1. Página inicial
  2. blog
  3. Notícias
  4. Novo disco de Gabriel Gonti propõe um perfeito exercício acerca das relações humanas

Novo disco de Gabriel Gonti propõe um perfeito exercício acerca das relações humanas

Por: Gustavo Morais

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

Radicado em São Paulo, o músico mineiro Gabriel Gonti acabou de lançar o segundo disco de sua carreira. Intitulado Gonti, o álbum foi gravado no estúdio No Santo Som, em Campinas (SP), sob a batuta de Túlio Airold. Disposto a tentar algo diferente no cenário da novíssima música brasileira, Gabriel coletou influências ao redor do Brasil para entregar uma legítima representação inovadora no cancioneiro da nova MPB.

Capa de Gonti, segundo disco de Gabriel Gonti

Gonti, novo disco de Gabriel Gonti (Divulgação)

Desta forma, o novo disco expressa muito das experiências que Gonti vem colhendo com seus amigos espalhados pelos quatro cantos do Brasil: Peu e Dino são baianos, Deco é paulistano e Ana Caetano, tocantinense. Jéf Souza e Pepê Santos, gaúcho e mineiro, respectivamente.

Com o verso “Se esse avião pousasse nas nuvens a gente andaria por estrelas à noite”, o disco abre o leque que aborda as nuances das relações humanas e a passagem do tempo — aparentemente cada vez mais apressado — que são os temas recorrentes nas letras. Nesta primeira música, o mineiro se junta a Ana Caetano, do duo Anavitória, para promover uma reflexão sobre as paisagens quase oníricas que estimulam pensamentos sobre saudade e relacionamentos.

Sem perder o domínio do voo, Céu do Sul vem em sequência. A faixa apresenta uma pegada britpop, mas com elementos brasileiros, que fazem sumir o tempo nublado que normalmente paira sobre os cantos ingleses. Gravada com violão de náilon e com sintetizadores, a música aborda a rotina despreocupada de lugares como a catarinense praia Brava, elencando em seu jogo de palavras coisas como o calor, a areia e a brisa da beira-mar.

Ana Gabriela e Gabriel Gonti, expoentes da nova MPB

Ana Gabriela e Gabriel Gonti fizeram dueto na faixa A Gente Se Dá Bem (Foto/Facebook)

Outro ótimo momento do disco é a música A Gente Se Dá Bem, faixa que marca o feat. de Gabriel Gonti com a cantora Ana Gabriela. Com ritmo mais lento, guitarras cheias de reverb e beats perfeitos para rimas – como as que são típicas de Ana – essa faixa revela uma interpretação segura e indica uma combinação perfeita entre as vozes dos envolvidos.

Na faixa Lua Nova, Gabriel lida com a temática celeste e abre espaço para versos reflexivos, como, por exemplo, “inevitável se inspirar no céu, nas nuvens, em elementos aéreos. Essas coisas estão sempre presentes em minha mente quando eu componho”. “Sorte de quem amou e fez parar o tempo, as horas, pra te ter”, sintetiza seu refrão.

Cantor gabriel Gonti posa para divulgação de novo disco

Gabriel Gonti lança disco bem inspirado e na medida exata (divulgação)

Por fim, mas não menos importante:  como diria Paul Stanley, do Kiss, “as situações cotidianas são sempre as mesmas; o que muda é o endereço”.

Com seu novo álbum, Gabriel Gonti soube extrair e juntar as diferentes vivências e experiências de seus amigos e parceiros para construir letras que abordassem de forma ampla essas reflexões. Por essas e outras, Gonti reúne músicas que se enquadram nas vida do Gabriel, na dessa galera talentosa que participou do disco, na minha e até mesmo na sua, amigo leitor.

Show – Gabriel Gonti

Atenção, galera de Belo Horizonte e região: não perca a oportunidade de ver o show de Gabriel Gonti! A apresentação vai rolar no Teatro da Câmera, em BH, no dia 10 de outubro. Pra melhorar ainda mais a situação, a banda Dias de Truta também vai colar no rolê! Com preços  a partir de R$ 40, os ingressos estão à venda no site Eventim.

Gustavo Morais