1. Página inicial
  2. blog
  3. Aposta
  4. O retorno dos anos 2000: como a tendência impacta a cultura atual?

O retorno dos anos 2000: como a tendência impacta a cultura atual?

Por: Fernando Paul

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

Se você ama música e está sempre antenado às últimas tendências, com certeza percebeu que muitas produções artísticas atuais têm um sabor nostálgico bem específico, não é mesmo? Pois é, os anos 2000 estão de volta!

Nesse sentido, artistas nacionais e estrangeiros têm resgatado elementos que rapidamente nos remetem às primeiras décadas do milênio. Porém, cabe a reflexão: afinal, por que isso está acontecendo? É o que iremos descobrir no artigo de hoje. Vamos lá!

A influência dos anos 2000 na atualidade

O setor cultural vive de ciclos. Nesse contexto, não importa se estamos falando de música, moda, cinema, gastronomia… Tendências vêm e vão. O que estava em alta fica defasado; aquela época que parecia esquecida ganha os holofotes novamente. Enfim, esse é um movimento natural da sociedade e do próprio mercado. 

Atualmente, os anos 2000 são o queridinho da vez. Vamos ser sinceros, quem é que não se lembra com carinho dessa década maravilhosa? Orkut, popularização do celular, The Office, videolocadoras e por aí vai… Que saudade! 

Happy Season 5 GIF by The Office - Find & Share on GIPHY

Muitos estilos musicais bombaram nesse período. Sim, vivemos um verdadeiro caldeirão musical, que ia do pop ao new metal, passando por emo e hip hop. Dessa forma, há muitas provas de que os primeiros anos do milênio estão de volta.

Movimento global

Olha só: pessoas da Geração Z, que nasceram entre 1995 e 2010, são extremamente ativas nas redes sociais, incluindo TikTok e Instagram. Recentemente, os aplicativos bombaram com trends que fazem alusão ao termo Y2K, uma abreviação de Year 2000 (Ano 2000)

Nesse sentido, os jovens recriam looks e maquiagens da época para produzir fotos, além de viralizarem hits dos anos 2000 em seus divertidos vídeos nas redes sociais. Você sabe do que estamos falando! No entanto, a tendência também está presente no cenário musical de maneira muito forte. A cantora Olivia Rodrigo, por exemplo, claramente bebeu na fonte dos anos 2000, tanto na sonoridade quanto na estética. Não foi à toa que ela obteve sucesso estrondoso.

Já a Anitta escolheu a dedo peças de roupa que celebram o período em alguns de seus clipes. Esse é o caso do vídeo do sucesso “Envolver”, que traz a artista com a calcinha à mostra – costume muito comum nos anos 2000: 

Por sua vez, Gloria Groove usou e abusou de referências aos anos 2000 no clipe da faixa “Bonekinha”, com direito a celular de flip e danças em uma lan house. Confira: 

Por fim, Luísa Sonza se inspirou nas divas da música pop dos anos 2000 para a produção de seu último disco, chamado Doce 22. O resultado ficou incrível! 

Esses são alguns exemplos pontuais que sintetizam um movimento global. Aqui, poderíamos citar dezenas de outros artistas que estão seguindo o mesmo caminho. No entanto, que tal refletirmos sobre o motivo do retorno dos anos 2000 e como isso impacta a nossa vida?

Nostalgia que faz bem

Bom, os anos 2000 foram um marco histórico muito importante, tanto no Brasil quanto em âmbito mundial. Não só pela rara virada numérica ou pelo receio do Bug do Milênio, mas também devido às experiências e expectativas muito particulares desse tempo. 

Em outras palavras, além de o mundo não ter acabado como alguns acreditavam (risos), a informática e a internet revolucionaram o nosso dia a dia em tempo real. Ao mesmo tempo, o Brasil passava por um momento político renovado, enquanto a economia global ia de vento em popa. 

Então, o que aconteceu quando chegou a pandemia do coronavírus em 2020? De acordo com especialistas, nossas mentes se voltaram a sentimentos nostálgicos para gerar conforto diante da incerteza. 

Hayley Williams, cantora que fez sucesso com a banda Paramore no nostálgico período, concorda com essa visão. Conforme informações do site da revista britânica NME, a cantora afirmou que atualmente há muita “frustração” na sociedade, que naturalmente busca retornar a um tempo “mais simples”. 

Ou seja, em um momento difícil, olhamos para um passado leve a fim de obter alívio. Trata-se de um comportamento compreensível e saudável.

Estratégia de mercado

Simultaneamente, o mercado percebeu esse movimento social e investiu pesado na volta dos anos 2000. Resultado disso, as redes sociais, a publicidade, o setor de vestuário, o cinema, as séries e os produtores musicais jogaram todas as suas fichas na tendência. 

No Instagram, a hashtag Y2K esteve presente em mais de 3 milhões de publicações, conquistando também cerca de 5 bilhões de visualizações no TikTok. Além do mais, de acordo com informações da Folha, a busca por “roupas dos anos 2000” teve um aumento de 47% em 2021 quando comparada ao ano anterior. 

Então, podemos afirmar que a aposta deu muito, muito certo. Embora o aspecto financeiro tenha sido a principal motivação dessa estratégia de mercado, é inegável que a volta dos anos 2000 contribuiu para que o período pandêmico fosse superado com um pouco mais de leveza, concorda? 

Afinal, os primeiros anos do milênio foram, de fato, muito especiais. Definitivamente, os anos 2000 estarão em nossa memória para sempre!

Celebre os anos 2000 no Palco MP3

E aí, curtiu a nossa reflexão sobre o retorno dos anos 2000 nas produções artísticas atuais? Esperamos que sim! Então, para fechar este artigo com chave de ouro, aqui vai um convite bastante especial. 

Acesse o Palco MP3 para ouvir e acompanhar os seus artistas favoritos! Lá, há uma infinidade de faixas que marcaram essa década excepcional, além de composições atuais que resgatam a sonoridade dos anos 2000 como uma forma de celebração. Enfim, é música boa que não acaba mais! 

Ah, aproveite e mande o link deste artigo para seus amigos que também amam tudo o que está relacionado aos anos 2000. Eles vão pirar! ? 

Grande abraço, até a próxima!

Fernando Paul