1. Página inicial
  2. blog
  3. Descobrindo a novíssima música brasileira
  4. Descubra quem é Igor B., inquieto artista baiano

Descubra quem é Igor B., inquieto artista baiano

Por: Fernando Paul

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

Neste Brasilzão, o que não faltam são artistas independentes repletos de conteúdo e qualidade musical. Vozes que, urgentemente, merecem ser ouvidas. Nesse contexto, hoje o Palco MP3 apresenta um nome que faz parte desse time. Aqui, você vai descobrir quem é Igor B.

Em outras palavras, vamos contar um pouquinho da carreira do músico e indicar algumas de suas músicas. Além disso, você vai poder conferir o novo single de Igor B., que acaba de sair do forno, quentinho!

Então, este é o momento de se ajeitar na cadeira, colocar os seus melhores fones de ouvido e embarcar nessa viagem sonora com a gente!

Afinal, quem é Igor B.?

Baiano radicado em Brasília, Igor B. se define como um artista inquieto e experimental. Assim, ele se aproveita da mistura de culturas de sua vivência para compor, cantar e produzir músicas cheias de personalidade.

Dessa forma, ele tem como foco sonoro o chamado electro indie, reunindo influências que vão do hip hop ao indie rock, passando ainda por R&B, afrobeats e black music. Simultaneamente, seus versos são ácidos e questionadores, promovendo reflexão sobre questões latentes da realidade brasileira.

O início de carreira

Igor B. integrou a primeira banda de sua vida no final da década de 1990, em Salvador, na Bahia. Chamado Bunekuloko, o grupo formado por amigos tocava funk-rock de maneira pesada e crua. Assim, agitaram a cena local por alguns anos. 

No entanto, com o término do projeto, Igor B. passou a focar outra área pela qual sempre se interessou: a produção musical. Esse foi um período que gerou grande amadurecimento, já que o artista abriu a cabeça para novos direcionamentos e influências sonoras.

Então, em 2002, esteve em Brasília pela primeira vez, onde gravou as suas primeiras composições. Foi um período cheio de experimentações, estudos e aprendizado. De volta a Salvador, deixou de lado a veia criativa para atuar como produtor executivo de algumas bandas, incluindo Soteropolitanos e Aitay. 

Retomada artística

Uma vez que estava concentrado na área de produção, Igor B. viveu um hiato artístico até meados de 2018. Então, veio a grande retomada. Definitivamente radicado em Brasília, inspirado pelo momento de vida e a realidade do país, seu coração de compositor voltou a pulsar fortemente.

Dessa forma, ele retomou os processos criativos, dando vazão às verdades mais maduras e complexas que carregava dentro de si. Ou seja, Igor B. passou a produzir e divulgar faixas de maneira consistente. 

Por exemplo, entre 2019 e 2020 lançou quatro singles que culminaram no EP Na Batida, No Flow. Uma das canções de destaque do trabalho é Devaneios Coloridos, cujo clipe você confere a seguir:

Parcerias musicais

Durante o período pandêmico, Igor B. montou um home studio e buscou aprimorar os conhecimentos relacionados à produção musical. Então, continuou registrando músicas próprias, com direito a parcerias muito positivas.

Por exemplo, Paulinho Moreno e Amon Martins foram alguns dos que colaboraram artisticamente com o baiano. Igor B. ainda contribuiu com a carreira de novos artistas, como Lil Mind, Bleno Martins e Amanda Maia.

Em 2021, foi a vez de Igor B. divulgar o EP Verão Interlúdio, com cinco faixas. No ano seguinte, lançou o single Teu Corre e o primeiro disco completo, chamado Se Pah (Beat Mesclânea). No trabalho, o músico reafirma a mescla de elementos diversos, transitando entre sensações dançantes e melancólicas.

Igor B. lança o single Buraco de Bala

Começando o ano de 2023 a todo vapor, Igor B. acaba de lançar um novo single, Buraco de Bala. Desta vez, ele ataca como intérprete e apresenta uma nova roupagem à composição originalmente lançada pela banda Eddie, de Pernambuco, no ano de 1998. O trabalho foi produzido por Gabriel Foloni e lançado pelo selo Mondogroove.

Dessa forma, a faixa tem uma batida groovada e trata de maneira bem-humorada uma questão séria: a violência urbana. A letra relata uma confusão em uma balada, que toma proporções drásticas, com direito a um inocente baleado. De acordo com o artista, o tema é oportuno, já que nos últimos anos foi ampliado o acesso às armas no país.

Em seguida, assista ao clipe de Buraco de Bala, o mais novo single do artista baiano Igor B.:

Ainda em 2023, o músico planeja o lançamento de mais singles, tanto autorais quanto releituras. Assim, ele prepara o terreno para a divulgação de um novo disco no ano de 2024.

Ouça mais músicas de Igor B. no Palco MP3

E aí, curtiu descobrir quem é Igor B.? Sem dúvida, o artista transborda talento, criatividade e coragem em seu trabalho, com uma estética original e interessante. Trata-se de um verdadeiro exemplo de como a cena musical independente não se cansa de fermentar nomes de altíssima qualidade.

Então, continue acompanhando a carreira de Igor B. no Palco MP3. Basta baixar o nosso aplicativo, disponível para Android e iOs, e seguir a página do artista. Você ainda pode baixar músicas, conferir fotos, verificar a agenda de shows e muito mais.

Valeu! Até a próxima. 

Fernando Paul