1. Página inicial
  2. blog
  3. Notícias
  4. Axé experimental de Valciãn Calixto é exemplo de como “pensar fora da caixa”

Axé experimental de Valciãn Calixto é exemplo de como “pensar fora da caixa”

Por: Gustavo Morais

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

O músico piauiense Valciãn Calixto acaba de lançar Nada Tem Sido Fácil Tampouco Impossível, o segundo disco de sua carreira. Nessa empreitada, o artista apresenta um trabalho que causa impacto sob várias perspectivas.

No texto de hoje, vamos analisar alguns dos pontos emblemáticas deste trabalho tão interessante. Não podemos seguir com a conversa sem antes esclarecer que o cantor e compositor não “inventou a roda”. A intenção foi fazer um trabalho que ultrapassa qualquer zona de conforto, mas sem errar a mão no bom gosto.

Vamos ver qualé a desse rolê?

Uma breve lição de semiótica com a capa do disco

De maneira bem [mas muito bem]  resumida, entende-se que Semiótica é o estudo da construção de significado, o estudo do processo de signo e do significado de comunicação. Essa ciência explica os vários sistemas de signos, sinais e símbolos que utilizamos para expressar e a comunicar nossas ideias, sentimentos, emoções, desejos e necessidades.

Dito isso, vamos fazer uma rápida análise sobre a capa do disco Nada Tem Sido Fácil Tampouco Impossível. Observe a imagem abaixo:

Capa do novo disco de Valciã Calixto

Capa de Nada Tem Sido Fácil Tampouco Impossível (Divulgação)

O trabalho foi lançado  lançado no dia 17 de agosto de 2020, quando se comemora o dia do Exu Tranca Ruas, que aparece sugestivamente na capa. Além da religiosidade, a ilustração coloca em evidência uma outra questão importantíssima para o povo brasileiro. Em tempos de pandemia e da falta do emprego formal, o delivery tem sido uma constante em nossas vidas. De maneira providencial, Valciãn Calixto usou a capa do disco para contextualizar realidades importantes no cotidiano de nós, brasileiros.

Seja lá qual for a evolução desta nossa situação, essa arte já é um documento histórico. Se para alguns o bom  “álbum começa pela boa capa”, Nada Tem Sido Fácil Tampouco Impossível já sai em vantagem.

Os vários “brasis” ouvidos no álbum

O álbum todo trabalhado no experimentalismo. Ao longo das faixas, o artista coloca sonoridades brasileira como, funk, axé, swingueira e Xote para conversar com salsa, balada, rock e outros ritmos gringos. O resultado é um tipo de música que tem o poder de unir o que as famigeradas barreiras culturais insistem separar.

Sendo o Brasil um país tão rico em manifestações culturais, o músico trouxe essa diversidade ao segundo disco para que as canções alcancem mais pessoas, que, mesmo morando nos lugares mais afastados do globo, estarão unidas pela musicalidade do artista.

O trabalho conta com participações especiais de Julia Barth (Rio Grande do Sul), Jotaerre (Bahia), Jeza da Pedra (Rio de Janeiro) e Juliana D Passos (Santa Catarina), abrindo pontes e conexões com o Piauí, além de misturas rítmicas e experimentações sonoras.

Axé experimental, uma proposta musical “fora da caixa”

O álbum abre com 3R1K0N4, uma canção que liga a máquina do tempo. O combustível desse utópico meio de transporte é o brega moderno que tem como centelha o inesquecível tecnopop dos anos 80. O óleo da nave pilotada por Calixto é uma letra de amor. Temos, então, uma ótima música para mandar pro crush.

Na sequência, Nunca Fomos Tão Adultos mantém a gente na saudosa “década perdida”. A guitarra certeira e distorciva emoldura a declamação de uma  poesia rebelde e incomodativa. Guardada as devidas proporções, essa música nos remete aos tempos em que os Titãs faziam músicas que dava “socos na barriga” da caretice.

Espiritualidade mode on

Contando participação especial de Jotaerre, Deus É Bom (O Tempo Todo) é a swingueira gospel que vai trazer alento e edificar o seu período de isolamento social. No final das contas, meu amigo e minha amiga, tudo fica bem. Ainda seguindo a toada da mensagem cristã, o funk Deus Nos Livra é uma espirituosa canção sobre arrependimento.

Com temperos eletrônicos, o xote Ensinamentos Da Preta Velha Vovó Maria Conga é uma deliciosa lição de humildade. Pra que serve a pretensão de mudar o mundo, se o próprio quintal é a perfeita ilustração da desordem? A mudança é um gesto que começa de dentro pra fora, pensemos nisso!

E para fechar o álbum em grande estilo, Valciãn Calixto lança a braba Nada Tem Sido Fácil Tampouco Impossível. De forma consciente, ao longo da letra, a dicotomia observada no título da canção é analisada e refletida. No final, fica a esperança e o voto de confiança de que nada é pra sempre e tudo tem um bom desfecho.

Por fim, mas não menos importante: Em seu novo disco Valciãn Calixto mostra o lado mais ousado e inventivo de sua capacidade artística. Ao longo das 10 faixas, o ouvinte é agraciado com o talento de um artista que sabe como surpreender e entregar soluções musicais fora dos padrões da mesmice. Esse disco só tem um problema… ele acaba! Mas aí, a gente dá um repeat e torna infinita essa deliciosa viagem musical.

Gustavo Morais