1. Página inicial
  2. blog
  3. Notícias
  4. Raio-x: Em novo disco, Lia Sophia redefine os conceitos de empoderamento feminino

Raio-x: Em novo disco, Lia Sophia redefine os conceitos de empoderamento feminino

Por: Gustavo Morais

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

Os bons ventos da arte trouxeram para nós, no final de novembro, o disco Não Me Provoca, quinto trabalho da cantora Lia Sophia. ??‍? ? O álbum é o que mais aborda a temática feminina da discografia da artista. Das 11 canções do repertório, dez são composições de mulheres e oito têm a assinatura de Lia. ✍? ?

Lia Sophia aborda temática feminina em novo álbum (Imagem/Divulgação)

A produção musical do álbum é assinada pelo compositor, músico e produtor carioca Pedro Luís, que divide os vocais com Lia Sophia na ousada Quero Ver Se Segurar. Além de Pedro Luís, o disco também tem duetos de Lia com Ney Matogrosso e Paulinho Moska. ?️

Pedro Luís, Ney e Lia possuem conexão musical perfeita (Foto/Facebook)

No que diz respeito aos arranjos, a artista demonstra muito bom gosto ao investir em ritmos latinos como carimbó, merengue e zouk. ? ?Não estamos falando de mais um disco que mescla MPB com pop, felizmente, como mostra a envolvente Teu.

Spoiler: impossível não ser fisgado pela interpretação que Lia derrama nos provocantes versos da letra.

Ao longo das músicas, a artista deixa claro que é possível enxergar a questão do empoderamento feminino sob uma ótica que ultrapassa as pueris tendências de cantar músicas sobre revidar infidelidade com atos hedonistas. Em suas canções, Lia Sophia fala sobre liberdade, força e prazer femininos.

Lia Sophia sepulta o papo de que “mulher é sexo frágil” (Foto/Facebook)

Na letra da caribenha faixa Ela, Lia e Ney Matogrosso cantam sobre a mulher moderna, independente, ousada e dona do próprio nariz. “Mulher, mulher, dona do próprio corpo, ela faz o que quer, ela sabe o que quer”, diz o refrão da ótima canção. ?️ ? Já na divertida Hashtag, a cantora mostra como gosta de colocar as cartas na mesa e aplica uma bem humorada lição nos stalkers.

Nas demais canções de Não Me Provoca, como Eu Me Chamo Amazônia e Hoje é outro Dia, por exemplo, Lia Sophia segue com a ideologia de ‘não jogar pra torcida’ e deixa claro que só precisa de doses de otimismo, de respeito e de coragem para sagrar-se vitoriosa no campeonato que é a vida. Palmas pra ela! ?? ?

Gustavo Morais