Formada por Gui Lopes (voz/guitarra), Derick Maia (baixo/backing vocal), Gustavo Andrade (guitarra solo) e João Varela (bateria), a banda de reggae Refinaria surgiu na paradisíaca Florianópolis (SC), em algum momento de 2015. Segundo eles, o objetivo do rolê é fazer o público “chegar junto” e sentir a “vibe positiva”. “Refinar a música é o nosso trabalho. Levar a energia positiva até você”, acrescentam.

Membros da banda Refinaria, sem seus isntrumentos

Refinaria, reggae, roots, paz e amor (Foto/Facebook)Disposta a fazer um som que consiga superar o implacável teste do tempo, a banda busca referências em artistas que simbolizam diferentes gerações regueiras. Para formar esse tsunami musical de positividade, o grupo se inspira em S.O.J.A, Natiruts e no onipresente Bob Marley. Na faixa Eleva, por exemplo, a banda mostra que soube assimilar, refletir e espalhar a mensagem otimista e de conscientização que o reggae tanto proporciona.

Outro momento que inspira reflexão é a canção Sobrevivo. Logo em seu título, a faixa deixa subentendido que vai lançar um olhar acerca dessa sociedade doente, cretina e demagoga na qual todos estamos inseridos. “Vou me despir do que o mundo em vestiu/Deixar o caminho que leva pra longe de mim/Completar o que faltou”, diz um trecho da letra. Já o lado dançante da coisa, a banda mostra em Uma Ilha. Trata-se daquele tipo de som [se ligue espetacular arranjo de 🎸 dessa música] que te faz dançar com o corpo e com a mente.

Banda Refinaria, reggae made in Santa Catarina

Quarteto faz música para nós dançarmos com corpo e mente (Foto/Facebook)

Atualmente, essa preciosidade da música que vem de SC trabalha na divulgação do single Gratidão. Eis um valor que anda meio esquecido, concorda? Para nossa sorte, a turma da Refinaria usou o seu imenso talento para nos ajudar a tirar o verbo agradecer do campo das nossas ideias. Se ligue nos versos, para juntos cantarmos  esse mantra:

Sigo meu caminho na busca da evolução
Eu não sou dono da verdade a vida é uma questão de opinião
Procurando meu lugar sem esquecer de respeitar o espaço do irmão
Carrego o bem , com pensamentos positivos , presando pela união
Agradeça a seus pais por sua vida e agradeça seus irmãos pelo amor
Pratique a vibe da energia positiva , iluminando mais um dia que chegou
Gratidão é o que eu tenho a lhe dar,
É nos momentos mais difíceis que a vida nos ensina a praticar

Agora, basta dar o play no vídeo e deixar falar a voz do coração.