1. Página inicial
  2. blog
  3. Aposta
  4. Embarque na vibe do reggae da Refinaria, joia musical que vem de Floripa

Embarque na vibe do reggae da Refinaria, joia musical que vem de Floripa

Por: Gustavo Morais

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

Formada por Gui Lopes (voz/guitarra), Derick Maia (baixo/backing vocal), Gustavo Andrade (guitarra solo) e João Varela (bateria), a banda de reggae Refinaria surgiu na paradisíaca Florianópolis (SC), em algum momento de 2015. Segundo eles, o objetivo do rolê é fazer o público “chegar junto” e sentir a “vibe positiva”. “Refinar a música é o nosso trabalho. Levar a energia positiva até você”, acrescentam.

Membros da banda Refinaria, sem seus isntrumentos

Refinaria, reggae, roots, paz e amor (Foto/Facebook)Disposta a fazer um som que consiga superar o implacável teste do tempo, a banda busca referências em artistas que simbolizam diferentes gerações regueiras. Para formar esse tsunami musical de positividade, o grupo se inspira em S.O.J.A, Natiruts e no onipresente Bob Marley. Na faixa Eleva, por exemplo, a banda mostra que soube assimilar, refletir e espalhar a mensagem otimista e de conscientização que o reggae tanto proporciona.

Outro momento que inspira reflexão é a canção Sobrevivo. Logo em seu título, a faixa deixa subentendido que vai lançar um olhar acerca dessa sociedade doente, cretina e demagoga na qual todos estamos inseridos. “Vou me despir do que o mundo em vestiu/Deixar o caminho que leva pra longe de mim/Completar o que faltou”, diz um trecho da letra. Já o lado dançante da coisa, a banda mostra em Uma Ilha. Trata-se daquele tipo de som [se ligue espetacular arranjo de ? dessa música] que te faz dançar com o corpo e com a mente.

Banda Refinaria, reggae made in Santa Catarina

Quarteto faz música para nós dançarmos com corpo e mente (Foto/Facebook)

Atualmente, essa preciosidade da música que vem de SC trabalha na divulgação do single Gratidão. Eis um valor que anda meio esquecido, concorda? Para nossa sorte, a turma da Refinaria usou o seu imenso talento para nos ajudar a tirar o verbo agradecer do campo das nossas ideias. Se ligue nos versos, para juntos cantarmos  esse mantra:

Sigo meu caminho na busca da evolução
Eu não sou dono da verdade a vida é uma questão de opinião
Procurando meu lugar sem esquecer de respeitar o espaço do irmão
Carrego o bem , com pensamentos positivos , presando pela união
Agradeça a seus pais por sua vida e agradeça seus irmãos pelo amor
Pratique a vibe da energia positiva , iluminando mais um dia que chegou
Gratidão é o que eu tenho a lhe dar,
É nos momentos mais difíceis que a vida nos ensina a praticar

Agora, basta dar o play no vídeo e deixar falar a voz do coração.

Gustavo Morais