1. Página inicial
  2. blog
  3. Podcasts
  4. 10 podcasts sobre política para você ficar antenado

10 podcasts sobre política para você ficar antenado

Por: Laryssa Costa

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

Ficar antenado ao que está acontecendo no mundo é essencial não é mesmo? E, para ajudar nessa missão, nada melhor do que podcasts sobre política. Além de levar a notícia de maneira mais rápida, o formato ajuda a traduzir informações para mais pessoas. 

E, como músico independente, entender o que acontece no mundo é fundamental para compor e se posicionar segundo o seu branding. Assim, você gera identificação, se conecta com seus fãs e comunica os seus valores conforme o que está acontecendo no dia a dia. 

Viu como é necessário, né? Então, mergulhe conosco no universo político e venha aprender mais com a gente!

10 podcasts sobre política para você incluir no seu dia a dia

Se você não tem muito tempo para acompanhar os noticiários e muito menos ler jornais impressos, pode adotar o podcast como fonte de informação. Nesse sentido, além de gratuito, eles oferecem diferentes abordagens dos fatos e download dos episódios preferidos, seja no computador ou celular. 

Palco MP3 disponibiliza podcasts sobre política
Os melhores podcasts sobre política (Reprodução/Palco MP3)

Ou seja, agora você não tem mais desculpas para ficar de fora do que acontece no mundo, não é? Por isso, listamos 10 programas para você incluir em sua rotina e ouvir sempre que possível. Se liga só:

1 – Resumão Diário

Um programa feito pelo G1, o Resumão Diário oferece as principais notícias logo no início do dia, para você se informar enquanto toma café. Com episódios curtinhos de apenas cinco minutos, você fica por dentro dos principais acontecimentos nacionais e tem um panorama dos temas em alta. 

Apesar de ter mais de 572 episódios disponíveis, indicamos o episódio sobre o Grammy, com um review não só da premiação, mas um olhar sobre as crises no exterior. Bora dar o play?

2 – Mesa do Meio

Formada pelos jornalistas Mariliz Pereira Jorge, Pedro Doria e o cientista político Christian Lynch, o Mesa do Meio é um programa de entrevistas ao vivo. Mais do que isso, eles abordam o cenário da política nacional ou analisam questões públicas em episódios de quase uma hora. 

Como indicação, sugerimos o episódio sobre o pronunciamento pós-eleições, com 58 minutos de discussão bem fundamentada e com diferentes pontos de vista. Caso você queira ir além do podcast, é possível assistir os apresentadores ao vivo. Confere só:

3 – Café com Boulos

Além de Deputado Federal (SP), Guilherme Boulos comanda o programa Café com Boulos, discutindo notícias políticas atuais. Nesse sentido, além de convidar para um cafezinho, o apresentador mostra sua visão também enquanto professor e coordenador do MSTS. 

Como artista independente, além de podcasts para músicos, vale a pena ouvir o episódio sobre o sertanejo e a Lei Rouanet. Nele, você compreende mais sobre o funcionamento de ambos e amplia o olhar para o funcionamento das políticas culturais.

4 – Medo e Delírio em Brasília

Política não precisa ser sempre séria, não é? Dá para rir e passar raiva também! Assim, Medo e Delírio em Brasília propõe um diário ácido sobre o país, ligando pontos e acompanhando todos os fatos políticos – inclusive os mais insanos. 

Nesse sentido, o programa mostra também que, além dos podcasts de história, os de política também fornecem conhecimento sobre a história viva do país. Vem ouvir com a gente! 

5 – Brasil no Divã

A socióloga e psicanalista Ingrid Gerolimich aborda a política do país em seu divã, propondo reflexões sociais, históricas e culturais. Para isso, ela se junta a grandes pensadores e políticos, promovendo debates profundos em episódios de 50 minutos. O Brasil no Divã é uma produção da Carta Capital. 

Assim como Mesa do Meio, você também pode acompanhar o podcast em formato de vídeo, com convidados especialistas e temas atuais. Aqui no Palco, o episódio Vladimir Safatle: como não deixar a democracia morrer é uma aposta certeira para sua trilha sonora! 

6 – Fatos do Dia

Se você está em busca de notícias para saber sobre crime, recomendamos os podcasts sobre crimes para ser sua fonte! Agora, recomendamos mesmo utilizar as notícias para entender o dia a dia político, como o Fatos do Dia da CNN. 

Nesse sentido, o programa conta os principais fatos do dia de forma simples e dinâmica, sob o comando de Camila Olivo e os repórteres, analistas e especialistas do canal. Assim, recomendamos sempre os últimos e atuais, para que você fique sempre em dia. 

7 – The Daily

A política nacional é importante, mas a internacional é tão essencial quanto, por refletir em nossa rotina e preços do mercado. Então, se o seu inglês estiver em dia (e até se não estiver, pode servir para praticar), recomendamos The Daily, do New York Times. 

Nesse sentido, o episódio sobre o marco de um ano da guerra da Ucrânia explica os conflitos políticos entre os países. Além disso, aborda a destruição nas cidades e o reflexo disso em todo o mundo. 

8 – Foro de Teresina

Assim como outros podcasts, o Foro de Teresina vem da Revista Piauí. Como resultado, o programa é comandado pelos jornalistas Fernando de Barros e Silva, José Roberto de Toledo e Thais Bilenky. Juntos, eles propõem uma discussão aprofundada sobre o tema mais importante da semana.

Como os episódios são atuais, recomendamos o último deles, que contém uma análise sobre as alterações nas taxas de juros do país. Os conteúdos têm em torno de uma e meia e mais de 300 episódios disponíveis.

9 – A Terra é redonda

Mais do que leis e economia, a política também perpassa pelos movimentos sociais e relacionamentos. Nesse sentido, o podcast A Terra é Redonda propõe a reflexão das dimensões da sociedade sob aspecto acadêmico, analisando todas as camadas da civilização. 

Como resultado, alguns episódios têm temáticas amplas como O Brasil é uma pseudodemocracia, debatidos em 1 hora e 21 minutos de conteúdo. Vale a pena ouvir!

10 – Três sobre os Três

Por fim, o Três sobre Três é um podcast sobre política, mas não só isso. Ele aborda atualidades que o jornal O Tempo apresenta e pautas relativas aos três poderes, bem como a consequência para a população. 

Assim, os três âncoras oferecem três ângulos diferentes, em uma tentativa de informação mais imparcial. Vale a pena ouvir o episódio que discute como as eleições de 2024 já estão se delineando desde agora e os possíveis nomes da disputa. 

Ouça mais podcasts no Palco MP3

Agora que você já está mais familiarizado com podcasts sobre política, pode se aprofundar em outros programas conosco! Assim, aproveite o formato para ouvir o Palco Ensina e ficar expert nas dicas sobre sua carreira.

Para ouvir os seus podcasts favoritos, você pode baixar o aplicativo do Palco MP3 na Google Play ou fazer o download na Apple Store. Descubra uma infinidade de podcasts disponíveis para ouvir de maneira gratuita. Escolha o seu preferido e aumente o som! 

Laryssa Costa