1. Página inicial
  2. blog
  3. Notícias
  4. Resultado da seletiva TUM Sound Festival 2021

Resultado da seletiva TUM Sound Festival 2021

Por: Rafaella Rodinistzky

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

Reinventando o movimento, o TUM Sound Festival chega com tudo em 2021! No reaquecimento do mercado musical pós-pandemia, o maior encontro de música de negócios de Santa Catarina traz mais de 80 atividades em sua programação. Pega esse gostinho: rodadas de negócios, painéis com profissionais do ecossistema, rodas de conversa, lançamentos, oficinas, shows e muito mais.

E falando em shows, o Palco MP3 tem um palco exclusivo no festival, é isso mesmo! Entre os dias 12 e 14 de novembro, Floripa será envolvida pelas novas sonoridades e por um palco com três artistas selecionados pela nossa curadoria musical. Recentemente, abrimos um formulário para a seletiva TUM Sound Festival 2021, foram muitos cadastros incríveis e escolher os nomes finais foi desafiador.

Sem mais delongas, confira o resultado da seletiva TUM Sound Festival!

Resultado da seletiva TUM Sound Festival + Palco MP3

Antes de mais nada, agradecemos tantas inscrições e parabenizamos todas as bandas e artistas dedicados à luta e ao fortalecimento da música independente, pois são vocês que movimentam e dão vida ao nosso ecossistema. Então, rufem os tambores, aqui vem o resultado:

Yanna

resultado da seletiva tum: yanna
“Me falta o ar” para falar de Yanna (Foto: divulgação/Yanna)

Yanna nasceu em Aracaju (SE), passou parte da infância no Rio e hoje mora em Florianópolis. Nessa caminhada por três diferentes regiões do país, ela construiu sua identidade entre fragmentos e recortes, sobrepostos nos versos e originalidade da artista. Encontramos uma interpretação delicada e ousada de sua história, que se funde aos relacionamentos, emocional e pessoal de Yanna. Nas entrelinhas estão as experiências que passou ao sair de sua cidade natal até chegar em Floripa.

Em suas letras, Yanna questiona as situações da vida, especialmente sobre os sentimentos gerados nas relações, como se fosse um recado para si. Tem como referências musicais Billie Eilish, Dua Lipa, Iza, e a cantora Lizzo, além de bandas do pop alternativo.

Percorrer o trabalho dessa sergipana é ter a chance de se envolver em uma jornada introspectiva e empoderada, na mesma medida em que é corriqueira e encantadora. A pluralidade de impressões a cada composição, são capazes de nos proporcionar sensações únicas, a partir de uma viagem para uma atmosfera de dimensões e possibilidades livres e luminosas.

Joana Castanheira

resultado da seletiva tum palco mp3 joana castanheira
Filha de Florianópolis, Joana sobe em nosso palco exclusivo (Foto: divulgação/Joana Castanheira)

Joana Castanheira é uma artista independente de Floripa. Aos 24 anos de idade e uma carreira que vem sendo construída há 17 como cantora e atriz, Joana apresenta um trabalho doce e profundo permeado por diversas áreas artísticas. Dentro de um cenário nostálgico e até um pouco retrô, fala sobre os amores, os desamores, os desapreços e os desafios da solidão.

A artista é conhecida por utilizar linguagem potente, delicada e autêntica. Seu trabalho cai como luva para os apaixonados, para aqueles que profundamente se incomodam com a superficialidade contemporânea e prezam por acessar as maiores intensidades que a vida pode oferecer.

Em 2014, Joana Castanheira criou um canal no YouTube, hoje com mais de 220 mil inscritos, e em 2016 foi participante da quinta edição do programa The Voice Brasil. Após o lançamento, em março de 2020, do seu segundo EP, Joana iniciou o ano de 2021 com a estreia de um filme, o EP visual “Aparador De Saudades Que Ainda Não Existiram Ou Porta-Retratos (O Filme)”.

Vem aí, o último resultado da seletiva TUM: Cigana

De limeira para o TUM, o quarteto místico Cigana (Foto: divulgação/Cigana)

Para fechar com chave de ouro, temos uma banda com pouco tempo de estrada, mas que apresenta maturidade musical de artistas veteranos. Estou falando da Cigana! Formada por Vic Groppo, Caique Redondano, Matheus Pinheiro e Felipe Santos na cidade de Limeira (SP) em 2014, o grupo mostra que o rock nacional está vivíssimo e renovado.

Entre os trabalhos lançados pela banda estão os EPs “Sinestesia” (2014), “A Torre” (2015) e “Tudo Que Há De Novo” (2020), além de inúmeros singles. Porém, foi em 2019 que a Cigana lançou seu primeiro álbum cheio: “Todos Os Nós”. Com canções que vão do indie ao jazz e passagens pela MPB e pelo post-rock, o disco traz 8 faixas que soam como um convite a uma íntima viagem sonora.

Em 2021, após o lançamento do EP “Tudo Que Há De Novo”, explorando gêneros entre o indie, o post-rock e o lo-fi hip hop, a Cigana apresentou nova sonoridade e olhar mais pop com o single “robabrisa”, lançado pela Balaclava Records. E o viral aconteceu: a faixa alcançou mais de 1 milhão de streams no TikTok, confira esse som:

Pelo que você viu e ouviu, deu pra perceber que essa turma é bem talentosa, né? Por essas e outras, digo que a música independente brasileira vive tempos de fôlego renovado. Agora, é só esperar novembro chegar para curtir o potencial dessa galera ao vivo. Parabéns aos selecionados!

Rafaella Rodinistzky