porém com histórias de mulheres notáveis. 

Ouça mais podcasts sobre livros aqui no Palco! 

Depois de maratonar a lista de podcasts sobre livros, pode se aprofundar em outros tipos de temas, como podcasts para artistas e o Palco Ensina. Ou seja, aproveite o formato para aprofundar os seus conhecimentos em assuntos diversos e impulsionar a sua carreira de várias formas. 

Acesse o nosso site ou aplicativo e descubra todos os programas disponíveis. Escolha o seu preferido e aumente o som! 

Laryssa Costa