1. Página inicial
  2. blog
  3. Dicas de Carreira
  4. “Por que meus plays no Palco MP3 não aumentam?”

“Por que meus plays no Palco MP3 não aumentam?”

Por: Laryssa Costa

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

Se você está na dúvida em como aumentar os plays no Palco MP3, chegamos para solucionar suas dúvidas, artista! Embora fazer contatos com pessoas do meio musical seja necessário, atingir um número elevado de plays em nossa plataforma deve ser um dos seus objetivos. 

No entanto, se manter em alta na maior plataforma de divulgação musical do Brasil não é tarefa fácil. Por isso, listamos cinco erros básicos que podem impedir o seu crescimento aqui no Palco. 

Já pega seu bloco de anotações e vem com a gente!

5 erros que travam o aumento de plays no seu Palco MP3

Se você criou o seu Palco MP3 e não está vendo o crescimento como esperado, não se desespere! Antes, confira o que você já fez após se cadastrar e se juntar a outros milhares de artistas em nosso site. Alguns erros podem passar despercebidos e estamos aqui para mostrar como solucioná-los da melhor forma! Confira só:

1 – Deixar de investir em divulgação

Antes de tudo, é preciso salientar que, apesar de nossa plataforma ter um grande número de acessos, a audiência sozinha não vai te encontrar. Nesse sentido, para se destacar em meio aos nossos artistas, o ideal é divulgar a sua página de maneira externa. Mas, como fazer isso?

Ranking das músicas e artistas mais acessados do Palco MP3
Top do Palco MP3 é formado por artistas que investem na divulgação (Reprodução/Palco MP3)

Trace estratégias para divulgar o link de seu perfil nos stories, status de WhatsApp, imagens nas redes sociais e outras mídias online. Nesse momento, inclua em seu planejamento a divulgação em seu próprio perfil e o investimento em divulgar nas redes do Palco. 

Com quadros individuais como o Ouça Agora ou pacotes pagos para posts programados, você amplia sua audiência, conquistando a nossa. Além disso, se manter em destaque no nosso site impacta diretamente no seu número de plays. Esses destaques compreendem a home do app, banners, capa de playlists e mais pontos de contato do site.

Fique atento aos critérios de divulgação e dê o boom que sua carreira tanto merece. Por fim, durante seus próximos shows não hesite em convidar o público para curtir o seu som!

2 – Não renovar o conteúdo

Imagina manter o mesmo visual a vida inteira? Entediante, não é? Logo, o mesmo pode acontecer com suas músicas, clipes e shows se mantiverem a mesma identidade sempre. Por isso, a cada lançamento de álbum ou single acrescente novos elementos de acordo com o seu branding, apresentando uma novidade chamativa de maneira coesa. 

Após essas inovações acontecerem, não se esqueça de atualizar seu perfil no Palco MP3 e, claro, divulgar! Além de atrair pela estética, novos trabalhos aumentam a chance de entrevistas, posts aqui no blog e inserções em playlists. As indicações no blog são por regiões, resenhas de álbuns e até exemplos de artistas a serem seguidos. 

Está ainda em processo de composição que vai exigir mais tempo? Que tal uma versão acústica ou uma demo para aguçar a curiosidade dos fãs enquanto produz? 

3 – Ausência de detalhes

Sabemos que nem sempre há tempo e verba disponíveis para a produção de fotos, clipes e material de divulgação. Mas, se tratando de um perfil que ajude em como aumentar os plays no Palco MP3, isso pode fazer a diferença. Além de materiais de qualidade, não poupe detalhes e informações!

Nesse sentido, invista em um release completo com informações da carreira, álbum ou banda, que gere interesse em seu trabalho. Além disso, letras de música, fotos de capa e vídeos potencializam os seus acessos, logo, aumentam os plays. 

Caso o orçamento esteja escasso no momento, lance mão da ajuda dos amigos e troque quando a maré estiver melhor. 

4 – Não dar a devida importância às playlists

Nem todo mundo tem tempo ou disposição de descobrir novos artistas todos os dias. Mas, sempre vai haver aquela playlist que faz com que o ouvinte se identifique, seja pelo mood, região ou gênero musical. Logo, inserir sua música em uma playlist que combine com o seu estilo é uma ótima alternativa. 

Por isso, se você quer que sua música seja inserida em nossas playlists, é preciso se atentar aos requisitos básicos, como:

  • Boa qualidade na gravação de instrumentos e vozes;
  • Instrumentos e vozes devidamente afinados e executados dentro do tempo;
  • Boa qualidade de pós-produção: mixagem e masterização;

Além disso, é imprescindível o cuidado com ruídos e ecos, ou qualquer sonoridade que atrapalhe a execução da música. E claro, se sua canção incitar algo contra os direitos humanos, ela não será considerada. 

No geral, as playlists oferecem originalidade ao ouvinte, que se surpreende e passa a ouvir o artista. Por isso, além de qualidade de áudio, a inserção em playlists requer um bom pitch de apresentação. Se você nunca ouviu falar sobre isso, dê uma olhada nesse material.

Imperdível! 

5 – Não criar expectativa em seus ouvintes

Quando o público fica curioso sobre os próximos lançamentos, ele tende a procurar a música assim que lançada, satisfazendo a curiosidade. 

Esse mistério pode ser feito:

  • Com o arquivamento de posts nas redes sociais, imagem de capa e avatar. (Lembre-se de atualizá-los após o lançamento)
  • Criar metas de reprodução. Quando uma determinada canção atingir 500 plays, por exemplo, lançar a próxima;
  • Tweets com a letra da música fora de contexto;
  • Teasers e quizz para adivinhar um feat quando esse for o caso;

Logo, desenhar campanhas com etapas bem definidas, conceito, inspirações, spoilers, prévia e lançamento final é imprescindível. 

Dê o primeiro passo rumo a aumentar seus plays no Palco MP3!

Agora que você sabe estratégias de como aumentar seus plays no Palco MP3, está na hora de investir nelas! Suas ações podem ser tanto gratuitas no primeiro momento quanto evoluir de pacotes pagos de acordo com demanda e objetivo. 

Mas, o principal é minimizar esses erros a fim de alavancar a sua carreira enquanto artista independente, conquistando os tão sonhados plays. Ainda ficou com dúvidas? Entre em contato com nossa equipe e acompanhe nossas dicas de carreira. 

Temos conteúdos valiosos focados no seu sucesso e em como aumentar os plays no Palco MP3, conforme os links abaixo confirmam.

Esperamos você. Até breve!

Laryssa Costa