Também chamada “reputação online”, a “reputação digital” é a crença ou opinião acerca de um indivíduo ou entidade no sempre “admirável mundo da Internet”. Este universo engloba mídias sociais e redes sociais, mecanismos de busca, todos os perfis públicos e interações de um indivíduo ou entidade. A “entidade” pode ser um negócio, um país ou até mesmo o seu trabalho artístico.

Trazendo para o mundo offline, entenda a “reputação digital” como o equivalente virtual da “credibilidade tradicional”.

Uma banda precisa funcionar bem dentro e fora da web (Foto/freepik)

Todos nós deixamos pegadas digitais à medida que interagimos com os outros no mundo digital. Atividades em sites e todos os tipos de ambientes online deixam seus rastros. Vários desses traços contribuem para a formação da reputação digital.

Existem três constituintes básicos da reputação digital, conforme disponível abaixo:

  • A maneira pela qual você [ou sua banda] de apresenta, interage com os outros no ambiente online.
  • O que os outros dizem sobre você, pois é possível ocorrer várias opiniões e elas podem ser 100% divergentes.
  • A maneira como as várias plataformas classificam um perfil específico. Existem mecanismos de pesquisa orientados por algoritmos, mídias sociais reguladas por suas políticas, curadores que “fiscalizam” a maneira como seus respectivos meios são usados.
“Ok, mas o que isso tem a ver com minha banda?”

Antes de descobrir a resposta para o justo questionamento, lembre-se que o grande público e outras outros atores da indústria fonográfica podem ou não ter uma opinião informada sobre você e/ou sua banda. Isso abre o caminho para mal-entendidos e até preconceitos.

Comportamento em redes sociais é fator decisivo em sua carreira (Foto/freepik)

Como a falta do contato “cara a cara” faz com que as interações online tenham mais chances de serem mal interpretadas, há uma grande possibilidade de que a reputação digital se baseie em avaliações e entendimentos imprecisos. Sendo assim, aquelas palavrinhas que para você são uma simples piada podem gerar efeitos colaterais indesejados.

Tome como exemplo uma recente postagem, via Instagram, do Capital Inicial. No texto, a veterana banda tira um sarro da música “Jenifer”, sucesso incontestável de Gabriel Diniz.

Visualizar esta foto no Instagram.

Jenifer? Nunca nem vi! 😂🤘 #Jenifer #Natasha

Uma publicação compartilhada por Capital Inicial (@capitalinicial) em

Não vamos entrar no mérito de qual música é a melhor, pois sempre usamos o princípio da isonomia, ou seja, o Palco MP3 não pretende fazer juízo de valor. O senso crítico, porém nos permite as seguintes leituras da postagem:

  • Para um fã do Capital, a piada foi entendida, ou seja, “‘Natasha > ‘Jenifer'” e segue o jogo.
  • Por sua vez, o fã do GD pode entender que rolou um deboche desnecessário por parte da banda.
  • Uma terceira via de pensamento pode entender que a postagem do CI colabora para que o rock mantenha sua conhecida e questionada distância dos gêneros de música mais populares.

Agora reflita sobre a questão das publicações que você/sua banda costuma fazer nas redes sociais. Publicar ou dar moral pra conteúdo de cunho depreciativo só tende a “queimar o filme” de sua carreira. Como principal consequência, essa má reputação digital pode te fechar várias portas.

Não deixe a má reputação digital te afastar dos melhores palcos (Foto/freepik)

No atual cenário da indústria fonográfica, a reputação digital de um artista tem papel decisivo no momento de firmar parcerias ou contratos. Sendo assim, saiba que contratantes, empresários, radialistas, divulgadores, blogueiros, curadores e todos os demais personagens levam em conta os rastros digitais dos artistas. Lembre-que a monitoração do conteúdo de suas redes sociais é uma atitude que só vai trazer bons frutos para sua carreira.

P.S.:

Já que o papo aqui envolve profissionalismo, nós temos algo mais para te ajudar! Confira as matérias da seção “Dicas de Carreira” e não se arrependerá! Por lá, você vai se inteirar sobre como conseguir melhorar sua agenda de shows, aumentar o número de plays do seu Palco MP3, planejar seus lançamentos e muito mais.