1. Página inicial
  2. blog
  3. Descobrindo a novíssima música brasileira
  4. Quem é Nivaldo Marques? Conheça o rei do lambadão

Quem é Nivaldo Marques? Conheça o rei do lambadão

Por: Fernando Paul

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

Quem é Nivaldo Marques? Se você curte as músicas que estão na boca do povo brasileiro, sabe que a voz por trás de hits como “Tem Cabaré Essa Noite” e “Dudu” pertence a esse cantor e compositor baiano.

No entanto, nem todo mundo conhece os detalhes da trajetória do “rei do lambadão”, cujas músicas somam milhões de plays nas plataformas digitais. Nesse sentido, o artigo de hoje contará a história do artista, além de revelar algumas curiosidades bem interessantes.

Então, venha descobrir quem é Nivaldo Marques com a gente!

Afinal, quem é Nivaldo Marques?

Cantor Nivaldo Marques com camisa florida e mão atrás da orelha
Nivaldo Marques leva a lambada ao topo das paradas novamente (Foto: Reprodução/Instagram)

Nascido na cidade de Nazaré, na região do recôncavo baiano, Nivaldo Marques vem de uma família humilde. Os pais eram agricultores e criaram os cinco filhos a partir de muito trabalho e amor. 

Nivaldo se apaixonou pela música bem novinho. Embora já tenha trabalhado como motoboy, auxiliar de serviços gerais, lavrador, ajudante de garçom e repositor de supermercados, ele gostava mesmo é de cantar ao vivo. 

Dessa forma, ele se apresentava em bares locais, com um repertório que incluía canções de arrocha, lambada, samba, pagode, reggae e por aí vai. Essa experiência o fez um músico muito versátil e acostumado com a proximidade do público.

A profissionalização da carreira

No entanto, a carreira do cantor ainda era amadora – isso mudou em 2014. Na época de São João, ele enfrentou um grande desafio: participar de um evento de última hora na cidade de São Felipe, na Bahia.

Cheio de coragem, Nivaldo Marques fez o seu show e acabou se tornando um dos destaques da edição. Resultado disso, o público adorou o artista, que passou a ser mais requisitado e repercutido.

Assim que os números de Nivaldo começaram a crescer, ele teve uma grande ideia para alavancar ainda mais a carreira: apostar de vez na lambada. Nesse sentido, ele conseguiria se diferenciar dos outros grupos e cantores da Bahia, que focavam o arrocha. 

Apesar de ter sofrido algumas críticas, a aposta deu muito certo. O cantor tem grande identificação e desenvoltura com a sonoridade, tanto é que passou a ser considerado o “rei do lambadão” – com muita justiça, diga-se de passagem.

Os hits de Nivaldo Marques

Hoje com 32 anos de idade, Nivaldo faz parte dos times da OF Promoções e Xicrinha Produções. Os dois escritórios têm sede na cidade de Feira de Santana e trabalham com outros nomes de muito talento, incluindo o cantor Thiago Aquino.

Até aqui, Nivaldo Marques emplacou sucessos e realizou inúmeros shows no país, especialmente na região nordeste. Ao mesmo tempo, sempre figura no topo da lista de artistas de lambada nas plataformas digitais. 

Nesse contexto, um dos hits que caíram na boca do povo brasileiro foi “Tem Cabaré essa Noite”. Trata-se de uma versão de “Te Robaré”, música originalmente lançada em 2013 por Prince Royce e adaptada ao português por Flavinho Kadet.

Dessa forma, em mais uma decisão muito acertada e que comprova a sua visão diferenciada, Nivaldo comprou o direito de exclusividade da canção de Kadet e gravou a sua versão em formato de lambada no ano 2019. Pouco depois, após o pico da pandemia, ele reforçou a divulgação do single.
Então, o cantor Nattan, uma das grandes revelações do forró, adicionou o seu tempero à faixa, que bombou de vez nas redes sociais. Resultado disso, tornou-se uma das músicas mais tocadas no Brasil.

Além disso, “Dudu” também fez sucesso nas plataformas com o ritmo dançante e a letra descontraída.

“Um amor assim igual ao meu

Você jamais vai encontrar

Amar, Dudu, como eu te amo

Eu sei que ninguém vai te amar”

Recentemente, o artista tem trabalhado na divulgação de uma nova faixa que tem tudo para virar um novo hit, “Morena Com o Corpo Bronzeado”. Confira abaixo:

O retorno da lambada às paradas de sucesso

Com influência de sonoridades como a cúmbia e o merengue, a lambada surgiu nos anos 1970, porém se popularizou na década seguinte, especialmente no Pará. Assim, a sua estrutura veio do carimbó e da guitarrada, com um swing especial e dançante. 

Nomes como Kaoma, Beto Barbosa e Sidney Magal conquistaram muito sucesso no país a partir da lambada. No entanto, o gênero não se manteve nas paradas de sucesso.

Por exemplo, o grupo baiano Lambassaia teve certo destaque na região nordeste há alguns anos. Porém, a repercussão não se estendeu a nível nacional.

Por isso, o resgate da lambada promovido pelo cantor Nivaldo Marques é de extrema importância. Com seu estilo simples e carismático, o artista provou que há, sim, público para a lambada voltar a figurar entre as principais sonoridades do país. 
Hoje, Nivaldo Marques possui uma concorrida agenda de shows, fazendo cerca de 18 apresentações por mês. Além disso, tem trabalhado constantemente na gravação e divulgação de novas faixas.

Ouça outras músicas de Nivaldo Marques no Palco MP3

Definitivamente, a história do artista é muito inspiradora, não é mesmo? Nascido em uma pequena cidade da Bahia, teve vários empregos para ajudar a família, acreditou no sonho de viver de música e acabou por cair na graça do povo brasileiro. Demais!

Portanto, uma vez que agora você sabe quem é Nivaldo Marques, não perca tempo e prestigie o trabalho do cantor no Palco MP3. Ao baixar o nosso app, você pode ouvir e até fazer o download dos hits do músico, além de ficar por dentro das novidades da carreira de Nivaldo. De quebra, ainda pode conhecer outros artistas similares por meio das nossas playlists. Muito legal!

Então, ficamos por aqui. Valeu, grande abraço!

Fernando Paul