1. Página inicial
  2. blog
  3. Notícias
  4. Em disco de estreia, Afronauta mostra as rimas mais sagazes do novo rap nacional

Em disco de estreia, Afronauta mostra as rimas mais sagazes do novo rap nacional

Por: Gustavo Morais

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

Salve, salve, manos e minas! “Deixa eu fala procê [sic]”… o hip hop é um terreno cada vez mais amplo na música brasileira. Novas tendências, novos estilos, novas batidas… novos sons e novas rimas, são alguns dos fundamentos que mantêm o rap no rolê.

No texto de hoje, o nosso papo vai ser bem reto! Vamo trocar uma resenha sobre um dos excelentes artistas da Coisa de Preto Produções, produtora “que tem como foco lançar artistas pretos e que façam um trabalho que necessite de mais visibilidade”. Dito isso, informo que vou te aplicar o trabalho do rapper Afronauta.

Na real, o som dele é uma verdadeira experiência sensorial. Vai por mim: não tem como ser a mesma pessoa depois de ter contato com essas letras e com esses arranjos.

Agora, chega de spoilers! Desperte o seu senso crítico, se prepare para conhecer novas ideias. Não deixe de dar voz à metralhadora giratória, cujos alvos são a cretinice, a hipocrisia, a demagogia e uma pá de outras viagens erradas.

Afronauta

Natural de São Paulo, ele é fotógrafo, videomaker, rapper, produtor musical e designer. O nome dele? Bem… é Emerson Toco, mas pode chamá-lo de Afronauta.

Esse artista tão polivalente também integra, há coisa de uma década, o grupo Zamba Rap Clube. Por lá, assinou a produção musical do álbum Um Novo Dia – Sonhos e Metas, além da direção de arte e composição. Também pilotou a direção de quase todo o material audiovisual. Ah, não posso deixar de mencionar a participação do álbum Canto Negro, do rapper Preto, na faixa Ocupando Após Diáspora.

Em 2020, Afronauta mergulhou mais fundo na carreira musical. Batizado Rimas À Prova de Balas, o single de estreia dele foi lançado no finalzinho de julho. Cerca de dois meses depois veio o disco Pax Mafiosa, o primeiro trabalho solo. A seguir, te conto mais sobre essa história

Capa alternativa para o disco de Afronauta

Pax Mafiosa: sagacidade nas rimas e batidas futuristas, by Afronauta

Com molduras sonoras que vão do boombap ao trap; do grime ao downbeat; e até dancehall, o artista imprime uma identidade única em suas rimas e beats. Ao longo de oito faixas, nossos ouvidos são agraciados com doses futuristas e diversas visões do mundo do rapper.

Sem economizar no tom denso do discurso, a faixa Overdose Tímida abre o disco. Ao longo das rimas, Afronauta lembra alguns e explica para tantos outros que o Brasil não é para amadores. Sem “passar o pano”, o artista nos entrega versos que devem ser transformados em “notais mentais”. Se ele “não abrir sua mente, prepara o supercílio”, pois a porrada vai ser forte.


Na sequência, a música Ideia Quente, Noite Fria retrata os desafios que um cara da quebrada encontra quando vai colar nos rolês da ponte pra lá. Nessa música, a distopia assume um tom ainda mais forte nas rimas de Afronauta… “Porque à noite, mano, até deus é ateu”.

Manja aquele tipo de gente que é fake em tudo que é proceder? Pois é! O recado pra essa turma é muito bem dado na música Falso 9. Sem aliviar pra quem é comédia, o rapper derrama rimas que separam os artilheiros dos caras que só fazem o time ser rebaixado de divisão.

Afronauta é um letrista sagaz. Com papel e caneta em mãos, ele tem a manha de usar simbologias e figuras de linguagem para escrever crônicas de seu universo. E é de uma inteligência incomum a forma como ele associa personagens infantis à realidade distópica encontrada no dia a dia das quebradas desse Brasil! Na realidade mostrada nas rimas da música Boneco de Madeira, cupins são sentimentos e nem o grilo falante pode te salvar.

Em grande estilo, a música Rima à Prova de Bala fecha o disco. Aqui, a resenha é pra conscientizar os ativistas de sofá e intelectuais de redes sociais. “Sigo rimando Jimmi Hendrix e eles jogando Guitar Hero”, tá dado aí o recado! O futuro está acontecendo e quem moscar, perde o bonde da história.

Como divulgar a nova música brasileira?

Se você chegou até aqui, certamente sentiu o impacto que é o trabalho do Afronauta. Sendo assim, posso te pedir um help?

O rapper Afronauta é um artista cheio de talentos

É coisa bem simples: basta espalhar o link deste post nas suas redes sociais e grupos de WhatsApp! A caminhada do rapper independente não é fácil. Com um “curtir” ou com um “compartilhar”, no entanto, você fortalece esse trabalho tão sério e honesto.

Gustavo Morais