O samba da nova geração é marcado por artistas de todas as idades e estilos. Parte disso é por causa da própria internet que, além de romper barreiras geográficas, traz mais possibilidades para o universo musical.

Você sabia, por exemplo,que hoje em dia é possível gravar músicas sem sair de casa? Ou, até mesmo, que é possível ter contato com profissionais competentes, sem desembolsar altos valores. O próprio Palco MP3 é um exemplo disso.

E aí, ficou curioso ou curiosa para conhecer a nova geração do samba? Confira, a seguir, algumas das nossas referências do cenário independente. 

Qual é a cara da nova geração do samba?

Antes de seguirmos em frente, é preciso entender que samba e pagode não são a mesma coisa. De um modo simplificado, o pagode surge como uma renovação do samba lá para o final do século XX, tendo um dos seus principais nomes o Arlindo Cruz.

Por isso, na lista que vem a seguir sobre a nova geração do samba há, também, cantores de pagode. Lado a lado, é importante ter clareza de que separamos artistas de todas as idades e fases musicais, sendo o único ponto em comum fazerem parte do cenário independente. Acompanhe!

1. Café Preto

Nascido no Rio de Janeiro, mas morando no Distrito Federal, Café Preto é um dos novos nomes do samba. Formado em Letras, ele canta sobre o empoderamento de pretos e pretas por meio da valorização da cultura e da história afro-brasileira. Tudo isso, é claro, quando questiona o próprio racismo e preconceito que ainda existem.

São mais de 20 anos de carreira, sendo que o carioca já foi, até mesmo, baterista de bandas de rock. Hoje, ele se dedica ao samba e ao samba-rock. Vale a pena conferir o seu trabalho por causa da beleza da voz e pelo valor das suas canções. Destaque especial para a música A Revolução É Preta.

 2. Magnatas do Samba

Os Magnatas do Samba são o primeiro grupo da nossa lista do samba da nova geração. Naturais de Minas Gerais, mais especificamente, da capital Belo Horizonte, eles apresentam o seu repertório influenciado por Diogo Nogueira, Zeca Pagodinho, Maria Rita e outros grandes nomes do estilo.

Somente aqui no Palco, eles ocupam a 10ª posição dos artistas de samba no momento. São mais de 10 mil plays, com pessoas de todo o mundo acompanhando o talento do grupo.

3. Pâmela Amaro

O terceiro nome da nossa lista, mas não menos importante – uma vez que os números são apenas para organizar o conteúdo – é Pâmela Amaro. A artista independente, que também é atriz, compositora e arte-educadora, é natural de Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

Em 2020, ela lançou o seu primeiro EP solo. Somente no YouTube, seu canal já tem mais de 80 mil visualizações. Um ponto interessante sobre o seu trabalho é que gaúcha canta sobre os desafios da mulher negra no Brasil atual. Vale a pena conferir o seu trabalho!

4. Wanda Moreira

Wanda Moreira nos mostra sobre a importância de não desistir dos nossos sonhos. Com quase 90 anos, a sergipana, que hoje vive no Rio de Janeiro, gravou as suas primeiras canções ao lado de Julinho Teixeira, um dos maiores produtores musicais brasileiros, apenas nos últimos anos .

Samba e Paz, Além das Fronteiras, Minha Terra e Minha Paixão marcam a realização de um sonho. As canções autorais foram publicadas em 2022 e surpreendem pela qualidade, além da homenagem aos artistas da velha guarda.

5. Monsueto

Um dos maiores sambistas brasileiros de todos os tempos se chamou Monsueto. Coincidentemente, entre os nomes da nova geração do samba, há, também, um novo Monsueto. Natural do Rio de Janeiro, o carioca começou a sua carreira recentemente.

Aqui no Palco MP3, suas canções já totalizam mais de 3 mil plays. Enquanto isso, no YouTube, está próximo das 10 mil visualizações. Vale a pena conferir o seu trabalho! Principalmente por causa de toda homenagem que ele presta ao “primeiro” Monsueto.

6. Grupo Teresa

Sim, também temos um grupo de mulheres, mineiras, sambistas, na nossa lista! Desde 2010, o Grupo Teresa nos presenteia com a sua mistura de samba e pagode.São mais de 20 canções lançadas, sempre buscando falar da força feminina e de tudo o que vivemos.

Sem sombra de dúvidas, uma de suas maiores qualidades é a mistura de estilos. São músicas animadas, que prestam não só homenagem aos clássicos por meio de releituras, como falam, também, da cultura africana.

7. Samba de Moça Só

Mais um grupo de mulheres sambistas, o Samba de Moça Só é original de Aracajú, Sergipe. Desde 2011, as garotas compõem o cenário da música independente, sempre trazendo um repertório animado e marcado por grandes nomes do samba. Tanto que algumas de suas influências são Roberta Sá, Cartola, Jackson do Pandeiro, entre outros artistas.

Destaque para a canção O Corpo é Meu, que rendeu para as artistas o primeiro prêmio nacional de melhor arranjo. Em paralelo, ao longo da carreira, as garotas já dividiram o palco com artistas renomados, como o próprio Raça Negra e Jorge Aragão.

8. Moreira

Carioca, Moreira faz parte da nossa lista de cantores de samba da nova geração. Mesmo com só 9 músicas lançadas e uma carreira recente – o seu único álbum lançado foi Repaginar em 2021 – ele já surpreende pelo talento. Só aqui no Palco MP3 já são quase 7 mil plays, além de fazer parte de algumas das nossas playlists de Samba mais ouvidas.

9. Samprazer

Nascido na região periférica de Taboão da Serra, São Paulo, o grupo Samprazer mistura o melhor do pagode com a sintonia de garotos que se conhecem desde a infância. Formado por Renato Marinho, Junior Bolacha, Rapha dy Souza e Nassor Alvim, o grupo é uma das promessas do momento.

Assim como outros nomes da nossa lista, eles lançaram ora regravações de clássicos do samba, ora originais que mostram seu talento. Como resultado, cantaram, também, ao lado de grandes nomes do estilo, como Turma do Pagode e Anderson Leonardo, do Molejo.

10. Carol Nascimento

O último nome da nossa lista, mas não menos importante, é Carol Nascimento. Cantora, compositora e violinista, de origem mineira, a sambista sempre se posiciona sobre a importância da mulher no estilo.

Destaque para as suas músicas que misturam samba com sertanejo e conquistam.

Baixe o aplicativo do Palco MP3 e confira as nossas playlists!

Ao longo deste conteúdo, falamos sobre os cantores de samba da nova geração. Esperamos que o recorte que fizemos tenha feito sentido para você.

Antes de sair, queremos fazer um convite. Baixe o aplicativo do Palco MP3 e confira a nossa playlist com o melhor do samba independente. Se você gosta do estilo, vai gostar da curadoria que fizemos!