A Retrospectiva Palco MP3 2021 chegou para relembrarmos os fatos que marcaram o ano de 2021 em nossa plataforma. Além de novos estilos dominando as rádios do Brasil, tivemos nomes que saíram do independente e caíram na graça do público, destacando-se também aqui. 

Ou seja, mesmo com a retomada dos shows acontecendo timidamente, os ritmos alegres dominam o universo online e anunciam nova etapa para a música. Assim, os últimos meses foram marcados pela pisadinha, vaquejada, feminejo e muito mais. 

Então, separa um espacinho na sala para dançar, prepara o som e vem curtir com a gente a nossa Retrospectiva Palco MP3 2021!

As músicas que embalaram o ano

Antes de tudo, é inegável o quanto 2021 foi o ano da pisadinha, levando ao país a alegria do ritmo vindo do Norte e Nordeste. Logo, no Top 3 das músicas que mais tocaram em 2021 aparecem duas canções dos Barões da Pisadinha e uma do cantor Vitor Fernandes.

Dessa maneira, o ranking das canções foi ocupado por:

  1. Galera do Interior – Barões da Pisadinha;
  2. Dançar Forró Beijando – Barões da Pisadinha;
  3. Acaso – Vitor Fernandes. 

A sonoridade das três traz os metais, teclados e acordeon presentes no piseiro e forró, que têm ganhado ascensão nos últimos meses. O ritmo alegre é combinado com as letras apaixonadas ou que refletem a “sofrência”, caindo no gosto do público. Como resultado disso, “Galera do Interior” já soma 79.866.226 reproduções.

Além disso, a canção “Acaso” ganhou uma ajuda extra para sua disseminação: as redes sociais. Com certeza você já viu um vídeo no TikTok ou Instagram com a coreografia caipira da canção, que também foi interpretada por outros artistas.

Relembre os artistas mais escutados em 2021

Agora, os artistas mais escutados na nossa Retrospectiva Palco MP3 2021 misturam diferentes gêneros, dentre eles a pisadinha, o hip hop e o arrocha. Nesse sentido, os artistas representam não só a diversidade de estilos, como a preferência do público por esses gêneros. O ranking foi composto por Barões da Pisadinha, Tribo da Periferia e Unha Pintada

1 – Os Barões da Pisadinha

Misturando forró eletrônico e tecnobrega, os Barões da Pisadinha estouraram com a canção “Tá Rocheda“, utilizada por Neymar em suas redes sociais. Desde então, a banda coleciona sucessos e emplacaram duas canções em listas globais das plataformas de streaming. Além disso, foram indicados ao Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Música Sertaneja.

2 – Tribo da Periferia

O grupo vindo de Brasília foi fundado em 1998 e se destacou pela criatividade de suas letras. Assim, com mais de 20 anos de estrada, são considerados precursores do rap nacional e expressam sonhos brasileiros em suas canções. Músicas como “Alma de Pipa” e “Insônia” fazem parte do repertório.

3 – Unha Pintada

Iniciado em 2011, o cantor Aldiran se transformou no artista Unha Pintada para realizar o seu sonho no mundo da música. Assim, leva aos seus fãs e shows a mistura do estilo arrocha com romantismo, emplacando canções como “Amor Inesquecível” e “Alô Polícia”.

3 gêneros que fizeram história em 2021

Assim como as canções e os artistas que dominaram nossa plataforma são representantes do sertanejo, forró e arrocha, os estilos mais ouvidos também o são. Em pesquisa recente apresentada pelo Ecad, a ascensão do sertanejo já era apontada em 2011, com nomes como Luan Santana e Michel Teló em destaque. Apesar de ter se passado 10 anos, o gênero superou mudanças tecnológicas, culturais e seguiu como o mais ouvido, acompanhado do forró e do arrocha

Do Palco MP3 para todo Brasil

Alguns artistas independentes alcançaram grandes patamares em 2021, destacando-se não só por seu talento musical, mas pela habilidade de composição. Assim, nosso Top 3 de artistas que criaram suas contas em 2021 e já se destacaram foram João Gomes, Chicão do Piseiro e Marcynho Sensação.

1 – João Gomes

O pernambucano chamou a atenção não só pela presença constante nas redes sociais, mas em números exorbitantes resultantes do seu sucesso. O novo sucesso da vaquejada conquistou o país com “Meu Pedaço de Pecado” e, aqui no Palco MP3, teve 5.239.154 plays em suas músicas.

2 – Chicão do Piseiro Oficial 

Ocupando o segundo lugar como artista de Brega Funk, Chicão do Piseiro Oficial conquistou o Nordeste. Ele conquistou o 1º lugar no mesmo estilo no estado de Pernambuco e também em específico na cidade de Petrolina. Como resultado disso, ele já possui 1.679.893 plays durante o ano.

3 – Marcynho Sensação

Mais do que ocupar o lugar de terceiro top artista no Palco MP3, Marcynho já é o 1º na cidade de Açailândia e no estado do Maranhão. Além disso, é considerado o 1º no estilo forró também no mesmo estado. Dessa maneira, seu número de plays já soma ao todo 1.473.552 execuções.

Playlists para todos os momentos

As seleções de música sempre estiveram presentes, seja na época em que gravávamos fitas cassetes com a programação da rádio, seja agora com o streaming. Elas servem de trilha sonora para festas, trabalho ou para entrar no clima do dia. Assim, o Top 3 de playlists do Palco MP3 foram “Pra tocar no Paredão”, “Top 50” e “Sextou”

A playlist Pra tocar no Paredão contém 60 músicas, que misturam gêneros como forró, arrocha, brega, brega funk e funk, feita por artistas independentes. Já a playlist Top 50 combina os melhores artistas independentes nos gêneros do hip hop, rap, sertanejo, forró e funk. Por fim, a seleção intitulada de Sextou contém 40 faixas com as mais variadas canções de pagode, sertanejo, forró e funk, para entrar no clima leve de sexta.

Números que marcaram a retrospectiva Palco MP3 2021

Mais do que novos gêneros e artistas, nosso ano foi marcado por números que nos encheram de orgulho. Ao longo de todo ano, tivemos mais de 5.298 cantores inscritos e um total de 570.123.897 reproduções na plataforma. Nesse sentido, esses dados nos mostram o quanto os artistas independentes ainda acreditam no poder transformador da música. Juntos, podemos levar novas sonoridades aos quatro cantos do país e ajudar na carreira de quem está começando

E, para começar 2022 em grande estilo, nada melhor do que ouvir os artistas de nossa Retrospectiva Palco MP3 2021, certo? Assim, iniciamos uma nova etapa cheios de energia e conhecimento para um ano ainda melhor. É só dar o play!

Conta para a gente, como foi o seu ano junto com o Palco MP3?