1. Página inicial
  2. blog
  3. Descobrindo a novíssima música brasileira
  4. Descubra quem é Lourandes, artista por trás do hit Arrogância

Descubra quem é Lourandes, artista por trás do hit Arrogância

Por: Fernando Paul

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

Artista é o indivíduo que, a partir da sensibilidade, cria ou interpreta obras que expressam a subjetividade humana. No entanto, há um seleto grupo de nomes que transcendem a definição. Sem medo de julgamentos, eles rasgam a pele e mostram do que são feitos por dentro – definitivamente, a cantora Lourandes faz parte desse time. Mas quem é Lourandes?

Essa é a pergunta a que vamos responder no artigo de hoje. Aqui, você vai conhecer detalhes da trajetória da artista por trás do hit Arrogância. Vamos contar como ela entrou no mundo da música e explicar alguns dos motivos que a fazem tão autêntica e corajosa. E, claro: você poderá curtir as principais faixas lançadas por ela!

Afinal, quem é Lourandes?

Lourandes é uma jovem cantora, compositora e artista visual brasileira. Nasceu no estado de Minas Gerais, mais precisamente em Belo Horizonte. Em seus trabalhos, transita entre diversas sonoridades, principalmente pop, trap e eletrônica. Suas letras abordam temas como fama, saúde mental e busca por pertencimento.

Acima de tudo, o que chama a atenção na promissora carreira da artista é a autenticidade. Lourandes não tem medo de cantar sobre o pior em nós. Às vezes doce, às vezes ácida, a cantora abraça o contraditório. E o público adorou essa sincera dicotomia. Prova disso, as músicas de Lourandes acumulam milhões de plays nas plataformas digitais.

Despertar artístico de Lourandes

A jornada artística de Lourandes tomou forma na adolescência. Na escola, grande parte dos colegas não compreendia sua distinta personalidade. Ela era aquela menina que vestia roupas pretas, sentava no fundo da sala e desenhava no caderno. Ali, já era um sinal de que a arte não seria só um passatempo, mas uma íntima companheira.  

A verdade é que essa época não foi nada fácil para Lourandes. Sofreu bullying e lutou contra o déficit de atenção. No entanto, em meio ao caos, algo trivial — e poderoso — aconteceu. Por causa de uma aposta com um amigo, o pai dela foi obrigado a comprar um piano digital. No fim das contas, o instrumento acabou ficando na sala da casa de Lourandes. 

Não deu outra: ela se apaixonou pelas teclas. Passou horas treinando, assistindo a vídeos e fazendo covers. Assim, evoluiu de forma rápida. Então, surgiu o desejo de criar as próprias produções. Optou por começar a escrever em inglês, pois não tinha certeza de que suas diferentes ideias seriam aceitas se fossem transmitidas em português. 
Por volta dos 15 anos, criou um canal na internet para postar vídeos. Ela não tinha recursos avançados, apenas um celular. Porém, isso não a impediu de ser produtiva. Assumiu os “defeitos” como parte de sua estética artística, já que nunca foi hipnotizada pelo perfeccionismo. Para Lourandes, a realidade imperfeita é mais do que suficiente.

Busca por identidade

Depois de dois anos fazendo vídeos para a internet, Lourandes desanimou. Não era fácil fazer uma carreira vingar. Dessa forma, optou por seguir outro caminho e entrou na faculdade de Artes Visuais. Novamente, enfrentou uma fase turbulenta. Sentiu que perdeu a identidade ao ter de encarar o desenho e a pintura de forma profissional. 

Ao mesmo tempo, seu piano quebrou, e ela ficou um bom período sem compor. Isso contribuiu para a multiplicação das dúvidas. No entanto, seguiu firme e se graduou. Ao fim do processo, conseguiu identificar os caminhos que não queria trilhar, chegando à conclusão de que tinha de retornar aos braços da música. 

Um tablet foi a sua salvação, já que usou um programa simples de produção musical ali instalado para voltar a registrar suas ideias. Mostrou o primeiro esboço de canção para alguns amigos, que gostaram muito. Então, percebeu que ela mesma poderia produzir suas músicas em casa, mesmo que de forma improvisada. 

Mergulho interior

O período pandêmico foi muito frutífero para Lourandes. Presa no quarto, teve de lidar com si mesma todos os dias. Assim, construiu um universo gigantesco. Criou personagens e desenvolveu histórias. Por fim, gerou o EP Romantica. O trabalho saiu em 2021 e conta com quatro faixas em inglês, unindo elementos do pop, electropop e dark pop.

Depois, divulgou mais singles em inglês, que culminaram em um novo EP. No segundo semestre de 2022, foi a hora de mudar. Passou a escrever em português e desenvolveu um novo e ousado projeto, chamado Não Quero Ser Uma Pessoa Boa

O conceito nasceu a partir de um momento de surto com as críticas nas redes sociais. Dessa forma, Lourandes decidiu falar sobre seus sentimentos sem pudor, mesmo que soassem como absurdos. Ela, que muitas vezes foi tachada de “boazinha”, decidiu assumir seu lado vilã. 

Assim, criou a personagem Gia, que trava uma grande luta interna. Ao lidar com o Abandono, perde a esperança e a inocência. A resposta vem no formato de Arrogância. Por fim, Gia se machuca ao entender que a solidão é o preço do seu bem-estar, mas finaliza a sua jornada com tudo o que desejava.

Em seguida, você pode conferir o vídeo que une as duas canções, Abandono e Arrogância. A segunda faixa viralizou nas redes sociais, somando milhões de plays nas plataformas. 

Estilo de composição

De certa forma, a solidão é um motor para Lourandes. O sentimento foi justamente o que a motivou a ser independente, lidando com a própria consciência e compondo as obras musicais de maneira autônoma. 

Por sua vez, as letras revelam uma visão de mundo subjetiva, mas que interage com a percepção das pessoas à sua volta. Lourandes é questionadora e sincera. Dispensando as metáforas, aposta todas as suas fichas na dura literalidade. 

O processo de criação do projeto Não Quero Ser Uma Pessoa Boa foi pesado e cansativo. No quarto escuro, com seu tablet, Lourandes mergulhou em sentimentos complexos e autoquestionamentos. Porém, o resultado mostrou algo mais leve e reflexivo aos ouvintes. 

O trabalho se baseia nos pecados capitais a fim de tentar humanizá-los. Para Lourandes, vários sentimentos naturais foram erroneamente demonizados por religiões e pelo próprio moralismo social. Assim, o conceito das músicas traz excessos de informação intencionalmente. Os versos são fortes e até agressivos em alguns momentos. 

A faixa Inveja, terceira da série, é um exemplo claro do estilo de composição de Lourandes. Abaixo, assista ao clipe:

Novidades

A próxima música do projeto Não Quero Ser Uma Pessoa Boa será Orgulho, com lançamento anunciado para o dia 17 de março. A letra vai refletir os pensamentos de Gia em relação à vida amorosa. Orgulhosa demais para se apaixonar, a personagem prefere beber e curtir os momentos sozinha. 

No futuro, Lourandes pretende explorar mais a história, principalmente na parte audiovisual. Depois, quer descansar um pouco e desenvolver talentos diferentes. Por exemplo, ela sonha em produzir um curta-metragem, com o objetivo de viver outros personagens e histórias. Já os próximos projetos musicais tendem a ser mais leves e sutis. 

Seja como for, Lourandes tem tudo para continuar inspirando pessoas com o seu criativo e corajoso trabalho. Afinal, todos vivenciamos sentimentos contraditórios, resultantes do borbulhão de percepções internas da natureza humana. Acima de tudo, a obra de Lourandes escancara que somos imperfeitos. E que está tudo bem. 

Prestigie o trabalho de Lourandes no Palco MP3!

Muito interessante a forma com que Lourandes construiu a carreira até aqui, não é mesmo? Para a nossa sorte, essa história está ainda nos primeiros capítulos. Assim, fica aqui o convite para que você prestigie a artista lá no Palco MP3. É possível ouvir as músicas, conferir as letras, assistir aos clipes e muito mais!

Por fim, não deixe de acompanhar a Lourandes nas redes sociais, ok? Dessa forma, você fica sabendo das novidades em primeira mão, além de estabelecer uma relação muito mais próxima com essa incrível cantora e compositora. Fica a dica!

Fernando Paul